Conecte-se agora

Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda nesta segunda-feira

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir ainda nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao GLOBO por dois auxiliares do presidente da República.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí-lo. Ele almoçou com Bolsonaro e os quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda: Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Em reunião com integrantes do Ministério Público nesta segunda-feira, o mnistro da Saúde admitiu a dificuldade que encontra no cenário político e que não sabe “até quando ficará Ministro da Saúde”. A reunião pode ter sido um dos últimos compromissos de Mandetta no cargo.

O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.

No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles.

Mandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria “abandonar o paciente”.

Terra, que é médico, manteve sua posição de apoio ao governo e pela flexibilização do isolamento, o que agradou Bolsonaro.

Na última quarta-feira, o presidente teve três audiências com a participação de Terra no Palácio do Planalto, a primeira com o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e as outras duas com dez médicos, para discutir o uso da hidroxicloriquina no tratamento de infectados com a Covid-19. Mandetta, por sua vez, não foi convidado para as reuniões com os médicos.

Também na semana passada, o ministro da Saúde chamou Terra de “Osmar Trevas” em um grupo de WhatsApp do DEM, seu partido, após o compartilhamento de uma notícia sobre a reunião com os médicos. Foi a única vez que ele se pronunciou no grupo da sigla em toda a crise.

Anúncios

Destaque 2

Ulysses detona Major Rocha nas redes sociais e diz que vice quer dar um golpe em Gladson

Publicado

em

Se tem uma coisa que a pandemia da Covid-19 não mudou foi a política acreana. Continua tudo igual, com tretas diárias envolvendo os personagens que fazem parte do cenário político do estado.

O “entrevero” do dia é uma carta do Coronel Ulysses publicada nas redes sociais e endereçado ao Major Rocha. Os dois, que pouco tempo atrás, eram aliados no PSL, partido que o vice-governador levou o ex-comandante da Polícia Militar do Acre, hoje são inimigos políticos declarados.

Na publicação, Ulysses replica um comentário de Rocha que afirma que o coronel PM é comunistas e nunca o ajudou, e diz que o vice-governador precisa de um tratamento psiquiátrico.

Ulysses lembra que o Minoru, candidato pelo PSDB à prefeitura de Rio Branco e apoiado por Rocha, foi presidente do PT. Acusa Rocha de ter ambição apenas pelo poder e diz que Rocha faz política suja e nojenta.

No fim da publicação, Ulysses afirma querer distância de Rocha e diz que o major é “da mais alta periculosidade”.

Continuar lendo

Cotidiano

Ageac limita transporte de cães e gatos com peso de até 10 quilos e 3 animais por viagem

Publicado

em

Pela primeira vez, a Agência Regulamentadora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) regulamenta o transporte de animais em viagens intermunicipais. No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 21, o órgão divulga a resolução n°75, que disciplina e regulamenta o transporte de animais domésticos e cães-guia no âmbito rodoviário intermunicipal.

Agora, fica limitado o transporte de cães e gatos com peso-limite de até dez quilos, exceto em caso de cães-guia. Também fica limitado o transporte de até três animais domésticos por viagem, que devem ser acomodados em caixas transportadoras com capacidade de suportá-los e oferecer segurança para si e demais passageiros.

Também é necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada com registros e datas e ainda atestado médico veterinário informando as condições de saúde. O não cumprimento dessas regras pode fazer com que o animal não embarque, nem seja transportado.

O transporte rodoviário é um dos mais utilizados para deslocamento de pessoas e animais. “A Ageac vem cumprindo seu papel como órgão regulador do sistema de transporte, beneficiando o setor e ao mesmo tempo alcançando os interesses da população. Com certeza tivemos um avanço”, diz a presidente da Ageac, Mayara Lima.

Continuar lendo

Cotidiano

Candidatos do Acre têm até domingo para prestar conta parcial da campanha

Publicado

em

Começou nessa quarta-feira, 21, o prazo para que candidatos e partidos políticos enviem à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial referente às Eleições Municipais 2020.

Todos os candidatos, independentemente de estarem com o registro deferido ou não, deverão encaminhar a prestação de contas parcial até o próximo domingo (25), por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Deve constar na prestação de contas parcial toda a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida do início da campanha até o dia 20 de outubro, conforme previsto em resolução do TSE que instituiu o novo calendário das Eleições 2020, em razão da pandemia de Covid-19.

A não apresentação da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave, salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral, que será apreciada no julgamento da prestação de contas final.

Os dados das prestações de contas parciais serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 27 de outubro, por meio do sistema DivulgaCandcontas.

Continuar lendo

Coluna do Astério

Polícia Federal prepara operações no Acre!

Publicado

em

Ainda essa semana saiu nota na COLUNA afirmando que as viaturas da Polícia Federal estão abastecidas até o talo. E não é apenas para combater o crime organizado e as facções, mas, também, para barrar os esquemas de corrupção no setor público.

Não precisa ter bola de cristal, muito menos ser adivinho para saber que esses esquemas existem. Aliás, alguns estão pipocando.

De acordo com informações do ac24horas, 50 agentes da PF chegaram no avião da instituição para reforçar o contingente na região. As eleições também exigem um reforço maior de delegados, policiais e investigadores. Enquanto isso, alguns políticos e empresários que andaram “bolindo” no alheio estão apreensivos.

Somado a isso, depois das eleições, governos estaduais e prefeituras passarão por um ajuste rigoroso em suas despesas, inclusive com pessoal. Traduzindo para o bom português: as folhas de pagamento deverão ser ajustadas de acordo com a lei. A contenção de gastos públicos será obrigatória quebrando muito das promessas e compromissos assumidos nessa campanha. Muitas cabos eleitorais e eleitores que estão hoje berrando no meio da rua pelo seu prefeito candidato a reeleição irá para o olho da rua depois do pleito.

Peneira fina

TCU, CGU e TCE, por exemplo, são órgãos de controle da administração pública. Um prefeito ou político qualquer imaginar que tem um “conselheiro”, ou “auditor” amigo que vai livrá-lo dos rolos que fez ou faz na gestão é um grave erro.

Governo fraturado

Os partidos e grupos políticos instalados no poder começam a brigar expondo as entranhas das irregularidades praticadas. O governador Gladson Cameli (afastado do PROGRESSISTA) tem dito que quem fizer seus rolos vai pagar o pato. Como diz o velho chavão popular: “Quem for podre que se quebre”.

Tem que assumir…

A prefeita Socorro Neri (PSB), fala no programa eleitoral de TV, como se quisesse ser eleita prefeita. Na verdade, ela é a prefeita que deseja ser reeleita. Tem que sair da condição de vice de Marcus Alexandre, do PT.

Leila candidata

A ex-prefeita Leila Galvão (MDB) teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. Era o óbvio. Brasiléia terá uma das eleições mais disputadas desse processo. Por lá, o PT se dividiu. O MDB também, já que Aldemir está de um lado e Everaldo de outro.

“O homem íntegro anda seguro”. (Salomão, o sábio)

. O Coronel Ulysses aderiu a candidatura da prefeita Socorro Neri (PSB) deixando a tropa do PSL de boca aberta.

. Do que jeito que a política está desorganizada, não há novidade nenhuma na decisão, tudo é possível.

. É por isso que PT, PSD e MDB andam…deixa prá lá!

. O vice-governador Major Rocha chegou impressionado com o prestígio do senador Márcio Bittar (MDB) em Brasília.

. Comentou com jornalistas que precisava de audiências com ministros para tratar da questão Brasil-Peru; bastou alguns poucos telefonemas do Bittar que as portas se abriram…na hora.

. Eu tomo qualquer vacina, inclusive a Chinesa, serei o primeiro da China; até por gratidão:

. A China é o maior comprador de produtos brasileiros gerando milhares de emprego no Brasil.

. Para falar mal da China é necessário estudar, pesquisar, ler muito, compreender sua cultura e sua gente.

. Há pouco anos o PIB da China era de cerca de $$ 300 milhões; hoje está na casa dos trilhões de dólares.

. Corrupto por lá é preso, condenado a morte; no Brasil é admirado, celebrado, honrado nas solenidades.

. Viva a China!

. Bom dia, presidente Bolsonaro!

. Bom dia, p* nenhuma!

. Mesmo assim, bom dia pessoal!

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas