Conecte-se agora

Morte de idosa gera polêmica em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A causa da morte da idosa Francisca Gomes da Silva, natural de Feijó, que faleceu no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira, 21, gerou impasse entre a família e a direção da unidade.

O Hospital alega que a morte foi por Covid-19, o que é negado pela família, que apresenta exame negativo realizado no último dia 16.

Por causa desse impasse, o sepultamento demorou cerca de 14 horas para ser realizado. Em caso de morte por Covid-19, segundo a Anvisa, o tempo entre a morte e o sepultamento não pode ultrapassar duas horas.

A neta da idosa, Jéssica Santana, mostra o exame negativo de coronavírus realizado no dia 16 de maio. Por isso, a família queria levar o corpo para velar e enterrar em Feijó.

“No Hospital pediram pro meu tio assinar um termo aceitando que era Covid-19, mas o exame nega. Depois disseram que se a gente assinasse poderia ver o corpo, mas quando minha tia voltou lá já tinham feito o enterro ainda na parte da manhã sem ninguém da família”, relatou a neta.

A direção da unidade hospitalar afirma que o exame pode ter negativado por ter sido feito antes de 8 dias de sintomas e afirma que a idosa apresentava todos os sintomas do novo coronavírus.

O diretor clínico do Hospital, médico Marlon Holanda, disse que a paciente chegou ao local com muita dificuldade para respirar e teve parada cardíaca. Quanto a não liberação para o sepultamento em Feijó, cita que há a determinação do Ministério público para que os corpos de suspeitos de Covid-19 não sejam trasladados. Todos os corpos, de Feijó à Marechal Thaumaturgo, com exceção de Mâncio e Rodrigues Alves, têm que ser enterrados em Cruzeiro do Sul.

“O teste rápido não é confirmatório em caso de óbito e se ela estiver infectada contamina as pessoas que tiverem contato com o corpo. Estamos cumprindo uma determinação do Ministério Público que visa proteger a população, e também, os familiares da vítima”, finalizou Marlon Holanda.

O enterro desta vez foi diferente. O caixão não estava dentro de um saco plástico como nos demais sepultamentos da ala Covid-19 do Cemitério Morada da Paz em Cruzeiro do Sul.

A secretária de Meio Ambiente, Suzana Farias, afirmou que o sepultamento foi realizado as 14:26 horas . Quanto à não embalagem do caixão a secretária afirma que “este sepultamento foi feito por uma outra funerária”.

A neta da idosa, Jéssica Santana afirma que a família contratou um advogado de Cruzeiro do Sul para atuar na ação que pretendem entrar contra o Hospital do Juruá. “Agiram errado com a gente do começo ao fim por isso vamos recorrer à justiça”, justifica ela.

Anúncios

Na rede

Gladson oficializa apoio à candidatura de Zequinha Lima

Publicado

em

Além dos compromisso institucionais no final de semana em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli também tratou de política ao se reunir pela primeira vez com os candidatos a prefeito e vice do município Zequinha Lima (PP) e Henrique Afonso ( PSD) . O encontro foi na casa do padrinho da chapa, presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Junior ( PP).

Gladson, que já havia gravado um vídeo em apoio à chapa , reafirmou pessoalmente seu compromisso com os dois.”Estamos juntos por uma Cruzeiro melhor “, destacou Cameli, que está licenciado do PP.

Para Zequinha , o apoio formal de Gladson, fortalece ainda mais as candidaturas. “Obrigado ao nosso governador por nos apoiar e acreditar que com união da prefeitura e governo do estado, teremos uma cidade próspera. É hora de trabalhar duro, de ouvir as pessoas e de apresentar a melhor proposta para Cruzeiro do Sul” .

Os desafios na área da saúde, o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população de Cruzeiro do Sul foram pauta da conversa. ” Nosso objetivo é o mesmo: melhorar a vida das pessoas. Estou pronto para servir a população de Cruzeiro do Sul e que estou muito feliz por tê-lo ao meu lado, afinal, nosso governador é um filho ilustre de Cruzeiro do Sul”, finalizou.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito Clodoaldo vistoria pontes de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, iniciou vistoria nas pontes dos principais ramais do município. O objetivo da ação preventiva é avaliar a necessidade de serviços e evitar possíveis acidentes nesses locais.

Em algumas o serviço de recuperação já começou. Neste sábado, 19, Clodoaldo acompanhou de perto o trabalho executados nas pontes do Cinturão Verde e da Olivença, que vão proporcionar mais segurança na travessia e qualidade no acesso. Toda madeira que será utilizada no serviço já está nos locais.

“Estamos avaliando a situação das pontes que precisam ser arrumadas. É nosso dever como poder público resolver os problemas do município e esse é mais um que vamos solucionar”. destacou o prefeito.

A moradora da Olivença, Joice Costa destacou as melhorias que a obra irá proporcionar. “Fazia tempo que reivindicávamos a reconstrução dessa ponte porque as pessoas corriam risco de cair. Agora estamos muito felizes vendo a melhoria chegar”, falou.

Continuar lendo

Na rede

Escola de Cruzeiro do Sul vence os Jogos Escolares Virtuais 2020

Publicado

em

A escola São José, uma das mais tradicionais de Cruzeiro do Sul , com 62 anos de fundação, foi a campeã dos jogos escolares virtuais de 2020. A escola Militar Dom Pedro II, em Rio Branco, ficou em segundo lugar. A campeã ganha um kit esportivo de R$ 5 mil e a segunda colocada receberá um kit de R$ 2 mil reais.

52 escolas participaram dos Jogos Escolares 2020 iniciados no dia 7 de julho. A disputa foi online este ano por causa da pandemia do Coronavirus. As competições foram dividas pelas regionais Alto Acre, Baixo Acre, Tarauacá/Envira e Juruá.

Escola São José

A unidade de ensino foi inaugurada no dia 19 de março de 1948 pelo Bispo Diocesano D. José Hascher e funcionava como seminário, sendo aberta ao público, para alunos externos em 1974. Em 1977 , a escola deixou de ser particular e passou a ser conveniada com o governo Estado, tornando – se gratuita. O governador Gladson Cameli foi aluno da Escola São José.

A coordenadora da Regional de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino e o chefe do setor de esportes de Cruzeiro do Sul, Adelcimar Carvalho , agradeceram pela votação . ” Um orgulho pra nós esse resultado “, citou Adelcimar.

Continuar lendo

Na rede

PF apreende quase meia tonelada de carne de caça em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Federal em Cruzeiro do Sul apreendeu nesta sexta-feira, 18, em um comércio localizado na BR-307, próximo a Unidade Prisional Manoel Neri, 18 jabutis e cerca de meia tonelada de carne de caça. Quatro pessoas que estavam no local foram conduzidas para a delegacia para lavratura do auto de prisão em flagrante. Os jabutis e a carne de caça ficaram sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), que realizará os procedimentos administrativos.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, a operação foi fruto de investigação. Os policiais federais descobriram o local onde ocorria a comercialização de carne de caça e, hoje, ao chegarem ao lugar, sentiram um cheiro forte característico de cura de carne.

Já dentro do comércio, flagraram quatro indivíduos pesando e separando carnes no fundo do estabelecimento. Foram encontradas seis sacas, contendo aproximadamente 60 quilos de carne de animais silvestres. Havia carne também em dentro de uma caixa de isopor, de um carrinho de mão e numa sacola. Havia ainda 19 jabutis vivos.

Por causa do grande volume, três viaturas foram utilizadas para o transporte do produto ilegal do comércio até a sede da PF e ao IMAC. De acordo com os agentes, a carne havia sido adquirida no Rio Gama, originária da região do Rio Boa Fé, no Amazonas. Além dos animais e da carne, a polícia apreendeu um veículo de carga, que teria sido utilizada pelos suspeitos para o transporte da carga.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas