Menu

Agricultura inicia campanha de promoção de produtos orgânicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi lançada nesta segunda-feira (8) a 16ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. Realizada desde 2005, a edição deste ano tem como slogan “Tem alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para vida”, com objetivo de estimular a divulgação das redes de produtores para comercialização durante a pandemia.


Na abertura da campanha, pela internet, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou as formas encontradas pelos produtores para a venda neste momento, por meio da entrega de cestas em pontos das cidades ou em domicílio.

Publicidade

Atualmente, são mais de 21 mil produtores orgânicos registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.


A comercialização dos produtos orgânicos em supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias e outros locais depende de certificação junto aos Organismos da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciados no Mapa. Os produtos orgânicos nacionais ou estrangeiros devem apresentar o selo federal do SisOrg nos rótulos. E os restaurantes e lanchonetes que servem pratos ou ingredientes orgânicos devem colocar à disposição dos consumidores a lista dos produtos utilizados e seus fornecedores.


Os agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Ministério ou que vendem exclusivamente de forma direta aos consumidores são dispensados da certificação. Neste caso, os produtores não podem vender para terceiros, somente em feiras ou para serviços do governo (merenda e Conab), e devem portar uma declaração de cadastro junto ao Mapa para comprovar que faz parte de um grupo que se responsabiliza pela produção.


(Mapa)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido