Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mandetta diz que ‘qualquer pessoa’ pode fazer sua máscara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (1º) que “qualquer pessoa” pode fazer sua máscara de pano contra o coronavírus Sars-Cov-2. Antes da sugestão de Mandetta, a recomendação do governo era para que somente profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com casos confirmados da Covid-19 usassem o equipamento de proteção.


Na terça-feira, o ministério já tinha sinalizado que trabalhava em um protocolo para ampliar o uso do equipamento. Mandetta disse que estava articulando com a indústria têxtil ações para que máscaras feitas com TNT sejam produzidas e oferecidas no mercado para a população em geral. Agora, o ministro também reforçou que há possibilidade de uso de máscaras caseiras.

Anúncios


“Qualquer um pode fazer sua máscara de pano” – Luiz Henrique Mandetta


Durante apresentação nesta noite, o ministro pediu aos técnicos da pasta que divulguem ainda na manhã de quinta-feira as orientações sobre o tema. Segundo o ministro, o que antes ele mesmo apresentou como “protocolo” serão na verdade recomendações simples sobre quais os tipos de tecido usar, tempo de uso e como lavar as máscaras para reutilização.


“Máscaras de pano para comunitários funcionam muito bem como barreira, não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet. Faça a máscara de pano e lave com água sanitária. Lave por 20 minutos, seque, tenha 4 ou 5 de uso pessoal, reaproveite. Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta se lamentar porque a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e elas vão se aquelas que nós tivermos”, disse Mandetta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido