Conecte-se agora

PT terá candidato próprio à prefeitura 

Publicado

em

O deputado Daniel Zen (PT) revelou que o PT não tem intenção de fazer uma aliança com o MDB no primeiro turno, porque terá candidato próprio para a disputa da prefeitura de Rio Branco. Mas sim num eventual segundo turno. “Em Rio Branco, não teríamos intenção em nos aliarmos a eles (MDB) no primeiro turno, pois teremos candidato próprio, mas não descartamos conversas sobre um eventual segundo turno”, destacou Zen em texto enviado ao BLOG DO CRICA. O assunto, que veio à discussão após um texto do articulador político do PT, Nepomuceno Carioca, tomou conta das conversas de bastidores esta semana, com lideranças de ambos partidos se posicionando favoráveis a um entendimento. Nas duas últimas décadas, o MDB e o PT sempre tiveram em palanques opostos no Estado, jamais admitiram debater uma aliança política, sendo esta a primeira vez que está acontecendo. Uma coligação MDB-PT, afastaria mais o MDB do governador Gladson Cameli. Uma aliança entre ambos está praticamente fechada em Sena Madureira, e em discussões avançadas em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, para as disputas das prefeituras. A eleição para a prefeitura da capital caminha para desfechos fora das previsões lógicas, unindo antigos adversários no mesmo palanque.

NOME NÃO DEFINIDO

O nome do candidato a prefeito da capital pelo PT não foi escolhido, ou se foi pelo menos está de conhecimento restrito à cúpula partidária. O certo é que o partido terá cara própria na eleição á PMRB. Uma correção: o Binho está radicado em São Paulo e não em Brasília.

FOCADA NA PANDEMIA

A prefeita Socorro Neri não fez até aqui nenhum pronunciamento sobre alianças partidárias, está unicamente focada em formatar medidas para o combate á pandemia do Covid-19. E ela será peça importante na sucessão municipal. 

DUAS CORRENTES

O governador Gladson Cameli está entre duas correntes políticas: uma dos políticos do PROGRESSISTAS, que defendem que ele apoie um candidato do partido à PMRB; e, a outra de assessores mais próximos, que defendem seu apoio à candidatura da prefeita Socorro Neri.

PESQUISAS VÃO BALIZAR

O que deve balizar e terá uma influência grande na decisão a ser tomada pelo governador Gladson Cameli será o resultado das pesquisas, principalmente, as da segunda metade de maio e a da primeira quinzena de junho, pois as convenções municipais serão em julho.

PALANQUE ECLÉTICO

O palanque do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), será eclético e deverá ter presentes as lideranças do PT, PCdoB, DEM, PSD, partidos que deverão estar na sua aliança para a reeleição. Mazinho conseguiu montar a chapa mais forte de candidatos a vereadores.

NADA ALÉM

Não se pode cobrar do governador Gladson Cameli além do que está fazendo em relação ao combate ao Covid-19. A sua dedicação está focada 100% em criar mecanismos contra a pandemia. O número de casos só não está maior por ter jogado duro no isolamento social.

É PARA NÃO IMPLODIR O SISTEMA

Muita gente não entende ou se faz de desentendida na questão do Covid-19. O isolamento social é necessário para evitar que a contaminação entre num processo de aceleração que fuja ao controle, e acabe por levar o sistema estadual de saúde ao colapso. Por isso a importância.

CAUSOU RUPTURA

Sem entrar no mérito: a demissão do Moro criou uma cisão na corrente do bolsonarismo. Esta é uma novela que terá ainda muitos capítulos. Não sei o que o Bolsonaro ganha em ser belicoso. E com os filhos mais belicosos ainda. E, por isso geram confusões em séries.

OUTRO LADO DA MOEDA

O presidente do DEPASA, Tião Fonseca, ligou ontem para explicar o que de fato aconteceu no órgão. Citou que por conta da suspeita de contaminação do Covid-19 teve de se afastar alguns dias da empresa, a qual assumiu este mês, com uma dívida superior e 3 milhões de reais e  desorganizada. Sobre pagamento de uma fatura a uma empresa de membro da família, revelou que o contrato é da gestão passada, foi legal e ele não integra a referida empresa. Que já pagou cerca de 300 mil a fornecedores e que o fornecimento de água foi restabelecido.

PRINCÍPIO DO BLOG

Como as notas neste BLOG têm mão dupla, era necessário ouvir as razões do Tião Fonseca.

 MULHERES CANDIDATAS

Mulheres que serão candidatas a prefeita, e que, não foram citadas na relação de ontem do BLOG: Regiane Ribeiro (PT), em Plácido de Castro; Neide Lopes, em Epitaciolândia; e Nagela Figueiredo, no Jordão.

IDEOLOGIAS DE LADO

A afinidade ideológica está sendo deixada de lado nas composições políticas para disputar as prefeituras. No palanque do candidato Rodrigo Damasceno (PSDB), em Tarauacá, vão estar o PT, PCdoB e PSB. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez a costura dessa frente.

ÚLTIMO DOS MOICANOS

Dos quatro vereadores do PT na Câmara Municipal de Rio Branco, apenas o vereador Rodrigo Forneck (PT) disputará a reeleição pelo partido. Os demais estarão em canoas diferentes.

CAÇA-TALENTOS

O deputado federal Flaviano Melo (MDB) considera o fato do MDB  disputar a eleição para prefeito em vinte e vinte um municípios, ao trabalho feito pelo trio Aldemir Lopes, João Correia e Chagas Romão, os quais o parlamentar chama de caça-talentos.

FORA EM THAUMATURGO

O MDB não terá candidato a prefeito em Marechal Thaumaturgo, onde vai apoiar a candidatura do petista Itamar de Sá. Em troca, o PT deve apoiar Fagner Sales (MDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul. 

O QUE É A POLÍTICA

O Itamar de Sá (PT) e o Vagner Sales (MDB) eram aliados no MDB, no início de carreira. Depois Itamar foi para o PT e tornou-e adversário ferrenho do Vagner. E, após duas décadas, politicamente, afastados, voltarão a se unir nesta eleição. Não existe briga política eterna.

FOI QUEM PUXOU

É bom deixar claro que, quem puxou as investigações sobre o “escândalo da merenda” na Secretaria de Educação, foi o secretário Mauro Sérgio. O resto é fritura de quem quer o cargo.

TINHA EXPLODIDO

Não tivesse o governador Gladson tomado as medidas que tomou sobre a quarentena, o nível de contágio pelo coronavírus por certo estaria incontrolável no Estado. Tinha explodido.

FRASE MARCANTE

“Não adianta discutir com barriga vazia, ela não tem ouvidos”. Ditado grego

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas