Conecte-se agora

Enem 2020: confira dicas de podcasts para completar os estudos para a prova

Publicado

em

Ferramenta pode ser um bom aliado por permitir flexibilidade na hora de estudar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, 31, o edital com as regras para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Entre as novidades, está a aplicação da prova na versão digital, nos dias 11 e 18 de outubro. Já a versão impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro. Feito isso, os futuros candidatos aproveitam, agora, os dias para focar na preparação para a prova.

Com as aulas suspensas, em virtude da pandemia do coronavírus, encontrar formas mais divertidas de completar os estudos dos conteúdos para o Enem é uma saída para não se entediar com facilidade. Uma alternativa é fazer uso da tecnologia e incrementar ferramentas que já fazem parte do dia a dia e podem ajudar na absorção de conhecimento. Um deles são os podcasts.

Os podcasts funcionam de forma semelhante a uma transmissão de rádio, mas com conteúdo sob demanda e com a possibilidade de poder baixá-los. O ouvinte pode encontrá-los na internet, em aplicativos para celular, de forma gratuita. É possível encontrar assuntos dos mais variados temas, inclusive das disciplinas quem caem no Enem, redação e até idiomas. Abaixo, confira 10 opções de podcasts para estudar para o Enem 2020.

Podcast Nerd Cursos

No podcast Nerd Cursos você encontra dicas e informações de matérias como Geografia, Física, Química, Português, História e Biologia. Alguns dos episódios já disponíveis na plataforma são: a evolução molecular da vida; a reprodução das bactérias; o mundo grego: Atenas; a água e a sua importância para a vida; os sais minerais; a teoria celular e outros.

Poscast Resumov

Esse podcast conta com dicas de como estudar para passar nos vestibulares mais concorridos do Brasil, como o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade de São Paulo (USP). Os conteúdos são passados por professores e universitários que abordam técnicas de estudo, quais materiais usar, além de dicas de como aproveitar melhor o tempo para se preparar de maneira eficiente.

Domine Inglês

Esse é um podcast de idioma para quem escolheu inglês como opção de língua estrangeira no vestibular. Os programas são produzidos por uma família americana que mora no Brasil. Com publicação diária, trazem lições curtas e dúvidas frequentes sobre a língua inglesa, além de exercícios fonéticos para treinar.

Serendip – Cientistas Infalíveis: o Serendip fala sobre as coincidências, os erros e os acidentes que fazem a ciência. Nesse podcast é mostrado como algumas descobertas foram por acaso, além de mostrar como erros praticados por cientistas podem se transformar em boas invenções.

Filosofia Pop: cultura pop e Filosofia misturadas na mesma conversa. Esse é o principal conceito do Filosofia Pop. O podcast debate, entre outros assuntos, sobre Filosofia Africana e Indígena, feminismo, existencialismo, quadrinhos, música, artes marciais, hermenêutica, novelas e lógica.

Politiquês: produzido pelo Jornal Nexo, o Politiquês amplia o debate a respeito de diversos temas da política atual, além de explicar o significado de conceitos políticos que norteiam a temática.

Salvo Melhor Juízo: dedicado a falar sobre Direito, o objetivo do podcast Salvo Melhor Juízo é mostrar que é possível conversar sobre o ramo sem formalismo, vocabulários técnicos inacessíveis ou de forma enfadonha.

Hoy Hablamos: totalmente em espanhol, o Hoy Hablamos é um podcast diário para quem deseja aprender o idioma. Além de melhorar o vocabulário, o estudante aprende expressões próprias da língua, além de escutar como os nativos pronunciam as palavras.

Escriba Café: aprender sobre História e Sociedade para o vestibular é o ponto forte. O Escriba Café explica de forma abrangente os principais fatos históricos que geralmente estão presentes na maioria dos vestibulares como o Enem.

Bolsa de estudo Pré Vestibular/Enem

Se você é vestibulando e está se preparando para mandar bem no Enem ou outro vestibular, já pensou em contar com auxílio de professores de forma presencial ou a distância (EAD) para fazer um cursinho preparatório? Com o Educa Mais Brasil fica ainda mais fácil fazer com que os valores das mensalidades caibam no orçamento.

O programa disponibiliza bolsas de estudo na modalidade presencial ou EAD com descontos que podem chegar até 70%. Basta acessar o site e conferir as oportunidades disponíveis na sua. A inscrição é gratuita.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Cotidiano

Bar esclarece que briga que resultou em jovem baleado ocorreu em via pública

Publicado

em

A direção do Bar e restaurante Uni Beer Pub usou as redes sociais neste sábado, 31, para informar que a briga que resultou em ferimento a tiros do jovem Samuel da Silva Costa, de 22 anos, não ocorreu dentro do estabelecimento e sim em via pública.

Em nota, o estabelecimento afirmou que não compactua com qualquer tipo de agressão e violência e cobrou das polícias Civil e Militar uma resolução acerca do ocorrido.

“Comentários descabidos atribuindo qualquer responsabilidade pelo ocorrido em via pública ao Uni Beer Pub são completamente equivocados e deverão ser encaminhados às autoridades competentes”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Na chuva, Roberto Duarte percorre mais de 15 bairros em carreata

Publicado

em

Nem a forte chuva que ocorreu na manhã deste sábado, 31, impediram o candidato do MDB à Prefeitura de Rio Branco, Roberto Duarte e a sua vice Antônia Lúcia (PL) de realizar uma carreata que percorreu mais de 15 bairros da capital.

Entusiasmado, Roberto Duarte destacou que a carreata serviu para recarregar as energias para essa reta final de campanha.

“Uma manhã para recarregar as energias e reforçar a certeza de que estamos no caminho certo. Com fé, trabalho e ordem, vamos enfrentar todos os desafios para fazer uma gestão transformadora”, afirmou Roberto.

A carreata teve início no bairro Procon e seguiu para a Conquista, Bairro da Paz, Joafra, Rui Lino, Tucumã, Mocinha Magalhães, Sapolândia, Segundo Distrito, Universitário, Jardim Europa Nova esperança, Betel, Floresta, João e Eduardo I e II, Sobral, Baixada e Ceasa.

Continuar lendo

Destaque 2

Governo confirma prorrogação de adicional a servidores da Saúde

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar/Secom

Em mais uma grande demonstração de respeito e reconhecimento aos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, anunciou a prorrogação do adicional de insalubridade para quase 3 mil servidores da Saúde.

Para o governador Gladson Cameli, a continuidade do pagamento da bonificação salarial é mais um compromisso de sua gestão com os milhares de servidores públicos acreanos que chegam a colocar suas próprias vidas em risco para que outras sejam preservadas. Segundo o gestor, somente a união de todos será capaz de eliminar o vírus de uma vez por todas.

“Além de todo apoio e reconhecimento do nosso governo para com os servidores, continuamos trabalhando para atender a população em todas as unidades de saúde na capital e interior do estado com dignidade e respeito. Precisamos nos unir, pois o coronavírus ainda é um grande risco para as famílias do nosso estado, mesmo com todas as medidas de combate que temos tomado. Continuaremos juntos, trabalhando para valorizar os nossos servidores públicos e vencer a luta contra o coronavírus”, afirmou o governador.

A partir da confirmação dos primeiros casos da doença no estado, os profissionais da Saúde não vêm medindo esforços para salvar vidas. O governo do Acre também faz a sua parte. Além da construção de dois hospitais permanentes em menos de dois meses, foram adquiridos equipamentos, medicamentos e toda estrutura necessária para combater a Covid-19. Desde maio, 2,9 mil servidores estão recebendo o adicional de insalubridade.

“A continuação desse adicional só vem a confirmar o empenho do governador Gladson Cameli com servidores da Saúde, que estão se expondo aos riscos dessa pandemia que estamos vivenciando. É mais um gesto de humanidade do nosso governo confirmando a importância destes trabalhadores em prol da nossa população”, ressaltou o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

O pagamento desse adicional aos servidores da Saúde é garantido pelas Leis nº 3.627/2020 e 3.631/2020, que preveem a possibilidade de prorrogação do benefício durante a situação de calamidade em saúde.

Um amplo estudo de impacto financeiro na folha de pagamento foi coordenado pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesacre), da Fazenda (Sefaz), de Planejamento e Gestão (Seplag) e contou ainda com consulta favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Para a prorrogação do pagamento do adicional de insalubridade aos servidores da saúde foi confirmada a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros em fonte específica para combate à Covid-19, afirmou o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Continuar lendo

Acre

No Jordão, Jorge e Léo de Brito reforçam apoio a Nágela do PT

Publicado

em

O ex-senador Jorge Viana e o deputado federal Léo de Brito (PT) cumpriram agenda de campanha em municípios do interior do Estado (AC). Os petistas foram à Jordão reforçar o apoio à candidata do PT, Professora Nágela Figueiredo, e do vice, Edvan Albuquerque, do PSD, do senador Petecão.

Na empreitada, a dupla aproveitou e visitou a aldeia Kaxinawá, Nova Empresa, no Alto Rio Jordão, onde reuniram com centenas de indígenas.

O encontro contou com a participação de agentes agroflorestais que atuam no município e lideranças do PT, que receberam do deputado Léo de Brito o compromisso de retomar as boas práticas de apoio à comunidade indígena em Jordão, especialmente vinculadas às áreas da produção, educação e saúde.

Léo de Brito garantiu que assim que retomar o mandato de deputado federal vai continuar lutando em favor das populações indígenas e contra qualquer retirada de direitos como, por exemplo, a revisão de demarcação de áreas.

“Estou muito preocupado com a falta de apoio que as populações da floresta estão vivendo agora. Políticas públicas precisam ser feitas para dar esse àqueles que são chamados de povos originais”, ressaltou Jorge Viana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas