Menu

Balanço diz que Acre tem 13,92 casos de violência doméstica por 100 mil habitantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ligue 180, que atende chamadas de violência doméstica, divulgou na última semana de maio o balanço do ano de 2019. O Acre 13,92 ocorrências por 100 mil habitantes, segundo a coordenação do telefone de emergência.


As violações associadas a violência doméstica e familiar produz impacto expressivo no âmbito social, econômico, de saúde física e saúde mental.

Publicidade

Conforme os dados da Central de Atendimento – Ligue 180, a violência física é a mais recorrente, seguida da violência moral.


“Os altos índices de cada uma e sua variabilidade dentro de suas especificações, como por exemplo, a violência física subdividida em: lesão corporal grave, lesão corporal gravíssima e lesão corporal leve, nos revelam a multidimensionalidade das violações. Elas possuem intensidades diferentes e podem acontecer de forma mútua”, diz o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.


Criada pela Lei 10.714/2003, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um dos canais de atendimento da ONDH e o principal canal entre a população e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.


O Disque 18É um serviço de utilidade pública de abrangência nacional, que pode ser acionado pelo número “180”, gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias, por celular ou telefone fixo. O Ligue 180 oferece atendimento confidencial e qualificado por uma equipe formada somente por mulheres.


O Ligue 180 registra denúncias de violações dos direitos das mulheres, encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. Também tem a função de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido