Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ufac transmite colação de grau de alunos do curso de Medicina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vinte e nove alunos da 14ª turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram na manhã desta quinta-feira, 23, da colação de grau, mas de uma forma bem diferente da convencional. Devido à pandemia do novo coronavírus, a instituição realizou a solenidade por meio de videoconferência.


“Esta é a primeira vez que a universidade realiza a cerimônia na modalidade a distância, o que foi feito em virtude da pandemia causada pela Covid-19, a qual inviabiliza aglomeração de pessoas em quaisquer tipos de eventos”, disse a Reitora da universidade, Guida Aquino.

Anúncios


Todos 29 estudantes da Ufac que participaram da formatura antecipada restavam apenas dois meses para concluir o curso, que teve as atividades interrompidas pela pandemia do vírus. A instituição garante que cumpriu o rito com todos os seus elementos, mesmo por videoconferência. “É importante manter a emoção neste momento tão importante para todos nós, mas principalmente para alunos e familiares envolvidos”, completou Guida.



A cerimônia foi aberta ao público por meio do canal da Ufac no YouTube. A universidade aderiu à portaria autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) que permite a formatura antecipada de estudantes de cursos da área de saúde como medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia.


A instituição afirma que “somente o curso de Medicina estava no último período, portanto nenhum outro curso da área da saúde, como Enfermagem, se enquadra nos termos da Portaria”, explicou por meio da assessoria de comunicação. Conforme a Ufac, os alunos que estão no último período tem cerca de 89% da carga horária do Estágio Obrigatório – Internato, o que corresponde a quase 3 mil horas de internato, um percentual maior do que o exigido pela portaria 383 do Mec, de 09/04/2020, que é de 75%.


Os profissionais recém-formados poderão complementar as horas do internato exercendo a função durante as ações de combate à pandemia da Covid-19, e, assim, alcançarem o registro profissional definitivo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido