Menu

Iapen confirma morte de presidiário com suspeita de coronavírus na UPA do 2º Distrito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na noite desta sexta-feira, 1 de maio, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) confirmou a morte de um apenado, 51 anos, com suspeita do novo Coronavírus (Covid-19).


Segundo o Iapen, o apenado era da Unidade Prisional do Quinari (UPQ) e foi encaminhado logo pela manhã desta sexta-feira, 01, com suspeita de Covid-19 à UPA do 2º Distrito da Capital.

Publicidade

O Iapen afirmou que somente após a realização de um laudo poderá realmente confirmar se a morte se deu em decorrência do Covid-19 ou não. De acordo com informações, o apenado foi avaliado por uma profissional de saúde da Unidade prisional que ao constatar os sintomas, decidiu encaminhá-lo imediatamente à UPA do 2º Distrito


“O preso foi encaminhado para a UPA 2º Distrito com suspeita de Covid-19 hoje de manhã e infelizmente faleceu no início da noite. Mas quanto ao fato de ele estar de fato contaminado, precisamos aguardar o resultado do exame”, afirmou em Nota.


O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário, Eden Alves Azevedo, emitiu uma nota afirmando que não era de hoje que a associação alertava o Governo do Estado sobre as doenças de trato respiratório e sua fácil proliferação nas prisões do Acre. Segundo ele, o Covid-19 não seria diferente.


“Há pouco menos de 2 semanas alertamos as autoridades da Segurança Pública sobre a possível situação caótica, hoje nos deparamos com essa situação de óbito o que acende a luz vermelha daqui pra frente. Que o Governo do Estado entenda de uma vez por todas que o sistema penitenciário é uma das pastas mais complexas de se tratar e que as condições mínimas para policiais penais, técnicos administrativos e presidiários precisam ser priorizadas”, afirmou em Nota.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido