Conecte-se agora

Driblando a crise, empresárias rurais de Bujari inovam com delivery

Publicado

em

Para conter a pandemia da Covid-19 que assola o Brasil e vários países do mundo, o Governo do Acre agiu rápido e sancionou, em 17 de março, o Decreto 5.465, com uma série de medidas para proteger a saúde do povo acreano. Na ocasião da promulgação, ainda não havia casos de coronavírus no estado, mas já era recomendado o distanciamento social e, conforme os dias foram transcorridos, bares, clubes sociais, restaurantes, repartições públicas e demais lugares de atendimento ao público tiveram que ser temporariamente fechados por recomendações de órgãos de saúde.

Neste contexto, mulheres empresárias rurais de Bujari, fornecedoras de frutas, hortaliças e outros produtos, dependem das vendas em feiras no fim de semana para o sustento de suas famílias. Na semana passada, com muito custo, conseguiram vender parte da produção, evitando um grande desperdício de alimentos e prejuízos financeiros.

Para seguirem com a renda semanal e ainda seguir as diretrizes governamentais e nacionais, elas resolveram lançar mão de uma ideia que estava sendo planejada para o verão, mas devido ao fechamento das feiras, será iniciado nos próximos dias a entrega de produtos em domicílio, projeto debatido inicialmente no II Encontro de Mulheres Empresárias Rurais de Baixas Emissões da Região MAP, evento realizado há duas semanas em Rio Branco.

Geovana Castelo Branco, uma das idealizadoras da iniciativa, faz parte do assentamento Walteraci, e explica como irá funcionar o serviço de delivery: “Nós já pensávamos em outras formas de venda além das feiras, e o serviço de entrega em casa estava sendo cogitado para o verão, época mais fácil de escoar a produção. Com essa crise, tivemos que pôr em prática o projeto antes por necessidade, por isso procuramos o José (Gondim, diretor da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais do Acre) para nos ajudar na execução disso”.

A empresária ressalta que o serviço funciona da seguinte forma: o cliente liga para o número (68) 999348410, faz a encomenda e a entrega é feita na casa do comprador, com pagamento via transferência bancária ou no ato da entrega – a máquina para aceitar cartões está sendo providenciada. “É simples, o cliente pede e nós entregamos. Só pedimos que os pedidos sejam feitos até quinta ou sexta-feira, para organizarmos a produção”, conta. O assentamento Antonio Holanda também participa das entregas delivery.

Dentre as diversas opções produzidas pelas empresárias rurais, estão frutas (como banana, tangerina, limão e mamão), vegetais e hortaliças (como macaxeira, inhame, taioba, farinha branca, gergelim, massa de banana, arroz, maxixe e chicória), além da venda de geleias, galinha caipira, peixe, tucupi e pato.

Outra ação visando a conexão de mercados consumidores nestes dias de isolamento social por conta da Covid-19 é a criação do aplicativo Conecta Vida – Alimentos Saudáveis. O aplicativo está sendo desenvolvido pela CDSA S/A Acre, Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), com apoio do Gabinete da primeira dama, Ana Paula Cameli, e deve ser divulgado ao público em breve.

“Esse trabalho será realizado por meio de aplicativo e atendimento remoto associando ainda a possibilidade de compra de alimentos saudáveis. É uma ação em andamento e promete uma solução inteligente e eficaz nos dias que vivenciamos”, afirma José Gondim, diretor presidente da CDSA.

Serviço

Delivery de frutas, verduras e hortaliças feitos pelas produtoras de baixas emissões:

Entregas realizadas dias de sexta-feira e sábado

Pedidos aceitos até quinta-feira às 17h

Formas de pagamento através de boleto bancário ou dinheiro

Pedidos pelo (68) 99934-8410 – Geovana

Anúncios

Acre

Covid-19 segue em alta com 165 novos casos e mais uma morte

Publicado

em

O boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) na tarde desta quarta-feira, 28, informa que a Covid-19 continua em alta no estado. Nas últimas 24 horas, o estado registrou 165 novos casos de contaminação pelo coronavírus. Agora, o número total de infectados é de 30.545 pessoas.

Até o momento, o Acre registra 81.231 notificações de contaminação pela doença, sendo que 50.632 casos foram descartados, enquanto 54 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.999 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 71 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado nesta quarta-feira, 28, sendo do sexo feminino, cujas iniciais são M. M. S. B., de 85 anos. A idosa deu entrada no dia 27 de outubro, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) vindo a falecer no mesmo dia, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 691 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

Vereador Rodrigo Forneck testa positivo para Covid-19

Publicado

em

O vereador da Câmara Municipal de Rio Branco Rodrigo Forneck, que é candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nestas eleições municipais 2020, testou positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada pela própria assessoria do parlamentar.

“Apesar de todos os cuidados e de ter evitado aglomerações, o vereador Rodrigo Forneck contraiu a covid-19. Mesmo estando na reta final da campanha, Forneck fez a opção de se manter em casa até que esteja totalmente livre do vírus”, explicou sua equipe.

De acordo com o vereador, ele está no oitavo dia de evolução da doença, que se apresenta em estágio moderado, segundo boletim clínico. “Por uma questão de precaução, o médico infectologista Tião Viana decidiu interná-lo nesta terça-feira, 27, para que se tenha ainda mais êxito no tratamento”.

No momento, Forneck está bem e em contato permanente, via telefone, com a família e equipe de trabalho.

Continuar lendo

Acre

Boletim mostra que Covid-19 avança rapidamente na zona rural

Publicado

em

O número de casos positivos da Covid-19 na zona rural de Rio Branco supera os de muitos bairros da cidade e já ocupa a 3ª posição no ranking das localidades de maior concentração de pessoas acometidas pelo vírus na capital na última semana epidemiológica.

Nessa semana, que compreende o período de 17 a 23 de setembro, a distribuição dos casos confirmados de Covid-19 nos bairros, por localidade, Bosque, Belo Jardim e zona rural, cada um com dez casos, foram os mais afetados pela doença.

O boletim da Covid-19 específico para Rio Branco diz que eram 11.312 pessoas diagnósticas com a doença e destas, 2.311 (21%) estavam na faixa etária de 50 a 69 anos.

Na capital acreana, as mulheres continuam mais acometidas, representando 53% (5.962) e os homens 47% (5.350) das infecções causadas pelo novo coronavírus. Ao todo 428 óbitos foram notificados em Rio Branco, com letalidade de 3,8%.

Os bairros Parque dos Sabiás (46 casos), Canaã (47), Abraão Alab (47), Palheiral (51 casos) e Aviário (51 casos) foram os que registraram o menor índice de casos da doença.

A prefeitura de Rio Branco disponibiliza o Disk Saúde (68) 3227-3165, para informações sobre a Covid-19.

Continuar lendo

Acre

Secretário Nacional de Segurança é homenageado no Acre

Publicado

em

O secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, foi agraciado com a medalha Ordem do Imperador Dom Pedro II, a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

A entrega aconteceu durante o segundo dia de atividades do SENASP ITINERANTE, na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da OAB, em Rio Branco.

A comenda foi entregue pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, cel. Carlos Batista e pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar dos Santos.

Nesta quinta, 29, último dia do evento no Acre, Paim se reúne com os comandantes do Corpo de Bombeiros dos sete estados da região norte. No encontro, o representante do Ministério da Justiça vai ouvir as demandas de cada estado e definir o repasse de recursos federais para cada corporação.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas