Menu

Enfermeira que se ofereceu para trabalho voluntário no Hospital do Juruá tem pedido negado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A enfermeira cruzeirense Rafaela Barros dos Santos, pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e mestranda em Educação e Tecnologia de Enfermagem para o Cuidado em Saúde a Indivíduos e Grupos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conta que se ofereceu para trabalhar voluntariamente no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, mas teve seu pedido negado pela unidade.


A enfermeira diz que vinha atuando na linha de frente do atendimento de Covid-19 no Hospital 28 de Agosto, em Manaus. Porém, como seu pai, José Audetes, está internado no Hospital do Juruá, pediu licença do serviço para tentar trabalhar próximo ao pai. Ela afirma que tinha a intenção de cuidar do pai e dos demais pacientes do isolamento onde ele está internado com coronavírus desde o dia 26 de maio.

Publicidade

Segundo a família do idoso, há poucos servidores para cuidar dos pacientes no isolamento Covid-19 do Hospital do Juruá, o que compromete o estado de saúde dos doentes. “Claro que iria dar atenção especial pro meu pai, mas também usar toda a minha experiência pra ajudar os internados neste momento. Mas não foi permitido. Um dos médicos, Marcos Limas, mandou uma enfermeira me dizer que não é possível”, explica ela.



A preocupação como pai é grande porque, em áudios que ele enviou para a família, conta que ficou horas com febre e sem medicação. Teria ficado também sem água e sem banho, além de a filha detectar outros problemas graves. “A calibragem do oxigênio e o modo como meu pai estava deitado estavam errados e por telefone eu dei instruções para a alteração. Meu pai disse que na madrugada de quarta pra quinta-feira um homem passou mal ao lado dele e não havia socorro. Ele mesmo, com muito cansaço, foi atrás de ajuda, mas quando os funcionários finalmente foram verificar, o homem já estava morto na cama. Meu pai ficou muito abalado”.


Os diretores do Hospital do Juruá, médicos Marlon Holanda e Marcos Lima, não responderam ao ac24horas sobre o caso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido