Menu

Judiciário Acreano é o 4º melhor em julgamento de crimes contra a administração pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Nacional da Justiça (CNJ) apresentou nessa última segunda-feira, 25, os resultados referentes à medição do ano de 2019, em que o Poder Judiciário Acreano aparece nas melhores classificações do ranking em relação às metas nacionais. O Poder Judiciário local alcançou boa colocação na meta 4 do relatório, que trata do julgamento de ações de improbidade administrativa, crimes contra a administração pública e de ilícitos eleitorais.


Nesse quesito, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ficou em 4º lugar do país, entre os tribunais estaduais, em julgamento de processos dessa natureza. “O resultado é graças aos esforços dos juízes de Direito de todo o estado, que voltaram os olhos para essa questão, além do esforço de nossos servidores e colaboradores para que chegássemos a esse patamar”, ressaltou o desembargador Élcio Mendes, que é coordenador da Meta 4, no âmbito do 1º Grau do Poder Judiciário Estadual.

Publicidade

O relatório mostra o desempenho do Poder Judiciário nas metas estabelecidas (1, 2, 3, 4, 6 e 8) que visam promover o aperfeiçoamento, buscando proporcionar à sociedade prestação jurisdicional mais célere, com mais eficiência e qualidade. O juiz de Direito, Gustavo Sirena, da Vara Cível da Comarca de Brasileia, disse que é “extraordinário o alcance em mais de 120% da meta 4, a atender aos anseios da sociedade pelo julgamento dos processos relativos à matéria, resultado que só pode ser obtido graças ao empenho do Des. Élcio Mendes, coordenador da meta, e ao esforço dos magistrados , servidores e colaboradores”.


Outro resultado positivo foi na meta 1, que estimula o monitoramento do fluxo processual pelo julgamento de mais processos do que o total de novas ações distribuídas no ano, e na Meta 2, que visa estimular o julgamento dos processos mais antigos e, assim, reduzir o estoque de ações pendentes. Nesse caso, o TJAC alcançou o 6º lugar nas duas metas.


Outros resultados foram apresentados durante videoconferência preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), previsto para o segundo semestre. Veja o Relatório de Metas de 2019 na íntegra.


Fonte: TJAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido