Conecte-se agora

Governo confirma possibilidade de hospital de campanha e dificuldades em adquirir insumos

Publicado

em

Um dos pontos abordados na coletiva de imprensa do governador Gladson Cameli e da prefeita de Rio Branco Socorro Neri, foi a capacidade reduzida de atender pacientes que precisem de cuidados intensivos, caso o número de casos alcance a projeção de especialistas.

O governador afirmou que o Hospital Santa Juliana anunciou a liberação de seus 20 leitos Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). “Estamos anunciando em primeira mão e já agradecendo a direção do hospital que disponibilizou os leitos de forma gratuita e nós vamos precisar apenas equipar”, afirmou.

Sobre os insumos e equipamentos, Socorro Neri lembrou que a dificuldade de aquisição é de todos os estados brasileiros. “A escassez de insumos e equipamentos estão caros e alguns não tem mais à pronta entrega. Por isso é ainda mais importante o isolamento social, para não corrermos o risco de não termos condições de atender todos que ficarem doentes com mais gravidade”, disse.

Questionados sobre as aulas, a tendência é verificar o comportamento da epidemia nos próximos dias para decidir se a suspensão, que neste momento vale até o dia 10 de abril, vai continuar em vigor. “Aulas devem avaliadas comportamento da epidemia se vai ou não voltar. No entanto, os dados e as preocupações dos nossos especialistas apontam que esse período sem aulas deve ser prorrogado”, diz Neri.

Em relação a ajuda os municípios, na tarde desta quarta-feira, a Associação dos Municípios do Acre (AMAC) realiza uma videoconferência para ouvir as necessidades de cada prefeitura. Lembrando que o município onde há mais preocupação é Acrelândia, onde já existem 7 casos confirmados e onde a prefeitura já afirmou que faltam equipamentos de proteção individual.

Anúncios

Acre 01

Novo Código de Ética para militares do Acre é criticado por situação e oposição na Aleac

Publicado

em

O deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) disse nesta quarta-feira (21), considerar “lei da mordaça” a proposta de Código de Ética da Polícia Militar, possível iniciativa do governo que ainda não chegou à Assembleia Legislativa.

“Tem alguns pontos absurdos nesse projeto. Esse tipo de lei acaba prejudicando a parte mais fraca”, disse ele. Segundo o tucano, que pertence a base do governo, essa proposta deve ser muito bem debatida. No atual formato, acaba com a formação de lideranças entre os militares.

“Procuram calar manifestação, entra até na vida pessoal do militar, inclusive na reserva”, criticou o parlamentar. Especialmente os praças serão os mais afetados. “Querem fazer um Código de Ética para controlar totalmente a vida do PM”, disse. O código está sendo elaborado pelos comandos.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), líder da oposição na casa, também abordou a questão do Código de Ética da PM do Acre. “Estão querendo retornar aqueles tempos lá do fim do governo Romildo Magalhães”, observou o parlamentar lembrando o poema citado por um coronel do Acre com o título de “cala boca, soldado”.

Magalhães disse que o código, no formato que se apresenta, não passará na Comissão de Serviço Público.

Continuar lendo

Acre 01

Grupo de Trabalho do governo vai realizar auditoria técnica no Programa Ruas do Povo

Publicado

em

Foto: Divulgação 

O programa Ruas do Povo, que foi apresentado na gestão do então governador Sebastião Viana como o maior programa de pavimentação da história do Acre, até hoje é contestado exatamente por muita gente que foi beneficiada. O principal motivo de reclamação sempre foi a qualidade do serviço executado. Em centenas de exemplo, o trabalho realizado se deteriorou em pouco tempo após a chegada do período de chuvas.

O governo Gladson Cameli vai fazer uma auditoria técnica especificamente âmbito do Departamento Estadual de Água e Saneamento – DEPASA, especificamente no Programa Ruas do Povo.

O decreto publicado na edição desta quarta-feira, 21, do Diário Oficial estabelece que o Grupo de Trabalho Interinstitucional é composto por dez servidores distribuídos entre as áreas contábil, jurídica, de auditoria e de engenharia, representantes dos seguintes órgãos e entidades: quatro da Controladoria-Geral do Estado – CGE, de onde um será escolhido para ser o coordenador, dois da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA, dois do Departamento Estadual de Água e Saneamento – DEPASA e dois do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre – DERACRE.

Os membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional serão indicados pelos secretários ou presidentes dos órgãos que representam, no prazo de cinco dias, contado da data de publicação deste Decreto, e designados pelo Controlador-Geral do Estado.

O decreto estabelece que o Grupo de Trabalho Interinstitucional terá duração de cento e oitenta dias, contados da data de designação de seus representantes e poderá ser prorrogado uma vez por igual período, para a elaboração do relatório final.

Continuar lendo

Acre 01

Nicolau Júnior homenageia Phelipe Daou em comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), participou na manhã desta sexta-feira (16) da cerimônia de comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica. Além do parlamentar, o evento também contou com a presença do governador Gladson Cameli, da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues.

A Rede Amazônica é um conglomerado regional que atua nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima em áreas como televisão, rádio e internet. Com sede em Manaus, é o maior grupo de comunicação da Região Norte, sendo afiliada da Rede Globo.

O grupo empresarial responsável pela Rede Amazônica surgiu de uma agência de propaganda, a Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Os jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro se juntaram então aos empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou para disputar a concorrência que resultou na concessão do segundo canal de televisão de Manaus.

Para o presidente da Aleac, um caso de pioneirismo que precisa ser reconhecido. “O Acre foi um Estado formado por pioneiros audaciosos que tiveram a coragem de, na fronteira mais a oeste do país, transformar essa terra em Brasil. A família rede amazônica de rádio e televisão foi uma dessas pioneiras. Inicialmente, com o grande Phelippe Daou, que com coragem e iniciativa trouxe a televisão para o Acre. Legado importante que para a nossa sorte, foi seguido pelo seu filho Phelippe Daou Júnior”, enfatizou.

O progressista frisou ainda que a atuação da Rede Amazônica fortaleceu a cidadania dos povos amazônicos. “O meu desejo é que essa empresa continue crescendo e fazendo a diferença no nosso Estado. Parabéns a todos os jornalistas, funcionários e colaboradores da Rede Amazônica, tenho muito orgulho de tudo que vocês construíram até aqui”, complementou.

Na oportunidade, Nicolau Júnior homenageou Phelipe Daou Júnior com a entrega do título de Cidadão Acreano. Para ele, uma homenagem justa e necessária. “Entrego esse título em nome dos 24 deputados estaduais, do governo do Estado e da população acreana, pelo pioneirismo e pela coragem que Phelippe Daou Júnior, seguindo os passos de seu pai, contribuiu para a construção e a evolução da comunicação e do jornalismo no Estado do Acre. Não poderia deixar de homenagear essa história tão bonita que ajudou a construir o nosso Estado de ponta a ponta. Homenagem mais que justa e merecida”, concluiu.

Continuar lendo

Acre 01

Candidatos a prefeito homenageiam professores e realizam caminhadas em Rio Branco

Publicado

em

Confira um pouco como foi a agenda dos sete postulantes à Prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira (15). Os candidatos realizaram visitas a bairros, prestaram homenagens aos professores, promoveram adesivaços e compareceram a eventos com apoiadores.

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, Jarbas Soster, prestou homenagem aos professores e à tarde realizou visitas aos comerciantes e moradores do Manoel Julião.

“Na caminhada ouvimos os anseios da população e o que eles esperam da próxima gestão na prefeitura. Não precisamos nos esconder, porque não fomos nós que não entregamos o que foi prometido, estamos nas ruas apresentando uma outra opção”, relatou Jarbas.

Já a prefeita Socorro Neri (PSB) se reuniu com lideranças comunitárias e transmitiu um programa eleitoral dedicado aos professores. À tarde Neri participou de reuniões com a ex-deputada Eliane Sinhasique e participou do Comitê de campanha do candidato a vereador Richard Brilhante (PDT).

O candidato do Progressistas, Tião Bocalom, prestou homenagem aos educadores e pontuou que o primeiro passo na gestão do progressista será a revisão do Plano de Carreira dos profissionais. À tarde realizou caminhada e bandeiraços com apoiadores em diversos pontos da capital.

O candidato do PT, Daniel Zen, realizou uma live com o tema “Cidade que Queremos” que teve a participação da ex-governadora do Acre e procuradora do Estado Nazareth Araújo, o ex-secretário de estado e professor Evandro Luzia e o ex-prefeito da cidade e engenheiro Marcus Alexandre para conversar sobre projetos para capital do Acre.

O candidato do MDB à prefeitura de Rio Branco, Roberto Duarte, realizou caminhada e bandeiraço na Estação Experimental e Baixada da Sobral.

Ao lado do senador Márcio Bittar e dos deputados federais Flaviano Melo e Jéssica Sales, os Duarte e Antônia Lúcia da coligação “Coragem para Mudar” cumprimentavam os comerciantes e a população que circulavam pelo local, além de ouvir os problemas reais acerca de Rio Branco.

O candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara postou um vídeo em homenagem aos professores.

“Hoje é um dia muito especial para mim, que sou professor. Quero prestar uma homenagem para quem sempre fez mais do que é pedido, mas tem menos reconhecimento do que merece. Professoras e professores, hoje é o dia de vocês. Parabéns!!!”, escreveu.

O candidato do Partido Social Cristão (PSC) se reuniu pela manhã com apoiadores e à tarde realizou visita aos colaboradores de uma empresa. O encontro serviu para Jamyl falar do seu plano de governo para à Prefeitura de Rio Branco

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas