Conecte-se agora

CNJ diz que 32,5 mil presos foram liberados no Brasil, mas não tem dados do Acre

Publicado

em

O levantamento aponta que 32,5 mil pessoas foram retiradas das unidades prisionais em três meses em atendimento à Recomendação 62, com a adaptação para outros formatos como a prisão domiciliar ou a monitoração eletrônica. Trata-se de 4,78% do total de pessoas em privação de liberdade, excluídos o regime aberto e presos em delegacias.

Em cinco unidades da federação – Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo e Rio de Janeiro – o CNJ identificou que houve decisões em atendimento à Recomendação 62, mas não foi possível quantificar o número de pessoas atendidas.

Logo, o total identificado de 32,5 mil pessoas retiradas de unidades prisionais no prazo de três meses diz respeito a 19 unidades da federação: PI, MA, BA, MG, DF, AL, SC, PE, MT, RS, MS, PR, RN, RO, AM, TO, SE, SP, PA.

De acordo com a organização Human Rights Watch, cerca de 5% das pessoas privadas de liberdade do mundo deixaram as prisões em razão da pandemia.

Um dos desafios para a divulgação de dados corretos sobre a quantidade de pessoas que deixaram as prisões é separar quantas pessoas saíram em razão da Recomendação 62 e quantas pessoas saíram porque terminaram de cumprir suas penas. De acordo com a última edição do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, lançada em dezembro de 2019 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma média de 37 mil alvarás de soltura eram expedidos mensalmente em tempos normais em razão do fim do cumprimento de penas.

Com a renovação do prazo da Recomendação 62, o CNJ lançará nos próximos dias uma página de acompanhamento com informações atualizadas periodicamente.

Entre os dados que serão disponibilizados, estão o número de contaminações de pessoas privadas de liberdade e servidores, destinação de penas pecuniárias, criação de comitês Covid e adesão a planos de contingência, entre outros. (Agência CNJ)

Anúncios

Cotidiano

Bocalom abre apuração de votos à frente de Socorro Neri

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Após o fechamento de todas as urnas eletrônicas em Rio Branco, o candidato a prefeito Tião Bocalom (PP) começa a apuração dos votos à frente de Socorro Neri (PSB), assim como ocorreu no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

A mais recente parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que Bocalom tem 61, 55% da preferência com quase 25% das urnas apuradas, o que significa e 25.228 votos.

Neri começa marcando 38, 45% somando 15.763 votos. Um total de 42. 978 votos foram apurados por enquanto.

Continuar lendo

Cotidiano

Militante de Socorro Neri foge do Gaeco após apreensão de material de campanha

Publicado

em

Um apoiador de campanha da candidata à reeleição pela prefeitura de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), fugiu do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no início da tarde deste domingo (29).

Uma equipe do Gaeco foi acionada até a frente da Escola Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, onde estaria ocorrendo a possível distribuidora de material gráfico e realização de boca de urna.

Um vídeo gravado e compartilhado nas redes sociais mostra o momento da ação onde o Gaeco apreende material da candidata Socorro Neri que estava num carro modelo Voyage de cor preta, próximo à parada final de ônibus.

A assessoria de comunicação do Ministério Público informou ao ac24horas que todo o material apreendido foi levado par a sede do órgão, enquanto que o acusado de promover a distribuição fugiu. O material será encaminhado à Polícia Federal.

Continuar lendo

Cotidiano

Apoiador de Socorro, Marcelo Bimbi joga a toalha e se prepara para balsa antes da apuração

Publicado

em

Mesmo antes da apuração, o acreano Marcelo Bimbi usou as redes sociais neste domingo, 29, para dizer que já está preparando a balsa com a sua candidata, a prefeita Socorro Neri (PSB).

Em um post nas redes, Bimbi agradeceu Socorro Neri e diz que vai descer a balsa feliz.

“Já tô antecipando minha balsa. Infelizmente não deu. Pessoal não nos escolheu e vida que segue. Socorrinha parabéns. Você é uma mulher guerreira. Estou chegando em Manacapuru com você!”, afirmou.

Continuar lendo

Cotidiano

Bocas de urna e derramamentos de santinhos marcam 2º turno das eleições em Rio Branco

Publicado

em

Rio Branco somou até o início da tarde deste domingo, 29, duas ocorrências de boca de urna e denúncias de suposta distribuição de santinhos dentro de carros de aplicativo e táxi. Os dados foram informados pela Polícia Federal. Mesmo assim, o delegado Pedro Ivo considera este dia de votação tranquilo.

O órgão federal ainda reforçou o pedido para que o eleitores não façam faço fotografias das urnas no momento do voto. Durante o pleito do primeiro turno, mais de 40 pessoas foram presas no estado suspeitas de crimes eleitorais.

“Até o presente momento, tivemos duas ocorrências de boca de urna, sendo que uma era derramamento de santinhos, por enquanto está tranquilo. Se comparando o primeiro turno, está bem tranquilo”, explicou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas