Conecte-se agora

Acre tem três semanas para tentar achatar a curva de crescimento dos casos de Covid-19

Publicado

em

Durante entrevista concedida por meio das redes sociais do Ministério Púbico do Estado do Acre (MPAC) nessa sexta-feira, dia 1º, o gerente do Instituto Charles Mérieux, em Rio Branco, reafirmou a necessidade de a população acreana permanecer com o isolamento social, pois a pandemia do novo coronavírus “é uma catástrofe que chega lenta, mas aonde chega há muitos mortos”, disse o médico biologista Andreas Stocker. Segundo ele, com o aumento da capacidade na elaboração dos testes, o estado hoje tem cerca de 20% das análises testando resultado positivo para a doença diariamente.

O número assusta também por outro fator: de acordo com estudos verificados pelo médico responsável pelo laboratório, a cada 100 pessoas que fazem o exame, uma recebe resultado errado no teste de Covid-19, o que pode favorecer a proliferação do vírus caso não haja obediência ao distanciamento social. “Países que tentaram ficar sem máscaras ou com o comércio aberto viram que é impossível [controlar a doença]. Os efeitos da Covid-10 no pulmão são graves até em pessoas de 15 a 20 anos, pois todas precisam de 3 a 4 semanas para se recuperar totalmente”, explica Stocker.

A situação do Acre frente à pandemia exige muito mais do que o serviço de saúde pública já está oferecendo e pode ir muito além de sua capacidade. “Isso acaba com o nosso sistema de saúde. O isolamento e necessário e ainda está muito leve no Acre, nem todo mundo respeita. Ainda não estamos no pico da doença por aqui e quanto mais não respeitarmos as regras de distanciamento, mais a doença vai explodir”, diz o médico.

As análises realizadas atualmente ainda não atendem demanda suficiente para retratar a realidade da situação no estado. Conforme o especialista, os números que saem no boletim da secretaria estadual de Saúde (Sesacre) todos os dias mostram apenas o que estão conseguindo alcançar, mas não o real poder de transmissão do vírus.

“Cerca de 20% das análises agora estão testando positivos para a doença e antes esse número ficava entre 2 ou 3 % das análises. Ainda é cedo para pensar em reabrir o comércio. As pessoas devem respeitar a necessidade de usar máscara, pois tem gente infectada que nem sabe que está doente”, detalha.

Pesquisas recentes apontam que, se tudo correr bem, a vacina contra Covid-19 só deverá ficar pronta no final de 2021, aponta Andreas. Segundo ele, os remédios testados até o momento não estão surtindo efeito desejado ou com efeito leve, e não dá pra dizer que a pandemia já chegou ao fim.

“Não dá para afirmar se a saúde do Acre realmente vai entrar em colapso, mas

já temos uma sobrecargas nos hospitais. Temos ainda de duas a três semanas para saber se vamos conseguir baixar o pico do coronavírus no estado ou não”, esclarece.

O número de infectados no Acre é muito maior do que o número oficial. Segundo o médico, a tendência é que o estado tenha pelo menos cerca de 2,5 mil pessoas que estão infectados e quem nem sabem que estão com o vírus. “Por isso é importante que fiquem em casa, evitem contato com outras pessoas e não façam visitas. Não temos outra escolha, essa é a única chance”, conclui o médico.

Anúncios

Cotidiano

Colisão entre carro e moto deixa homem gravemente ferido em Rio Branco

Publicado

em

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou o jovem João Victor, de 23 anos, gravemente ferido na noite deste sábado (8) no cruzamento entre as ruas Valdomiro Lopes e João Fragoso Monteiro, no Bairro Santa Quitéria, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, o condutor da moto, João Victor, trafegava na rua Valdomiro Lopes, quando inesperadamente, o condutor, de 21 anos, de um veículo modelo gol, de cor Branca, invadiu a preferência e colidiu com o motociclista.

Com o impacto, João Victor foi arremessado a uma distância aproximadamente 15 metros, bateu a cabeça no asfalto e ficou sangrando pelo, nariz, boca e ouvido. Após colisão, o motorista do veículo Gol ainda tentou fugir, mas foi ferido por populares.

Um dos parentes do motorista que é um policial, supostamente armado, ao ver seu familiar detido ainda tentou intimidar os moradores, que reagiram e pediram a presença da Polícia Militar no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam João Victor, entubado, ao Pronto Socorro de Rio Branco em estado de saúde gravíssimo. O jovem foi encaminhado ao Centro Cirúrgico do hospital com suspeita de hemorragia.

O local do acidente foi isolado pelos Policiais de Trânsito (BPTran) para os trabalhos do Perito. O motorista realizou o teste do etilômetro (bafômetro) ao qual reagiu negativo.

O carro e a moto foram encaminhados ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran).

Continuar lendo

Cotidiano

Governo do Acre prepara plano para retorno do funcionalismo público

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que um a cada quatro servidores públicos está trabalhando de casa. Já no setor privado, o percentual é de apenas 8%. Os dados são referentes ao último mês de junho.

Ao todo, são três milhões de pessoas ocupadas no setor público trabalhando remotamente, o que representa 200 mil a mais do que em maio. Na iniciativa privada, são 5,7 milhões de pessoas trabalhando de casa. São 224 mil a menos do que no mês anterior.

A pesquisa mostra também que a maioria das pessoas em trabalho remoto têm de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior. De acordo com o levantamento, cerca de 50,7% do total de ocupados no setor público têm potencial para realizar o teletrabalho. Já no setor privado, o quantitativo corresponderia a 18,6%, cerca de 15 milhões de pessoas.

No Acre, o governo do estado declarou que ainda não há uma data definida para a volta dos servidores ao trabalho de forma presencial, mas que o assunto já é objeto de estudo por parte da gestão. “Há um plano de retorno sendo trabalhado pela SEPLAG. Irá para análise do comitê e em seguida será divulgado”, afirmou a porta-voz do governo acreano, Mirla Miranda.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco tem 55,7% dos leitos de UTI ocupados neste dia dos pais

Publicado

em

O fato das unidades de saúde terem “fôlego” para o atendimento de pacientes com a Covid-19 foi decisivo para que o Acre conseguisse alcançar o nível amarelo e atividades comerciais como restaurantes, lanchonetes e bares fossem autorizados a voltar a funcionar.

Com os hospitais com tranquilidade para o atendimento em razão dos investimentos na abertura de novos leitos o Acre passou a fase em que esteve próximo do sistema de saúde entrar em colapso.

A situação neste domingo, dia dos pais, 9, continua tranquila do ponto de vista de ocupação. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde dos 70 leitos de UTI disponíveis em Rio Branco, espalhados entre pronto-socorro, INTO e Hospital Santa Juliana, 39 estão com pacientes, o que representa uma taxa de ocupação de 55,7%.

A situação é ainda muito mais confortável na região do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, dos 20 leitos de UTI existentes, só 3 estão recebendo pacientes no momento.

Em relação aos leitos de enfermaria, na capital acreana a taxa de ocupação é de 38,6%, já que 82 dos 214 leitos estão ocupados no momento. No Juruá, o índice de ocupação é maior e chega a 64,2%.

Em todo o Acre, existem neste domingo, 204 pacientes internados com a Covid-19. Em todo o estado, 21.498 já se infectaram com a pandemia e 559 pessoas já morreram por causa da doença.

Continuar lendo

Cotidiano

Bope fecha “boca de fumo” e prende traficante no São Francisco

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares do Choque do Batalhão de Operações Especiais (Bope) resultou na prisão de um traficante de 21 anos e na apreensão de entorpecentes na noite deste sábado (8) em uma residência localizada na rua Santa Inês, no bairro São Francisco, em Rio Branco.

A Polícia estava fazendo um patrulhamento de rotina na região quando recebeu uma denúncia anônima que havia uma casa que estava sendo usada para venda de tráfico de drogas. A guarnição policial se deslocou até o local. O traficante foi abordado e durante uma revista nos cômodos da residência foi encontrado 5kg de oxidado de cocaína pura, 165 gramas de skunk, material para embalo dos entorpecentes, balança de precisão e uma quantia de R$ 765,00 reais em espécie oriundo das vendas das drogas.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e o traficante foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes Defla (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas