Menu

Presidiários com suspeita de coronavírus, abrem cela e fogem de presídio no Quinari

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os presidiários Jhon Kenedy Souza Barbosa e Nelinho Ferreira Lima, fugiram do presídio de Senador Guiomard na noite desta terça-feira (12), após abrirem a cela usando uma chave artesanal. Na fuga, três detentos foram recapturados.


De acordo com informações de policiais penais, a ação dos detentos aconteceu durante as trocas de plantões na parte interna do prédio e nas muralhas. Segundo os policiais, os cincos presidiários estavam em uma outra cela isolados, suspeitos de estarem com Covid-19. Eles se aproveitaram do momento e em posse de uma chave artesanal, conseguiram abrir o cadeado da cela e fugir.

Publicidade

Jhon Kenedy e Nelinho Ferreira conseguiram fugir do presídio. Já outros três detentos foram detidos ainda dentro da unidade prisional.


Policiais Penais e a Polícia Militar fizeram buscas na região na tentativa de encontrar os fugitivos, mas até o fechamento desta matéria os detentos não foram encontrados.


Nota do IAPEN

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:


1. No início da noite desta terça-feira, 12, a Unidade Penitenciária do Quinari, localizada no município de Senador Guiomard, registrou a tentativa de fuga de três presos do alojamento 01, onde cumpriam isolamento por terem apresentado sintomas de Covid-19. Outros dois presos empreenderam a fuga e se encontram foragidos.


2. Os detentos confeccionaram uma ferramenta artesanal que possibilitou abrir a tranca das celas, empreendendo a fuga ao romper a tela de proteção superior do alojamento.


3. Os cinco presos saíram juntos do alojamento 01, sendo que dois deles foram recapturados ainda dentro do presídio e três conseguiram pular o muro. No entanto, um terceiro foi recapturado na área externa da unidade.


4. Os presos Nelinho Ferreira de Lima e Jhon Kenedy Souza Barbosa empreenderam fuga da Unidade Penitenciária do Quinari e permanecem foragidos.


5. Os três detentos recapturados serão encaminhados ao isolamento preventivo em outro pavilhão também destinado aos casos suspeitos de Covid-19. No âmbito da unidade, eles responderão a procedimento administrativo disciplinar.


6. O Iapen informa que os cinco detentos se encontravam no alojamento 01 por uma questão de protocolo de saúde, uma vez que após serem considerados suspeitos, receberam diagnóstico negativo por meio de exames.


7. O Iapen informa, ainda, que as buscas continuam sendo realizadas na área externa ao presídio no intuito de encontrar os presos foragidos.

Publicidade

Rio Branco – Acre, 12 de maio de 2020.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido