Menu

Ação da Polícia Civil apreende carros em poder de familiares de deputado, em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Policiais Civis de Rio Branco e de Xapuri amanheceram nesta sexta-feira, 22, em frente à casa do empresário Pedro Leite Silva, o Pedro Tarauacá, cunhado de um deputado estadual do Acre e irmão da vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora.


A operação, denominada “Lastro”, é um desdobramento da operação Mitocôndrias, deflagrada no último dia 9 de abril, que investiga uma denúncia de desvios de recursos da merenda escolar no estado, por meio de irregularidades em processos licitatórios que podem envolver R$ 22 milhões.

Publicidade

Segundo as informações apuradas até o momento, algumas viaturas chegaram bem cedo à residência do empresário e, depois de algum tempo, saíram escoltando um carro da família em direção à Delegacia Geral de Xapuri. A fonte do ac24horas não soube informar quem dirigia o veículo.


Outra fonte informou à reportagem que o objetivo da ação desta sexta-feira foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão de veículos da família. Segundo as informações obtidas, três carros foram apreendidos na ação, que foi coordenada pelo delegado Alcino Júnior, responsável pelas investigações.


Pedro Tarauacá é irmão de Manoel de Jesus Leite Silva e tio de Cristian Silva de Sales, presos em ação recente da operação Mitocôndrias com mais cinco pessoas, entre empresários e servidores públicos ligados à Secretaria de Estado de Educação.


A investigação, coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) e o Departamento de Inteligência (DI), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), teve início há cerca de três meses e já cumpriu mandados em quatro empresas localizadas em Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. Depósitos de merenda escolar da Secretaria de Educação na capital, em Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também foram alvo de mandados de busca e apreensão.


NOTA DA REDAÇÃO – O nome do deputado estadual não é citado porque uma decisão da justiça estadual impôs multa ao site ac24horas caso seu nome fosse incluído nas denúncias de desvio e superfaturamento da merenda escolar no Acre, conforme depoimentos prestados aos órgãos fiscalizadores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido