Conecte-se agora

Advogada diz que presos dormem no cimento em presídio e denuncia torturas a seu cliente

Publicado

em

A advogada Sirlei Oliveira denunciou ao ac24horas que o cliente dela, Moisés, mais conhecido por “Bebezão”, preso na madrugada do último sábado, 13, acusado da tentativa de dar apoio à fuga de mais de 30 presos, foi torturado pela Polícia Militar de Cruzeiro do Sul. “Meu cliente disse que mesmo não resistindo a prisão foi agredido e torturado pela Polícia Militar. No dia seguinte ficou sem comer o dia todo e não teve direito a médico”, afirma.

Segundo a advogada, as cinco armas de fogo apreendidas e os pregos que seriam usados para furar pneus de carros estavam com outro homem preso na ação, identificado como Argenilson, e não com Bebezão, que seria autônomo. Ainda de acordo com a advogada, nesta segunda feira, 15, quando tentou ter contato com o cliente dela no Complexo Penitenciário Manoel Neri, foi impedida de ter acesso a ele.

A alegação do policial penal que a atendeu foi que advogados não podem ter acesso e comunicação com internos. Ela se disse surpresa com a negativa, já que há leis e prerrogativas que dão essa garantia à categoria: “Eu invoquei a lei federal 8.906 de 4 de julho de 1994, o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil – O A B e a recente decisão judicial da 3° vara Civil Federal de Rio Branco que concedeu Antecipação de tutela ao pedido da OAB que autoriza o acesso do advogado ao cliente, mas infelizmente nada adiantou”.

Outra denúncia dela é sobre a negativa do IAPEN para que seu cliente, Moisés, recebesse um colchão na triagem do presídio, onde ele ficará por dez dias. Ela diz que foi informada que o IAPEN só recebe colchão após 10 dias de triagem e durante esse tempo o detento dorme no cimento.

Sirlei cita violação aos direitos humanos. “Esse procedimento é violador dos direitos humanos e sem uma razão lógica. Não posso fechar os olhos para as ilegalidades cometidas pelo Estado, não posso normalizar o abuso policial, não posso normalizar as infrações que o Estado comete ao não cumprir a Lei de Execução Penal. A própria Suprema Corte já declarou como Estado de coisa inconstitucional a situação carcerária brasileira, na ADPF nº 347”.

Por meio da assessoria de comunicação do IAPEN, o diretor do Complexo Penitenciário Manoel Neri em Cruzeiro do Sul, Alan Barbosa, cita que deve ter havido um engano por parte do Policial Penal que impediu o contato entre a advogada e o cliente e também sobre a entrega do colchão. “O colchão pode ser entregue na triagem. Depois disso é que há um cronograma de entrega. E a advogada poderá sim ter acesso ao cliente dela”, conclui a assessoria.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Evandro Bezerra, nega que o homem tenha sido torturado:  criminosos sempre irão tentar desacreditar e macular o trabalho feito pelas forças de segurança. Quando são pegos, esse é o principal argumento nas audiências de custódias”, destaca o militar.

O comandante geral da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, salientou que os policiais merecem é condecorações pela ação na madrugada e que a advogada terá que provar que houve a tortura: “A quem acusa cabe o ônus da prova. Meus policiais arriscam suas vidas todos os dias para cuidar da população de bem. Até que se prove o contrário, são merecedores de elogio e condecorações por terem evitado uma fuga em massa que traria uma onda de violência enorme contra o povo que eles juraram proteger”.

O caso

Por volta das 23h desse domingo, 14, a Polícia Civil informou à Polícia Militar de Cruzeiro do Sul que alguns indivíduos estavam planejando o resgate de reeducandos que cumprem pena no Complexo Manoel Neri da Silva. Entre eles, lideranças da facção que atuam no Juruá.

As guarnições COE e ROTAM fizeram buscas nas imediações do presídio. Próximo ao colégio militar Dom Pedro II, dois homens estavam colocando uma mochila e baldes em uma caminhonete e ao perceber a aproximação da guarnição um se evadiu no carro, deixando para trás um indivíduo com os materiais.

Com o homem deixado na estrada, identificado como Ernegildo, a polícia encontrou uma mochila com 5 armas de fogo, sendo 2 pistolas .380 com munição e 3 revólveres 38 com munição. Também estavam baldes cheios de grampos de metal reforçados para furar pneus das viaturas policiais.

Moisés, o “Bebezão”, que tentou resistir à prisão com uma caminhonete, estava com a quantia de R$ 3.515 em espécie. Além dos dois detidos, havia pelo menos mais dois indivíduos que seriam de Rio Branco, participando da fuga, no entanto, eles não foram encontrados durante as buscas nas imediações do presídio.

Anúncios

Na rede

Juruá tem primeiros ataques do ano da pior praga destrutiva em plantios de mandioca

Publicado

em

Foto: Reprodução

Quem planta mandioca ou é produtor de farinha, além de muito ouvir falar, chega até a perder o sono por conta da mandarová, espécie de lagarta que aparenta ser inofensiva. É exatamente no período de aumento das chuvas que ocorre a incidência da mandarová, considerada a pior praga destrutiva dos plantios de mandioca.

O escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal em Cruzeiro do Sul (IDAF) recebeu o primeiro registro do aparecimento da mandarová deste ano. “Ontem (20) fomos procurados por um produtor alertando os primeiros ataques da lagarta. Por isso, estamos emitindo um alerta para que os produtores fiquem atentos, vistoriem suas plantações para descobrir se há a presença da mandarová”, afirma Igor Figueiredo, engenheiro agrônomo do IDAF.

O profissional orienta o que deve fazer o produtor se descobrir a presença da lagarta. “Como está no início do período chuvoso é importante o olhar atento do produtor. Se descobrir, é importante entrar em contato com a gente o quanto antes para que fazermos a prevenção e agir o quanto antes. No ano passado, houve um ataque muito grande e muitos produtores rurais tiveram prejuízo”, afirma Igor.

A lagarta é capaz de destruir em pouco tempo plantações inteiras e causar enormes prejuízos aos produtores rurais. A praga tem ocorrência em quase todo o estado, mas aparece com mais força e com mais preocupação no Juruá, já que a região tem na produção de farinha um dos pilares da economia rural.

Continuar lendo

Na rede

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os candidatos a prefeito da segunda maior cidade do Acre seguem em busca de votos para garantir a vitória nas urnas no dia 15 de novembro.

Fagner Sales, do MDB, faz panfletagem, bandeiraço e comício no bairro do Miritizal e reunião na Aldeia dos índios Katukinas, na BR-364.

Zequinha, do PP, terá reunião com empresários e lideranças rurais do Pentecostes e do Ramal Macaxeiral. A agenda inclui ainda almoço com lideranças políticas na zona rural, reunião com presidentes de partidos, caminhada nos bairros e reunião com verdureiros da Variante.

A assessoria do Sargento Adônis do PSL não divulgou a agenda do candidato.

Continuar lendo

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, prefeitura e Senar realizam Curso de Produção de Farinha aos produtores

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Senar, realizou durante a última semana, de 13 a 17 de outubro, o curso de Produção de Farinha de Qualidade e Derivados, voltados para agricultores familiares do Ramal 7.

A capacitação foi ministrada pela Engenheira Agrônoma Aldeni Lima de Menezes. Durante as aulas os agricultores familiares receberam as instruções voltadas para produção e melhoria da qualidade da farinha de mandioca e seus derivados, repassando ainda princípios de higiene nos locais de produção, em todas as etapas do beneficiamento da mandioca, bem como, a utilização de técnicas de melhor aproveitamento das raízes e aumento de produtividade.

“Todas essas instruções visam a fabricação de produtos de qualidade, agregação de valor na comercialização e consequente melhoria na qualidade de vida dos agricultores”, destacou a engenheira agrônoma.

O Secretário Municipal de Agricultura João Nascimento reiterou que o incentivo ao pequeno produtor tem sido uma das marcas registradas da gestão do prefeito Clodoaldo Rodrigues.

“Desde que assumiu, uma das determinações do prefeito Clodoaldo Rodrigues foi esta, a de dar total incentivo e ajuda ao homem do campo. Estamos fazendo muito, aumentamos as ações voltadas para o pequeno agricultor e o incentivo a produção”, destacou o secretário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Na rede

Usuário de droga é morto com facada no peito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Marlo da Silva Araújo, de 27 anos, foi morto com uma facada no noite desse domingo, 18, na Estrada do Canela Fina, situada na cidade de Cruzeiro do Sul.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas o homem já estava morto e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Militar coletou informações e, segundo a assessoria de comunicação da PM, a família informou que Marlo era usuário de drogas. Ninguém soube dizer nada sobre o autor e a motivação do crime.

Próximo ao local do crime, havia uma festa em um balneário, mas a polícia ainda não sabe afirmar se ele esteve no local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas