Conecte-se agora

Idaf alerta para vacinação contra brucelose: 1ª etapa da campanha vai até 30 de junho

Publicado

em

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) está empenhado nas atividades essenciais para a garantia da produção de alimentos e da sanidade dos rebanhos no estado. Neste mês de abril, teve início a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a brucelose, doença que provoca queda na produção de leite, menor ganho de peso dos animais e abortos.

No Acre, a instituição está chamando a atenção dos produtores para importância da imunização dos rebanhos para que a produção pecuária não seja comprometida e os animais permaneçam saudáveis. Até o próximo dia 30 de junho, deverão ser vacinadas todas as bezerras com idade de 3 a 8 meses com a vacina B19. O Idaf reforça que apenas as fêmeas deverão ser vacinadas.

A veterinária Ane Gabrielle, chefe da unidade do Idaf em Xapuri, destaca a necessidade de o produtor rural procurar um veterinário ou agente vacinador devidamente credenciado para a fazer a vacinação, assim como adquirir a vacina em casa agropecuária igualmente habilitada mediante apresentação do receituário, emitido por médico veterinário cadastrado no Idaf.

Ane Gabrielle alerta ainda para a necessidade as bezerras serem vacinadas de forma adequada, com o agente vacinador usando todos os equipamentos de proteção, já que a vacina utilizada é do tipo viva atenuada e pode causar a doença no ser humano caso haja algum tipo de acidente durante a aplicação.

“O agente vacinador deve estar completamente paramentado, usando luvas, máscara e óculos de proteção para evitar a possibilidade de acidentes durante o procedimento”, explicou.

As bezerras imunizadas com a vacina B19 devem ser marcadas no lado esquerdo da face com o número zero, que é referente ao algarismo final do ano da vacinação (2020). A declaração da vacina poderá ser feita até o dia 10 de julho, mas a orientação é para que seja feita o mais rapidamente possível. Tanto a vacinação contra brucelose quanto a declaração ao Idaf são obrigatórias.

Brucelose

A brucelose bovina é causada pela bactéria Brucella abortus, que se instala nos órgãos genitais de machos e fêmeas, podendo provocar aborto com retenção de placenta em fêmeas prenhes. A principal via de contaminação da brucelose é o contato direto dos animais com fetos, placenta e secreções de fêmeas infectadas eliminados após o aborto ou o parto.

Como a brucelose é uma zoonose, isto é, doença que se transmite dos animais ao homem, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento regulamentou o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PECEBT), com o objetivo de baixar a prevalência destas doenças, reduzir o aparecimento de novos casos de brucelose e tuberculose e aumentar o número de propriedades certificadas, capazes de oferecer ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.

Anúncios

Cotidiano

Divulgado resultado do processo seletivo que contrata profissionais de saúde ao Iapen

Publicado

em

Foi divulgado nesta quarta-feira, 21, o resultado final e homologação do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais de nível médio e superior para atuação na Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco.

O resultado está disponível na página 18 do Diário Oficial do Acre de nº 12.905. Os cargos pleiteados foram: técnico em enfermagem, microscopista, auxiliar de farmácia, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, cirurgião-dentista, médico e nutricionista.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelos telefones (68) 3223-2257 ou (68) 3223-9833, das 8 às 12h, e também na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do endereço eletrônico: concursos.seplag@ac.gov.br.

Continuar lendo

Cotidiano

Comissão da Aleac derruba dois de três vetos de Gladson Cameli, um deles do PT

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Uma Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Acre analisou nesta quarta-feira (21) vetos do governador Gladson Cameli em leis visando destravar a pauta legislativa.

Um dos projetos de lei, o 75/2020, do deputado Daniel Zen (PT), que obriga bancos a fornecer condições sanitárias mínimas aos clientes foi vetado integralmente por Gladson Cameli, mas a Comissão derrubou o veto.

Outro PL, de autoria do deputado Fagner Calegário, que trata do uso de veículos apreendidos que não comprovem origem, teve o veto mantido.

O PL de Chico Viga, que cria a Central de Informações sobre pacientes internados por Covid-19, também teve o veto derrubado.

Continuar lendo

Cotidiano

Judiciário do Acre transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira, dia 30

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre transferiu o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, que é comemorado no dia 28 de outubro, para sexta-feira, dia 30 de outubro.

A Portaria Nº 1528/2020, assinada pelo desembargador-presidente Francisco Djalma, suspende o expediente forense nos Órgãos Jurisdicionais e Administrativos do Poder Judiciário do Estado do Acre, no dia 30, e prorroga para terça-feira, dia 3, os prazos que se iniciarem ou encerrarem na referida data.

A transferência acompanha a medida procedida pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Governo do Acre.

Continuar lendo

Cotidiano

Dia das eleições terá ruas interditadas, reforço de coletivos e fiscalização na Capital

Publicado

em

O dia das eleições, 15 de novembro, deve ser cercado de segurança em Rio Branco, inclusive no trânsito. Haverá, por exemplo, interdição de ruas e avenidas com reforço no transporte coletivo.

Dez agentes de trânsito se somarão ao trabalho de segurança viária com patrulhamento ostensivo em todas as regionais de Rio Branco.

Uma equipe dedicada à engenharia de tráfego estará de prontidão. Caminhonetes, vans e motocicletas serão empregadas nas demandas da Coordenadoria Integrada de Fiscalização do Detran em apoio às ações da Polícia Militar.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas