Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Xapuri, saúde já está apta a coletar amostras para testes do novo coronavírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Atenção Básica em Saúde informou na manhã desta sexta-feira, 27, que o município de Xapuri já está apto a proceder a coleta das amostras para os testes de coronavírus.


A unidade de referência no município para atendimento a casos suspeitos da Covid-19 é o centro de saúde Félix Bestene Neto, localizada no centro da cidade.

Anúncios


Os procedimentos serão os mesmos adotados nos outros locais em que a coleta é realizada, atendendo aos protocolos da Organização Mundial de Saúde, que foram atualizados na tarde dessa quinta-feira, 26, segundo divulgou a Agência de Notícias do Acre.


Na UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, por exemplo, uma triagem é feita, inicialmente pelos enfermeiros com base nas informações do paciente. Depois, a pessoa que será submetida ao teste é levada a um médico que voltará a avaliá-la para verificar se realmente ela precisa fazer o procedimento.


A realização das coletas no próprio município representa para o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus um avanço nas ações realizadas por evitar o deslocamento a outras cidades de pessoas que precisem ser testadas, mas os profissionais advertem à população para se atentem às orientações e não procurarem a unidade de saúde indiscriminadamente.


Iraíde Mendes, diretora da Atenção em Saúde municipal, diz que o protocolo decorre da pouca quantidade de kits para as coletas. Daí a importância, segundo ele, de que as pessoas não corram à unidade referencial sem o prévio conhecimento de como funciona o procedimento para quem necessitará ser testado.


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) expôs três situações, segundo a Agência de Notícias do Acre, para que as pessoas possam avaliar antes de procurar pelo teste na rede pública de saúde.


Situação 1

Você precisa do teste SE CHEGOU DE UMA VIAGEM nos últimos 14 dias e se tiver:


PRIMEIRO, FEBRE  ou pelo menos UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios abaixo:


Tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, conjuntivite, dificuldade para engolir alimentos, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio abaixo de 95% [isso é visto pelo médico], cianose [quando lábios e unhas começam a ficar roxos por falta de oxigênio], narinas alargando muito durante a respiração, movimentos retraídos entre os músculos das costelas durante a inspiração, respiração rápida e curta.


Situação 2

Você precisa fazer o teste se teve CONTATO PRÓXIMO COM INFECTADOS e se tiver:


OU FEBRE OU PELO MENOS UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios ANTERIORES, na ‘Situação 1’, mais:


Histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias;


Situação 3

Você precisa do teste SE TEVE CONTATO EM CASA COM UM CASO de Covid-19 nos últimos 14 dias, e se tiver:


OU FEBRE OU PELO MENOS UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios ANTERIORES, mais:

Anúncios


Fadiga, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação, ausência da vontade de comer.


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido