Menu

MPF dá 24 horas para governo responder como está fiscalizando o funcionamento do comércio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) enviou, na noite desta terça-feira, 28, ofício ao governador Gladson Cameli requisitando informações sobre o cumprimento das normas publicadas pelo Poder Público Estadual com medidas de contenção do coronavírus no estado.


O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias requisitou informações sobre como está sendo feita a fiscalização dos estabelecimentos e quais são os órgãos em atuação, especialmente para evitar as aglomerações e o distanciamento linear das pessoas. O Governo do Acre também deverá encaminhar ao MPF lista dos autos de infração e boletins de ocorrência lavrados e multas aplicadas no período de vigência do Decreto n. 5.668, de 02 de abril de 2020.

Publicidade

Além disso, também foi solicitado um relatório de atendimentos pelo Disque Denúncia (número 181) e quais medidas foram efetivamente adotadas a partir das denúncias elaboradas, bem como seja informada a quantidade de chamadas não atendidas pelo fato de o número estar ocupado/indisponível.



Outra informação requisitada pelo MPF foi sobre como o Comitê de Acompanhamento Especial da COVID-19 tem acompanhado “os resultados do engajamento e do nível de educação comunitária no enfrentamento da pandemia”, conforme previsto também em Decreto estadual para permitir a possível reabertura do comércio.


Devido ao momento de extrema excepcionalidade e da proximidade do final da validade do Decreto 5.668, o MPF deu o prazo de 24 horas para que sejam encaminhadas as respostas à requisição.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido