Menu

PRF apreende caminhões transportando madeira ilegal na BR-364

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a apreensão de dois caminhões e deteve duas pessoas por transplante ilegal de madeira nesta sexta-feira, 5.


A primeira ocorrência aconteceu nas proximidades da Corrente, na BR-364, por volta de meio-dia, quando em fiscalização de rotina  uma equipe PRF ordenou que o motorista de um caminhão parasse.

Publicidade

No compartimento de cargas do veículo havia 1,14m³ de madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), o motorista também não portava a nota fiscal. Ele alegou que apenas estava realizando o frete de forma gratuita, mas que tinha sido contratado por um terceiro homem. Perante o fato, o motorista assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo. O caminhão e a carga foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente do estado do Acre (IMAC).


O outro flagrante foi no início da noite, na Unidade Operacional (UOP01) da PRF, bairro Santa Cecília, km 115, da mesma rodovia federal. Os PRFs abordaram outro caminhão com madeira. O motorista apresentou o DOF; porém, ao realizar a medição da carga, os policiais verificaram que havia 13,41m³ de madeira, enquanto que no documento florestal constavam apenas 11,109m³. Tal divergência torna o DOF inválido. O motorista assinou o TCO e responderá judicialmente pelo crime ambiental. O veículo e a carga foram levados ao IMAC para os procedimentos cabíveis.


Apesar do cenário imposto pela pandemia causada pelo Novo Coronavírus, os números operacional demonstram que os trabalhos da PRF na preservação do meio ambiente não diminuíram. De janeiro ao início de junho, 46 pessoas foram detidas, 270,72m³ de madeira apreendidos e 5 animais vivos resgatados, no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido