Conecte-se agora

Anvisa alerta para crescimento de remédios falsificados

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem alertando a sociedade para o crescimento da falsificação de medicamentos no Brasil.

Em 2018 a Anvisa identificou três falsificações de medicamentos, em 2019 foram quatro e em 2020, até o momento, já foram identificados cinco casos.

A Anvisa identificou que a maioria das falsificações acontecem com medicamentos de alto custo. Ações de fiscalização mostram que as quadrilhas estão se especializando nesses medicamentos, uma vez que possuem uso mais restrito; portanto, poucos frascos podem render muito lucro e a falsificação se torna de difícil percepção.

As falsificações detectadas recentemente mimetizam medicamentos destinados a indicações terapêuticas críticas, como oncológicos, antivirais destinados ao tratamento da hepatite C e medicamentos utilizados na terapia de complicações do transplante de medula óssea.

“Processos de investigação rigorosos foram iniciados pela Agência, contando com a participação de autoridades policiais, uma vez que a falsificação de medicamentos é considerada crime contra a saúde pública, previsto no art. 273 do Código Penal Brasileiro”, diz a agência.

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas