Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputados deverão decidir esta semana se mantém veto do governo no projeto de lei de suspensão dos consignados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma comissão especial será instalada nesta terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Acre para analisar o veto parcial do governo do Estado ao projeto de lei que suspende o cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais durante o período de 90 dias. O prazo para que os membros da comissão se pronunciem será de 10 dias após a sua instalação. Após isso, a matéria será novamente levada ao plenário onde os deputados decidirão se mantêm o veto do executivo ou não.


O artigo vetado pelo governador é o que trata do prazo de suspensão estabelecido que poderia ser prorrogado por igual período ou por enquanto durar o estado de calamidade pública e as parcelas que ficarem em aberto durante este período, deveriam ser acrescidas ao final do contrato, sem a incidência de juros ou multas.

Anúncios


O governo argumenta que nenhum ente federativo que não seja a própria união, possui competência para legislar sobre a proibição da incidência de juros e multas nas relações e nos contratos privado, ainda que por períodos determinados ou determináveis , nem mesmo em situações de calamidade pública. “Nesse ponto, importante ressaltar que a manutenção do referido dispositivo em lei estadual mostra-se danosa não apenas por ferir a ordem constitucional, o que já seria suficiente para obstá-la, mas também pela evidente possibilidade de que acarrete efeitos totalmente contrários aos pretendidos”, justificou o poder executivo destacando que caberá os servidores e as instituições financeiras a negociarem os juros.


Autor do projeto, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), ressaltou que o governador poderia ter sancionado o projeto com o veto, mas talvez alguém tenha o orientado a aguardar a apreciação do veto.


“Será muito complicado para um deputado que votou favorável ao projeto mudar o voto. A mobilização dos servidores jogará papel importante. Vou lutar intensamente para que seja derrubado. Fazendo chamamento à coerência. Pois no ato da votação, o centro do debate era se havia ou não prerrogativa legislativa para a suspensão com os efeitos de não pagamento de juros e multas. Portanto o debate já houve.”, argumentou o parlamentar comunista.


Já o líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressista), acredita que ainda esta semana essa pauta deverá ser resolvida.


Veja o veto na íntegra AQUI.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido