Conecte-se agora

Novo decreto municipal fortalece medidas contra a Covid-19 em Xapuri

Publicado

em

O decreto municipal nº 626, de 17 de abril de 2020, reforça as medidas anteriormente baixadas e determina a intensificação de ações preventivas à disseminação do novo coronavírus no município, que ainda não teve casos confirmados de covid-19. O documento dispõe sobre os horários de funcionamento dos serviços considerados essenciais e sobre as medidas que deverão ser obrigatoriamente observadas pelos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos que seguem prestando atendimento à população.

Uma das determinações mais importantes é a de que os supermercados instalem placas de acrílico ou outro material similar que promova uma barreira entre o cliente e o atendente no local destinado ao caixa, além de disponibilizar aos funcionários máscaras de proteção individual e outros equipamentos de proteção individual que julgarem necessários.

Os supermercados e similares também deverão concedem tempo necessário para que seus funcionários higienizem frequentemente seu corpo com água, sabão e/ou álcool etílico hidratado 70º INPM, além de ofereceram alternativa para que os clientes possam lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, na entrada dos estabelecimentos, antes de iniciarem as compras.

Quanto ao funcionamento feiras livres, medida que contempla o funcionamento do Mercado dos Colonos do município, lugar onde os feirantes comercializam seus produtos diretamente com o consumidor, o decreto estabelece que o funcionamento ocorra em ambiente isolado com grades ou outra contenção, para que a e a entrada de pessoas seja controlada evitando aglomeração.

As barracas deverão ter um distanciamento uma das outras, de no mínimo 4 metros, com apenas um feirante trabalhando em cada uma delas, utilizando máscaras e outros EPIs necessários e higienizando seu corpo frequentemente com lavagem de mãos e/ou álcool etílico hidratado 70ºINPM.

O feirante também deverá higienizar com frequência os equipamentos de utilização dos clientes, ofertando e orientando clientes e funcionários a lavarem as mãos em pias com sabão líquido, papel toalhas e/ou álcool etílico hidratado 70º INPM disponibilizados no local, antes de iniciar suas compras, além de não permitir o consumo de alimentos no local.

Outro serviço que também gera muita preocupação de usuários e autoridade em saúde é o transporte intermunicipal de passageiros, feitos por empresas de ônibus e taxistas. Os serviços continuam mantidos desde que realize viagens apenas com 75% da capacidade do veículo e controle as informações de nome, origem, destino, motivo da viagem dos passageiros e questione acerca de seu estado de saúde, promovendo a anotação das informações em formulário. Os veículos devem ser higienizados antes de iniciar a viagem e disponibilizar máscaras e álcool etílico hidratado 70º INPM aos passageiros, orientando sua utilização.

Em todos os órgãos públicos e estabelecimentos autorizados a funcionar são obrigatórias as medidas de se evitar aglomerações tanto internas quanto externas, devendo as pessoas manterem distanciamento de 2 metros de uma para outra. Além disso, o município prossegue com o toque de recolher entre 22h e 5h, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território municipal, ficando terminantemente proibida a circulação de pessoas, enquanto perdurar a vigência das medidas do decreto.

Barreira Sanitária no Entroncamento

Medida conjunta dos quatro municípios da regional do Alto Acre – Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil – a barreira sanitária instalada no Entroncamento da BR-317 com a Estrada da Borracha, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal, está funcionando em turnos contínuos, prestados por servidores das quatro prefeituras, com apoio das forças de segurança pública.

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas