Conecte-se agora

Concursados vivem incerteza após decisão do TCE em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Com a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de suspensão de todo o processo do concurso público de Cruzeiro do Sul, realizado em dezembro do ano passado, os aprovados vivem dias de incerteza quanto à posse e salários. 511 pessoas de várias áreas foram aprovados.

Os professores foram empossados no dia 5 de março pelo prefeito Ilderlei Cordeiro e já começaram a trabalhar no dia 9 de março, mas por causa da pandemia pararam no dia 17.

Um grupo de professores elaborou uma nota com pedido de esclarecimento sobre alguns pontos: questionam se são considerados provisórios e que dia vão receber o salário. Como as aulas foram suspensas no dia 17 por causa da pandemia de Coronavírus, também têm dúvida se terão todo o salário do mês.

Para os demais aprovados a situação é ainda pior porque não foram empossados. O cirurgião dentista, Wilver Paula Lima, um dos aprovados, lembra que o prefeito Ilderlei Cordeiro anunciou a convocação do restante dos aprovados para ontem, dia 26, o que não aconteceu. “Há boatos de que nessa próxima semana a prefeitura vai renovar com os profissionais provisórios e não fará nossa convocação”, explana ele.

O secretário de Planejamento da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Manoel Orleilson, explica que a prefeitura entrou com ação no Tribunal de Justiça do Acre com Questionamento Técnico no TCE. Argumenta que o Tribunal de Contas não tem competência para suspensão de concurso e que não aumentou o quadro de servidores, fez apenas substituição.

O TJAC decidiu que o mérito da questão será julgada pelo Plenário de desembargadores. Mas os trabalhos da justiça estão parados por causa da pandemia de coronavírus.

Com relação aos 150 professoras empossados, Orleilson garante que vão receber o salário de março no dia 10 de abril . “Não foram pagos desta vez junto com os demais efetivos por um problema técnico, mas os empossados no dia 5 são efetivos com salário de efetivo”.

Com relação aos demais aprovados, o secretário esclarece que será necessário aguardar o julgamento do mérito da questão mas cita um novo recurso caso haja necessidade. “Se houver demora vamos recorrer de novo ao Tribunal de Justiça para garantir a posse dos 511 aprovados no Concurso Público da prefeitura de Cruzeiro do Sul”, conclui o secretário.

Anúncios

Na rede

Clodoaldo diz que vai entregar prefeitura de Cruzeiro do Sul com dinheiro em caixa e sem dívidas

Publicado

em

Completando dois meses de gestão nesta quarta-feira, 28, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues , disse que vai entregar a prefeitura para o sucessor com dinheiro em caixa, sem dívidas, sem folha de pagamento inchada e com os 511 aprovados no concurso contratados.

Ele explicou que a falta de medicamentos – problema herdado da gestão passada – está sendo sanada com nova aquisição. “Não culpo gestor passado, mas não havia remédios, o que está sendo solucionado e em breve estaremos com todas as unidades de saúde abastecidas e a saúde vai ficar ainda com dinheiro em caixa”.

Com relação à infraestrutura, o gestor municipal destacou que segue o asfaltamento de ruas da cidade e que a prefeitura vai atuar até que haja possibilidade. “Vamos aproveitar até o último dia de sol”, afirmou Clodoaldo.

Continuar lendo

Na rede

Aglomerações sem cuidados sanitários podem estar aumentando internações em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto: Pixabay

Cruzeiro do Sul tem 3.614 casos de Covid-19 e nesta semana vem sofrendo aumento do número de internações no Hospital de Campanha por causa do coronavírus. Enquanto isso, a campanha eleitoral para as eleições municipais de novembro segue em ritmo acelerado e sem respeito às regras de prevenção à Covid-19. Atividades políticas, como passeatas, carreatas, reuniões e comícios causam intensas aglomerações e alguns candidatos e apoiadores não usam máscaras durante os eventos. No último sábado, 24, dois candidatos fizeram eventos com a presença de milhares de pessoas na região central e bairros de Cruzeiro do Sul.

As fotografias publicadas nas redes sociais dos candidatos desde o início da campanha provam a negligência com as medidas de segurança com relação ao coronavírus. O candidato Fagner Sales, do MDB, começou a campanha fazendo o uso da máscara, mas ele, os familiares e apoiadores passaram a não utilizar a proteção.

O candidato do PSL, Sargento Adônis, que já foi criticado por esse motivo nas redes sociais, também não usa máscara em encontros e reuniões. Zequinha Lima do PP, já apareceu com e sem máscara nos compromissos políticos em busca de votos.
Aumento de internações

Nessa segunda-feira, 26, havia 8 pessoas internadas no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul com Covid-19 e nessa terça o número passou para 14. O diretor da unidade hospitalar, médico Marcos Lima, está preocupado com a possibilidade de uma segunda onda da doença no município. “Houve uma estabilização nos números, mas a doença não parou. As pessoas precisam seguir com os cuidados, como o uso de máscaras, o distanciando e as medidas de higienização das mãos para evitar uma segunda onda de Covid”, alerta.

A secretária municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Janaína Negreiros, também teme um novo pico de coronavírus, alertando que há jovens internados com Covid-19 na cidade. “Já tivemos 64 óbitos por Covid em nosso município. Temos que evitar um novo pico”.

Continuar lendo

Na rede

Candidatos à prefeitura de Cruzeiro do Sul seguem ritmo acelerado de campanha

Publicado

em

Nesta reta final de outubro, os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul intensificam as atividades políticas em busca de votos. Nesta quarta-feira, 28, o candidato Zequinha, do PP, fará visita à Nova Agência Sicoob, grava o Programa Eleitoral, se reúne com empresários e alinha agendas com a coordenação de campanha.

O progressistas também visita o bairro Nossa Senhora das Graças, fará reunião com equipe saúde, com família de apoiadores no bairro Remanso e terá um encontro com o candidato Aldemar, do PDT, e seus apoiadores.

Fagner Sales, do MDB, fará panfletagem e bandeiraço no bairro Miritizal, fará visita na Missão Família, uma reunião no bairro Santa Terezinha e comício na comunidade Alto Pentecostes.

A assessoria do Sargento Adônis, do PSL, não divulgou a agenda do candidato.

Continuar lendo

Na rede

Quatro homens são presos com três armas de fogo no Juruá

Publicado

em

Por meio da Operação Hórus, as Polícias Militar, Federal, Civil e Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prenderam nessa terça-feira, 27, quatro homens e apreenderam três armas de fogo e munições em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Alto Rio Juruá.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Evandro Bezerra, ressalta a importância da integração das forças de segurança do Juruá, que resultou em muitas prisões e grandes apreensões de drogas: este ano foram mais de mil quilos incluindo maconha e cocaína.

“A integração entre as forças de segurança, com ações pontuais e coordenadas, tem nos trazido excelentes resultados no combate ao crime no Vale do Juruá”, pontuou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas