Menu

Cruzeiro do Sul inicia Operação Juruá Sem Queimadas nesta segunda-feira (8)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia) de Cruzeiro do Sul , com apoio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Defesa Civil Municipal , Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, deflagra nesta segunda-feira, 8, a Operação Juruá Sem Queimadas.


A secretária Suzana de Farias diz que a comunidade, terá papel fundamental denunciando as queimadas irregulares “que em tempos de pandemia de Covid-19, com problemas respiratórios, ganha proporção ainda maior de perigo à saúde pública”, cita.

Publicidade

As denúncias poderão ser feitas por meio dos telefones do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil 193; IMAC – 8419-9470 e SEMEIA e 99935-3330. As equipes de campo serão responsáveis por notificar os agentes causadores de queimadas urbanas, rurais e incêndios florestais de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.


O relatório será encaminhado ao Ministério Público para início dos procedimentos de responsabilização criminal dos infratores, por intermédio de multas pecuniárias e prestações de serviços à comunidade. Campanhas educativas vão complementar as ações de fiscalização envolvendo a comunidade com esclarecimento sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas.


Suzana Farias diz que “nesse período é comum o aumento da poluição do ar, bem como o agravamento de problemas respiratórios, principalmente em grupos de pessoas mais suscetíveis, podendo levar ao aumento de internações, o que é mais preocupante agora por causa da pandemia de coronavírus. Além do problema da fumaça, as queimadas são uma grande ameaça à biodiversidade da floresta amazônica”, conclui a secretária.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido