Conecte-se agora

Vítimas de Covid-19 são enterradas de forma irregular e MP cobra padronização de funerárias

Publicado

em

Apesar de a secretaria municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul ter repassado as orientações necessárias sobre como devem proceder os enterros de vítimas da Covid-19, os últimos dois enterros de óbitos por coronavírus podem ter ocorrido de forma irregular, conforme denúncias. Os referidos sepultamentos aconteceram em caixões que não estavam embalados, fato que levantou dúvidas com relação aos corpos, que também deveriam estar embalados antes de serem colocados nos caixões.

Desde que os enterros de vítimas de Covid-19 começaram em Cruzeiro do Sul, no dia 13 de maio, os caixões eram embalados em sacos plásticos pretos e enterrados em covas com três metros de profundidade. A secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, explica que no sábado, 23, a Vigilância Sanitária do município orientou novamente as funerárias sobre o manejo dos corpos. “Mas todos já receberam os protocolos antes do primeiro óbito, no início de maio”, garante. Segundo ela, a atribuição de entregar o corpo embalado para as funerárias é do Hospital do Juruá e a responsabilidade com o caixão é das funerárias.

Com base nas orientações da Vigilância Municipal de Saúde e do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), os mortos com confirmação ou suspeita de Covid-19 são sepultados em um área de 2 hectares numa parte nova do Cemitério Morada da Paz na cidade.

A titular da secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo cemitério, Suzana Farias, cita que o Ministério Público acompanha a situação. “Pedimos apoio e orientação ao Ministério Público sobre todo esse trâmite”. Ambos os órgãos fiscalizadores estão atentos aos procedimentos adotados pelas funerárias de Cruzeiro do Sul no traslado e enterros das vítimas do coronavírus. O objetivo é evitar a contaminação do vírus a pessoas que tenham contato com os corpos e caixões.

Anúncios

Cidades

Xapuri se torna o município com mais registros de covid-19 no Alto Acre

Publicado

em

Nesse fim de semana, o município de Xapuri passou a ser o primeiro colocado em número de casos confirmados do novo coronavírus na regional do Alto Acre, atingindo 1.169 infecções pelo agente causador da covid-19, com o registro de 13 mortes.

A posição pertencia a Brasiléia, que a partir do mês de agosto passou a ter uma grande redução no número de casos, de acordo com os números divulgados pelo boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O último Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa), divulgado na última sexta-feira, 25, apresenta números divergentes do informativo estadual, com 10 casos e 2 mortes a mais que o divulgado pelo Boletim Sesacre.

Apesar de assumir o topo do ranking de casos na regional, na última semana o município teve a menor média de novas infecções desde o pico ocorrido no mês de agosto, registrando apenas 6 novas confirmações diárias em um período de 7 dias.

Quanto à incidência da doença, Xapuri continua em segundo lugar com taxa de 6.049,8 casos confirmados por grupo de 100 mil habitantes. Assis Brasil é o primeiro, com alarmante taxa de 8.318,7 casos positivos por 100.000 habitantes.

Os quatro municípios do Alto Acre somam 3.455 casos do novo coronavírus, com o registro de 56 mortes. De acordo com Boletim Informativo da Assistência à Saúde atualizado neste domingo, 27, havia apenas um leito por paciente de covid-19 na regional.

Continuar lendo

Cidades

Assis Brasil é o município com menos eleitores e mais candidatos no Alto Acre

Publicado

em

Com apenas 5.688 eleitores aptos, o município de Assis Brasil é o que mais terá concorrentes à cadeira de prefeito na regional do Alto Acre nas eleições deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Justiça Eleitoral. Serão 5 candidatos ao cargo majoritário e 82 para a Câmara Municipal.

Concorrem ao cargo maior no município o atual prefeito, Antônio Barbosa, o Zum, do PSDB; Jerry Correia, o Professor Jerry, do PT; Jesus Sebastian, o Pilique, do PC do B; João Batista dos Santos Júnior, o João Júnior, do MDB; e o atual vice-prefeito, José Ferreira do Nascimento Filho, o Zé do Posto, do PSD.

O número de candidaturas registradas em Assis Brasil quase dobrou com relação à eleição anterior. A evolução foi de 59 candidatos em 2016 para 92 que tiveram pedidos apresentados para o pleito deste ano. Para o cargo de vereador, a proporção é de 9,11 candidatos para cada vaga disponível.

Do total de candidatos que pediram registro, incluindo os cargos de prefeito e vereador, 5 concorrerão à reeleição, entre eles o atual gestor do município, Antônio Zum. O PC do B foi o partido que apresentou o maior número de candidatos, 1 para prefeito e 15 para vereador, totalizando 16.

Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7.534 pessoas [2020], Assis Brasil está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando um núcleo de populações vizinhas, com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra.

O município recebeu seu nome em homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, que tornou o estado brasileiro.

Continuar lendo

Cidades

Inauguração da Avenida Cultural marca os 116 anos de Cruzeiro do Sul nesta segunda

Publicado

em

O ponto alto da programação do aniversário de 116 anos de fundação de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 28, será a inauguração da Avenida Cultural, que conta com o Teatro dos Náuas, Centro Cultural Corbélia Lima, Ginásio Poliesportivo Alailton Negreiros e um portal.

A programação do aniversário começa às 8 horas na Praça Orleir Cameli, com o governador Gladson Cameli e o prefeito Clodoaldo Rodrigues hasteando as bandeira nacional e do município. Haverá também apresentação do hino.

Às 9 horas, o governador inaugura a revitalização do Espaço Cultural Cordélia Lima e do Ginásio Poliesportivo Alailton Negreiros na Avenida Cultural, que conta com um portal. Ele entregará também 18 ônibus escolares.

Às 18, a prefeitura de Cruzeiro do Sul fará uma live com artistas locais na Praça do Antigo Fórum.

Às 19 horas será a vez da entrega da revitalização do Teatro Náuas Alberto Loro e da Exposição fotográfica “Orleir Messias Cameli: Um Homem à Frente de seu tempo e exposição do artesanato local”.

Continuar lendo

Cidades

Dois são presos por fazer tiroteio no meio da rua em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite desse sábado, 26, dois homens acusados de promover disparos de arma de fogo em plena via pública de Cruzeiro do Sul.

A detenção ocorreu após a PM receber denúncias de que dois indivíduos estariam fazendo disparos de arma de fogo em frente a uma residência, no bairro João Alves.

As guarnições foram até o local, conversaram com os denunciantes e saíram em busca dos suspeitos, os quais foram localizados escondidos em uma oficina nas proximidades. “No local foi dada voz de prisão aos infratores e conduzidos a delegacia para as demais fases do flagrante, juntamente com os indivíduos foi apreendido um revólver calibre 38”, informou o 6°BPM.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas