Conecte-se agora

O Aladim, a lampada mágica, o sonho e o gênio

Publicado

em

Sonhar não custa nada, diz o refrão do velho samba enredo da Mocidade Independente. E embalado neste sonho o deputado Jenilson Lopes (PSB) – um dos que foi visceralmente contra a prefeita Socorro Neri sair do PSB – montou a sua fantasia digna dos contos das Mil e Uma Noites. O nosso Aladim político sonha com um gênio saindo de uma lâmpada mágica e realizando o seu desejo de ver no mesmo palanque na eleição deste ano, o governador Gladson Cameli, a prefeita Socorro Neri, senador Sérgio Petecão (PSD), o ex-senador Jorge Viana (PT), o ex-governador Tião Viana (PT), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e outros expoentes da esquerda discursando pela reeleição da prefeita. Com isso estaria montado seu patamar para ter uma base e disputar um cargo majoritário em 2022, com a reeleição da Socorro. A sua estratégia tem a validade de uma nota de 300 reais. O deputado Jenilson Lopes (PSB), convenhamos, é um político novo, mas sagaz. Só que em alguns casos, como este, a esperteza cresce e come o dono. O Gladson subir num palanque com esta composição seria a decretação do fim da sua carreira política. Ficaria isolado entre os próprios aliados. Como o Aladim, a lâmpada mágica e o gênio só existem nos contos das Mil e uma Noites, o deputado Jenilson Lopes (PSB) vai ficar apenas com o sonho de uma aliança que só cabe na sua cabeça.

MUITO QUE APRENDER
O deputado Jenilson Lopes (PSB) tem muito ainda que aprender de política. Os cenários nem sempre são aqueles que são traçados. A aliança que projeta não é nem sonho, mas pesadelo.

CONVERSAS ABERTAS
As conversas dentro do PROGRESSISTAS agora serão no sentido de montar uma chapa para disputar a prefeitura de Rio Branco. Uma das vias seria ter a candidatura do ex-prefeito Tião Bocalom para prefeito e Marfisa Galvão (PSD) como sua vice. A discussão agora será aberta.

NOVOS CENÁRIOS
O certo é que o pessoal do PROGRESSISTAS tem hoje novos cenários para discutir uma candidatura a prefeito da capital, com lideranças como José Bestene, Ney Amorim e Tião Bocalom. E seja qual for a composição, o Gladson Cameli não terá como não se engajar.

NÃO TEMOS MAIS QUE PENSAR
O senador Sérgio Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG DO CRICA que a prefeita Socorro Neri passou a ser página virada para uma aliança, e ressaltou que aceitaria discutir com os dirigentes do PROGRESSISTAS, uma chapa formada pelo Tião Bocalom e Marfisa Galvão.

TEM QUE RESPEITAR
Para o senador Sérgio Petecão (PSD), a prefeita Socorro Neri escolheu um campo político antagônico ao do governador Gladson Cameli, se ela não quis uma composição, tem que ser respeitada. É hora – segundo Petecão – do governador trabalhar o seu grupo político.

NÃO PODE FICAR
O senador Sérgio Petecão (PSD) defende que um partido como o PROGRESSISTAS, no poder, não pode ficar a reboque numa eleição municipal e tem de ter candidato a prefeito da capital.

PT VIBROU
Quem vibrou foram os petistas com a decisão da prefeita Socorro Neri de não fazer uma composição com o governador Gladson. Conversei ontem com alguns deles, e todos achando que no novo cenário pode ser aberta a perspectiva de dialogar com o PSB por uma aliança.

TAMANHO IDEAL
O tamanho ideal defendido por dirigentes petistas será a prefeita Socorro Neri aceitar o PT indicar o vice da sua chapa, já que o partido não tem um nome com potencial para a PMRB.

CABEÇA LÚCIDA
Quem mantém uma cabeça lúcida dentro do MDB é o senador Márcio Bittar (MDB), nesta questão da sucessão municipal. Na sua visão é um foco errado a pancadaria do deputado Roberto Duarte (MDB) no governador Gladson Cameli, porque isso deixou isolada sua candidatura a prefeito da capital. Perdeu o apoio do governo no primeiro e num eventual segundo turno.

ESTRATÉGIA ERRADA
O combativo deputado Roberto Duarte (MDB) de fato adotou uma estratégia errada. Quando era vereador o seu mote de bater no prefeito Marcus Alexandre foi certo, porque lhe deu um perfil de adversário do PT. Surfou na onda e se elegeu o deputado mais votado na capital. Bater no Gladson Cameli não vai lhe dar voto para prefeito, porque o Gladson não é candidato.

FATOS DISTINTOS
Candidatura a deputado é uma coisa. Você monta um bom grupo, estrutura financeira, faz um bom discurso e se elege. Para uma candidatura majoritária como a de prefeito é preciso muito mais que isso, é preciso aglutinar forças, ciscar para dentro, ninguém é candidato de si mesmo.

NÃO SEI, MAS SUPONHO
Não sei de certeza, mas suponho quem esteja dando esta coordenada errada ao Duarte.

NÃO MUDOU
O ex-deputado Walter Prado ligou para dizer que não se filiou ao PL, que é fiel ao PROGRESSISTAS e que, se for candidato a vereador será pelo seu partido de origem.

SITUAÇÃO INCÔMODA
Quem ficou numa situação incômoda foi o ex-deputado Moisés Diniz, que deixou o PCdoB para se filiar ao PROGRESSISTAS, na esperança que este seria  o caminho da prefeita Socorro Neri. Ela permaneceu no PSB, não sei como vai se virar. O PROGRESSISTAS terá candidato próprio.

LEVAR A SÉRIO
É bom levarem a sério esta questão do Covid-19. Vamos nos manter em casa e evitar aglomerações. No Amazonas, nosso vizinho, os casos já saíram do controle. Os infectologistas dizem que não chegamos ao pique da contaminação e recomendam o isolamento social.

TIRO NO PÉ
A aprovação deste projeto que “suspende” o pagamento dos consignados aos bancos é um tiro no pé para os devedores. A suspensão não atinge os contratos com os bancos, porque isso foge à alçada dos deputados estaduais. Quem não pagar, vai ter o nome no SERASA, e juros em cima de juros. Se o governo não passar o dinheiro, os devedores vão virar inadimplentes.

CALOS NAS MÃOS
O presidente do PT, Cesário Braga, vai ficar de mãos calejadas de tanto escrever textos a cada vez que alguém deixar o partido. A debandada foi grande depois da fragorosa derrota. Os que deixaram o PT têm debitado o partido estar hoje no fundo do poço ao grupo do Cesário no PT.

CARNAVAL DE BUMBO FURADO
Estão fazendo um carnaval de bumbo furado, a dívida com os bancos não será anistiada.

DNA DO CALEGÁRIO
A candidatura do empresário Jebert Nascimento pelo PRB tem o DNA do deputado Fagner Calegário, que além de se filiar ao partido levou o amigo para ser candidato a prefeito da capital. Vamos ver como se situará nas pesquisas quando a campanha começar.

ENGROSSOU A LISTA}
A lista de candidatos a prefeito de Rio Branco engrossou: Jarbas Soster (AVANTE), Jebert Nascimento (PRB), Fernando Zamora (PSL), Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), Socorro Neri (PSB), Minoru Kinpara (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Jeferson Barroso (PDT), Jamil Asfury (PSC) e Luziel Carvalho (SD). Serão dez candidatos pedindo votos para prefeito.

NÃO TENHO IDÉIA
Choveram perguntas de leitores sobre o motivo da prefeita Socorro Neri (PSB) optar por disputar a eleição por um partido sem estrutura na capital. Não tenho a menor idéia.

BURRICE TEM SEU PREÇO
O ex-prefeito Vagner Sales é um dos políticos dos mais articulados e sagazes que conheço. Não é de graça que venceu tantas eleições. Por isso não entendo esta atitude burra de amador de comprar briga com o governador no reduto deste. Isso poderá lhe custar caro na eleição.

MAIS DO QUE NUNCA
Depois dos últimos episódios na capital e em Cruzeiro do Sul nada mais necessário ao governador Gladson Cameli que tenha nomes fortes para disputar as duas prefeituras.

FRASE MARCANTE
“Vale mais arriscar-se a subir na figueira para tentar alcançar o figo do que deitar-nos á sombra dela e esperar que ele nos caia na boca”. José Saramago, escritor.

Anúncios

Acre 01

Curso de Medicina da Ufac tira nota 1 no Enade e nenhum outro alcança nota máxima

Publicado

em

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019 foi divulgado nesta terça-feira, 20. Dos 12 cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac) avaliados no exame, dois obtiveram nota 4, numa escala que vai até 5, o que é um conceito considerado bom.

No campus-sede, em Rio Branco, os cursos que obtiveram nota 4 (bom) no Enade foram: Engenharia Civil e Nutrição. Com nota 3, foram avaliados Agronomia, Enfermagem, Educação Física, Veterinária, Engenharia Elétrica e Florestal. Já o curso de Medicina ficou com a nota 1.

Já em Cruzeiro do Sul, Agronomia tirou nota 2, Engenharia Florestal 1 e Enfermagem ficou com 3. O exame é realizado a cada três anos para avaliar o rendimento dos alunos que estão concluindo curso de graduação, em relação às competências adquiridas durante a formação, entre outros aspectos.

O Enade também avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Continuar lendo

Acre 01

Moradores de 16 bairros da Capital estão sem água após manutenção corretiva do Depasa

Publicado

em

Desde essa segunda-feira, 19, moradores de 16 bairros de Rio Branco se queixam da falta de água. De acordo com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), o comprometimento do abastecimento acontece agora por causa de uma manutenção corretiva.

A autarquia informou que engenheiros e técnicos das áreas de mecânica e elétrica trabalham para consertar uma vazão na ETA1. Os profissionais atuam para manutenção e instalação de uma bomba vertical na Estação de Captação.

De acordo com o Depasa, a instalação da bomba deve ser concluída no prazo máximo de 48 horas, quando o abastecimento para os bairros afetados será gradualmente normalizado.

Os bairros afetados são: Tancredo Neves, Alto Alegre, Lot. Novo Horizonte, Vila Nova, Res. Reserva do Bosque, Bairro Novo Cruzeiro, Res. Rio Verde, Res. Santa Mônica, Montanhês, Esperança I, II e III, Doca Furtado, Jardim Europa, Tangará, Residencial Rio Branco, Estação Experimental e Distrito Industrial.

Continuar lendo

Acre 01

Nicolau Júnior homenageia Phelipe Daou em comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), participou na manhã desta sexta-feira (16) da cerimônia de comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica. Além do parlamentar, o evento também contou com a presença do governador Gladson Cameli, da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues.

A Rede Amazônica é um conglomerado regional que atua nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima em áreas como televisão, rádio e internet. Com sede em Manaus, é o maior grupo de comunicação da Região Norte, sendo afiliada da Rede Globo.

O grupo empresarial responsável pela Rede Amazônica surgiu de uma agência de propaganda, a Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Os jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro se juntaram então aos empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou para disputar a concorrência que resultou na concessão do segundo canal de televisão de Manaus.

Para o presidente da Aleac, um caso de pioneirismo que precisa ser reconhecido. “O Acre foi um Estado formado por pioneiros audaciosos que tiveram a coragem de, na fronteira mais a oeste do país, transformar essa terra em Brasil. A família rede amazônica de rádio e televisão foi uma dessas pioneiras. Inicialmente, com o grande Phelippe Daou, que com coragem e iniciativa trouxe a televisão para o Acre. Legado importante que para a nossa sorte, foi seguido pelo seu filho Phelippe Daou Júnior”, enfatizou.

O progressista frisou ainda que a atuação da Rede Amazônica fortaleceu a cidadania dos povos amazônicos. “O meu desejo é que essa empresa continue crescendo e fazendo a diferença no nosso Estado. Parabéns a todos os jornalistas, funcionários e colaboradores da Rede Amazônica, tenho muito orgulho de tudo que vocês construíram até aqui”, complementou.

Na oportunidade, Nicolau Júnior homenageou Phelipe Daou Júnior com a entrega do título de Cidadão Acreano. Para ele, uma homenagem justa e necessária. “Entrego esse título em nome dos 24 deputados estaduais, do governo do Estado e da população acreana, pelo pioneirismo e pela coragem que Phelippe Daou Júnior, seguindo os passos de seu pai, contribuiu para a construção e a evolução da comunicação e do jornalismo no Estado do Acre. Não poderia deixar de homenagear essa história tão bonita que ajudou a construir o nosso Estado de ponta a ponta. Homenagem mais que justa e merecida”, concluiu.

Continuar lendo

Acre 01

Candidatos a prefeito homenageiam professores e realizam caminhadas em Rio Branco

Publicado

em

Confira um pouco como foi a agenda dos sete postulantes à Prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira (15). Os candidatos realizaram visitas a bairros, prestaram homenagens aos professores, promoveram adesivaços e compareceram a eventos com apoiadores.

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, Jarbas Soster, prestou homenagem aos professores e à tarde realizou visitas aos comerciantes e moradores do Manoel Julião.

“Na caminhada ouvimos os anseios da população e o que eles esperam da próxima gestão na prefeitura. Não precisamos nos esconder, porque não fomos nós que não entregamos o que foi prometido, estamos nas ruas apresentando uma outra opção”, relatou Jarbas.

Já a prefeita Socorro Neri (PSB) se reuniu com lideranças comunitárias e transmitiu um programa eleitoral dedicado aos professores. À tarde Neri participou de reuniões com a ex-deputada Eliane Sinhasique e participou do Comitê de campanha do candidato a vereador Richard Brilhante (PDT).

O candidato do Progressistas, Tião Bocalom, prestou homenagem aos educadores e pontuou que o primeiro passo na gestão do progressista será a revisão do Plano de Carreira dos profissionais. À tarde realizou caminhada e bandeiraços com apoiadores em diversos pontos da capital.

O candidato do PT, Daniel Zen, realizou uma live com o tema “Cidade que Queremos” que teve a participação da ex-governadora do Acre e procuradora do Estado Nazareth Araújo, o ex-secretário de estado e professor Evandro Luzia e o ex-prefeito da cidade e engenheiro Marcus Alexandre para conversar sobre projetos para capital do Acre.

O candidato do MDB à prefeitura de Rio Branco, Roberto Duarte, realizou caminhada e bandeiraço na Estação Experimental e Baixada da Sobral.

Ao lado do senador Márcio Bittar e dos deputados federais Flaviano Melo e Jéssica Sales, os Duarte e Antônia Lúcia da coligação “Coragem para Mudar” cumprimentavam os comerciantes e a população que circulavam pelo local, além de ouvir os problemas reais acerca de Rio Branco.

O candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara postou um vídeo em homenagem aos professores.

“Hoje é um dia muito especial para mim, que sou professor. Quero prestar uma homenagem para quem sempre fez mais do que é pedido, mas tem menos reconhecimento do que merece. Professoras e professores, hoje é o dia de vocês. Parabéns!!!”, escreveu.

O candidato do Partido Social Cristão (PSC) se reuniu pela manhã com apoiadores e à tarde realizou visita aos colaboradores de uma empresa. O encontro serviu para Jamyl falar do seu plano de governo para à Prefeitura de Rio Branco

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.