Conecte-se agora

Promotor e empresários debatem aumento do preço de alimentos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O promotor Iverson Bueno e empresários do ramo de alimentos se reuniram nesta quarta-feira, 25, na sede da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, para tratar do aumento do preço de alguns itens alimentícios, como o ovo, nos comércios locais.

Além do aumento do preço do ovo, o item sumiu das prateleiras dos comércio. A demanda pelo produto aumentou por causa da quaresma e da quarentena do coronavírus. Na cidade só há uma granja, que não atende toda a procura.

O dono da granja confirmou que reajustou sua tabela de preços devido ao aumento de valores dos insumos pra criação de aves, como a ração. “Há custos em dólar, que está em alta”, explica Ângelo Figueiredo citando que em algumas semanas vai aumentar a produção de ovos na cidade.

As empresas cruzeirense compram ovos de Rondônia e São Paulo.

Os empresários mostraram ao representante do Ministério Público notas fiscais que comprovam o aumento de preço na indústria e distribuidoras de itens que compraram agora como o feijão e óleo, que serão repassados ao consumidor. “Estamos trabalhando com a menor margem de lucro possível e vamos ter que repassar o aumento”, cita Reinaldo Cardinal.

O promotor reconhece que os aumentos serão inevitáveis em toda a cadeia produtiva de alimentos por causa da demanda e logística mas afirma que o Ministério Público está atento e fará inspeções constantes com verificação de notas fiscais para evitar possíveis abusos com relação à aumento de preços.

Apela para que a população não estoque alimentos. “Já orientamos pra que as compras sejam limitadas se houver escassez de determinado item e apelamos pra compaixão das pessoas que não façam estoques”.

Iverson Bueno cita ainda que o MPAC vai fiscalizar também o número máximo de cem pessoas dentro dos supermercados, bem como o espaçamento de dois metros entre um cliente e outro nas filas.

Anúncios

Na rede

Juruá tem primeiros ataques do ano da pior praga destrutiva em plantios de mandioca

Publicado

em

Foto: Reprodução

Quem planta mandioca ou é produtor de farinha, além de muito ouvir falar, chega até a perder o sono por conta da mandarová, espécie de lagarta que aparenta ser inofensiva. É exatamente no período de aumento das chuvas que ocorre a incidência da mandarová, considerada a pior praga destrutiva dos plantios de mandioca.

O escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal em Cruzeiro do Sul (IDAF) recebeu o primeiro registro do aparecimento da mandarová deste ano. “Ontem (20) fomos procurados por um produtor alertando os primeiros ataques da lagarta. Por isso, estamos emitindo um alerta para que os produtores fiquem atentos, vistoriem suas plantações para descobrir se há a presença da mandarová”, afirma Igor Figueiredo, engenheiro agrônomo do IDAF.

O profissional orienta o que deve fazer o produtor se descobrir a presença da lagarta. “Como está no início do período chuvoso é importante o olhar atento do produtor. Se descobrir, é importante entrar em contato com a gente o quanto antes para que fazermos a prevenção e agir o quanto antes. No ano passado, houve um ataque muito grande e muitos produtores rurais tiveram prejuízo”, afirma Igor.

A lagarta é capaz de destruir em pouco tempo plantações inteiras e causar enormes prejuízos aos produtores rurais. A praga tem ocorrência em quase todo o estado, mas aparece com mais força e com mais preocupação no Juruá, já que a região tem na produção de farinha um dos pilares da economia rural.

Continuar lendo

Na rede

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os candidatos a prefeito da segunda maior cidade do Acre seguem em busca de votos para garantir a vitória nas urnas no dia 15 de novembro.

Fagner Sales, do MDB, faz panfletagem, bandeiraço e comício no bairro do Miritizal e reunião na Aldeia dos índios Katukinas, na BR-364.

Zequinha, do PP, terá reunião com empresários e lideranças rurais do Pentecostes e do Ramal Macaxeiral. A agenda inclui ainda almoço com lideranças políticas na zona rural, reunião com presidentes de partidos, caminhada nos bairros e reunião com verdureiros da Variante.

A assessoria do Sargento Adônis do PSL não divulgou a agenda do candidato.

Continuar lendo

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, prefeitura e Senar realizam Curso de Produção de Farinha aos produtores

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Senar, realizou durante a última semana, de 13 a 17 de outubro, o curso de Produção de Farinha de Qualidade e Derivados, voltados para agricultores familiares do Ramal 7.

A capacitação foi ministrada pela Engenheira Agrônoma Aldeni Lima de Menezes. Durante as aulas os agricultores familiares receberam as instruções voltadas para produção e melhoria da qualidade da farinha de mandioca e seus derivados, repassando ainda princípios de higiene nos locais de produção, em todas as etapas do beneficiamento da mandioca, bem como, a utilização de técnicas de melhor aproveitamento das raízes e aumento de produtividade.

“Todas essas instruções visam a fabricação de produtos de qualidade, agregação de valor na comercialização e consequente melhoria na qualidade de vida dos agricultores”, destacou a engenheira agrônoma.

O Secretário Municipal de Agricultura João Nascimento reiterou que o incentivo ao pequeno produtor tem sido uma das marcas registradas da gestão do prefeito Clodoaldo Rodrigues.

“Desde que assumiu, uma das determinações do prefeito Clodoaldo Rodrigues foi esta, a de dar total incentivo e ajuda ao homem do campo. Estamos fazendo muito, aumentamos as ações voltadas para o pequeno agricultor e o incentivo a produção”, destacou o secretário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Na rede

Usuário de droga é morto com facada no peito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Marlo da Silva Araújo, de 27 anos, foi morto com uma facada no noite desse domingo, 18, na Estrada do Canela Fina, situada na cidade de Cruzeiro do Sul.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas o homem já estava morto e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Militar coletou informações e, segundo a assessoria de comunicação da PM, a família informou que Marlo era usuário de drogas. Ninguém soube dizer nada sobre o autor e a motivação do crime.

Próximo ao local do crime, havia uma festa em um balneário, mas a polícia ainda não sabe afirmar se ele esteve no local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas