Conecte-se agora

Procon orienta consumidores sobre compras delivery para o Dia dos Namorados

Publicado

em

O Dia dos Namorados comemorado nesta sexta-feira, 12, costuma gerar uma grande movimentação no setor comercial devido à compra de produtos ou contratação de serviços. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, consumidores e comerciantes encontraram no meio virtual e delivery uma saída para continuar realizando as vendas.

Por isso, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) compartilha algumas orientações para serem observadas no ato das compras, principalmente nos cuidados necessários a serem adotadas nesta relação de consumo, em meio ao período ao contágio do coronavírus.

Entre as alternativas para seguir as regras de isolamento social, fornecedores estão utilizando os serviços de entrega em domicílio para vender roupas, perfumes, calçados, flores, chocolates, refeições, entre outros produtos.

“Ao receber o produto encomendado, higienize as embalagens antes de abrir, efetue o pagamento pelo cartão de crédito, prefira que só você tenha contato com ele e logo depois o higienize. Se o pagamento for em dinheiro, separe o valor exato da compra para evitar o manuseio de outras cédulas”, orienta o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Outra relação de consumo que está em evidência no mercado são as compras virtuais. O gestor relata que o consumidor deve ter cautela em relação aos anúncios oferecidos pela internet, incluindo as ofertas enviadas por e-mail, WhatsApp e demais redes sociais.

“Verificar se o link do anúncio direciona realmente para o site do anunciante e observe se no lado direito do endereço da página aparece um cadeado fechado, garantindo que o site é certificado e seguro. Tenha cuidado em fornecer dados pessoais, evitando assim golpes cibernéticos, tais como o uso indevido do cartão de crédito do consumidor”, informa Diego Rodrigues.

No recebimento de boletos bancários, confira se os códigos de barras superior e inferior são idênticos, observe com atenção o valor e principalmente o beneficiário, que deve ser a empresa da qual se está comprando. Caso o beneficiário seja uma pessoa física (CPF), quando se está comprando de uma empresa, desconfie, pois é um forte indício de boleto falsificado.

O consumidor sempre deve exigir a nota fiscal do produto ou serviço. É ela que comprova a relação de consumo e será necessário apresentá-la para reclamar se houve algum problema com o produto, quando o fornecedor tem a obrigação de trocá-lo, em caso de defeito.

Se a aquisição acontecer pela internet, o cliente tem até sete dias a partir da compra ou recebimento do produto para desistir do produto e receber o valor pago de volta. O Procon/AC disponibiliza o e-mail procon.acre@ac.gov.br e, após este período de feriados, os números telefônicos; 32237000 ou 151, poderão atender ira, das 8h às 13h.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Cotidiano

Depen estabelece critérios para criação de Centrais de Penas Alternativas

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Departamento Penitenciário Nacional publicou nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União portaria que dispõe sobre os procedimentos, os critérios e as prioridades para a concessão de financiamento de projetos, ações ou atividades com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, especialmente a implantação de Centrais Integradas de Alternativas Penais.

A portaria diz que o investimento máximo é de R$ 2 milhões sem a contrapartida dos Estados.

A determinação deixa claro que nas Centrais Integradas de Alternativas Penais as finalidades precípuas de atendimento e acompanhamento são incentivo à participação da comunidade e da vítima na resolução de conflitos; responsabilização da pessoa submetida à medida e manutenção do seu vínculo com a comunidade, garantidos seus direitos individuais e sociais; e restauração das relações sociais.

A portaria trata também da remuneração do pessoal das Centrais.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gab-depen-n-439-de-23-de-novembro-de-2020-290032944

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura afirma que mais de 80 mil atendimentos já foram realizados por Teleconsulta

Publicado

em

Com a pandemia de Covid-19 em Rio Branco, a Prefeitura adotou diversas medidas de contenção à propagação da doença entre a população e uma delas foi a implantação do serviço de Teleconsulta, em maio deste ano, para que os usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) não precisem se dirigir às unidades de saúde em busca da atenção básica, evitando assim a aglomeração de pessoas nas salas de espera.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já foram realizados 82.265 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, psicológicas e nutricionistas, além de agendamento de exames e outros encaminhamentos, como consultas presenciais, quando necessário.

Pela plataforma de atendimento, os profissionais de saúde realizam a triagem e encaminham os pacientes para os atendimentos específicos. Os usuários tem atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnóstico realizado por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Tudo de forma remota, por telefone ou pela internet, para que não precisem sair de casa.

Quem precisar acessar o serviço de Teleconsulta, deve fazer contato pelo telefone 3216 -2400, todos dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h, ou pelo chat disponível no site oficial da Prefeitura de Rio Branco (http://pmrb.ac.gov.br/).

Ao entrar em contato com central de atendimento, que funciona na Policlínica do Barral y Barral, o usuário é atendido dentro de um tempo de espera estimado em no máximo 30 segundos. Se neste tempo a ligação cair, os atendentes retornam a chamada no número que fica registrado.

A partir daí, dependendo do caso, a consulta presencial é agendada ou o médico a realiza por vídeo chamada ou ligação telefônica.

A TeleConsulta, que faz parte do pacote de medidas de combate e contenção da Covid-19, decretado em Rio Branco, é regulamentada pela Portaria do Ministério da Saúde, de n° 467 de 20 de março, que dispõe sobre a normatização e operacionalização das ações de telemedicina, em caráter excepcional e temporário, enquanto durar a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Continuar lendo

Cotidiano

Cozinheira, contador e mecânico: veja as 23 vagas do SINE desta quarta-feira

Publicado

em

Nesta quarta-feira (25) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 23 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.

Continuar lendo

Cotidiano

Forças de segurança debatem estratégia de ação no segundo turno em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizará nesta quarta-feira (25) uma reunião com representantes de todas as forças de segurança do Acre para tratar as eleições em Rio Branco.

A pauta principal é estabelecer o planejamento estratégico de atuação durante o segundo turno das eleições municipais que ocorrem no próximo domingo, 29 de novembro, na capital do Acre.

O encontro começa as 9h na sede da Sejusp.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas