Conecte-se agora

Dois casos suspeitos de Covid-19 entre índios foram descartados

Publicado

em

Já está montada na Casa de Apoio à Saúde do Índio- Casai de Mâncio Lima, a estrutura que poderá ser usada para acolher índios caso os mesmos tenham Covid-19 e sejam tratadas em unidades hospitalares da região. Ficarão nas tendas até retornarem para as Terras Indígenas após a cura.

Por enquanto não há nenhum caso de Covid 19 entre índios. Os dois casos suspeitos da doença- duas crianças, foram descartados.

A coordenadora do DSEI, Iglê Monte, cita o fluxo. “Os indígenas que apresentarem sintomas de Covid-19 nas aldeias serão acompanhados pela equipe de saúde do DSEI, ficando isolados por 7 dias. Caso os sintomas permaneçam os pacientes serão encaminhados para os municípios pra tratamento em unidade hospitalar. Saindo da unidade, ficarão nas tendas até retornarem para casa nas aldeias”, disse.

Seis indígenas que estão em outros estados e vão voltar para Cruzeiro do Sul ainda essa semana e vão ficar em quarentena em uma casa dos Ashaninka, até o retorno para as Terras Indígenas.

Está proibida a entrada de visitantes não índios nas aldeias, sejam brasileiros e estrangeiros.

Inglê ressalta que as ações têm o objetivo de retardar ao máximo a chegada do coronavírus nas terras indígenas.

“Começamos esse planejamento de contingência no final de janeiro e nosso objetivo é dar o suporte necessário nas aldeias e na cidade se houver casos. Os índios estão bem conscientes que devem permanecer nas aldeias e não receber visitantes e estamos agradecidas por esta parceria bem como à Funai, Estado e municípios”, finalizou.

O DSEI é responsável pelos cuidados em saúde de 14 etnias, com mais de 18.200 indígenas. A Polícia Federal, Exército e Funai monitoram as aldeias.

Anúncios

Na rede

Gladson participa de carreata política em apoio à Zequinha e Henrique em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Uma carreata política promovida pela campanha eleitoral de Zequinha Lima e Henrique Afonso, candidatos à prefeitura de Cruzeiro do Sul, movimentou grana quantidade de apoiadores na manhã deste sábado, 24, na maior cidade do Vale do Juruá. A organização garante que foi a maior da história no município.

O governador Gladson Cameli foi um dos principais participantes, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior e do atual prefeito, Clodoaldo Rodrigues. A carreata saiu da AC-405 e percorreu as principais ruas da cidade.

“Esse foi um momento histórico. Estamos contagiando Cruzeiro do Sul com a força do 11”, disse Henrique Afonso. O governador Gladson massificou seu apoio à candidatura de Zequinha e Henrique. “Apoio porque sei que é o melhor nome, são pessoas honestas, com história e trabalho em prol do povo. Cruzeiro do Sul merece alguém que trabalhe pela população. Estou com vocês”, falou.

Para o deputado Nicolau Júnior, a população sabe e conhece o melhor. “Festa linda essa de hoje, uma carreata com milhares de pessoas. Isso só mostra o quanto a população sabe que Zequinha e Nicolau são pessoas de caráter e são eles que farão a diferença”, enfatizou Nicolau.

O candidato Zequinha Lima agradeceu o apoio de todos os amigos que o apoiam. “Estamos recebendo tanto apoio de todos os lugares. Por onde passamos sentimos a energia das pessoas e a felicidade em saber que agora Cruzeiro do Sul tem uma oportunidade para mudar. Hoje essa carreata só vem para confirmar ainda mais o quando a força do 11 tem ganhado uma proporção cada vez maior. Obrigado todos vocês que estão comigo e com Henrique, e com União, Fé e Vontade de Fazer faremos uma Cruzeiro do Sul cada vez melhor”, finalizou.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul é contemplada com vaga em nova etapa do Mais Médicos para o Brasil

Publicado

em

A 4ª chamada do 20º ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil começou nessa sexta-feira, 23, com a publicação da lista dos municípios elegíveis para recebimento de médicos aptos à reincorporação ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Na lista, constam 351 municípios elegíveis e 802 vagas no total. Do Acre, apenas Cruzeiro do Sul, com o Distrito Sanitário Indígena do Alto Juruá, está contemplado nesta etapa com um médico.

Em seguida, no período de 26 a 28 de outubro, os gestores deverão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), por meio do endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br/loginExt.php para renovar seus Termos de Renovação e Adesão, confirmando as vagas disponíveis para seus municípios.

Continuar lendo

Na rede

Conselheiros do Sebrae realizam reunião itinerante com empresários em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Acre realiza a sua reunião itinerante em Cruzeiro do Sul com o objetivo de estar acompanhando todas as ações, atividades e investimentos de capacitações e orientações empresariais para o pequeno negócio. A diretoria do Sebrae no Acre entende que esta é uma forma de aproximar os conselheiros da realidade local, além de mostrar que a missão de promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo está sendo cumprida.

Na manhã desta quinta-feira (22), os conselheiros, representantes de 15 instituições, visitaram uma indústria e um comércio e serviço, em Cruzeiro do Sul, para ouvir diretamente do empresário o resultado da parceria com o Sebrae e suas necessidades. “Ouvir o cliente também é interesse nosso, porque nós precisamos saber como o Sebrae está sendo parceiro, saber das dificuldades do empreendedor, das dificuldades locais. Cada conselheiro sai daqui com uma visão mais ampla do que é a responsabilidade de cada um”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Estado do Sebrae no Acre, José Adriano.

Para o diretor técnico, Lauro Santos, estas reuniões itinerantes são importantes para futuras parcerias. “Conhecer as ações como uma forma de prestação de contas daquilo que o Sebrae desenvolve na região e ver o impacto que o Sebrae promove nessas empresas é maravilhoso. Os conselheiros têm a oportunidade de verem as necessidades e demandas e, através das instituições que representam, proporem soluções junto ao Sebrae. Em Cruzeiro do Sul um produto que tem dado muito certo é o Sebraetec e as consultorias em apoio as indústrias ao comercio e serviço da região”, destacou.

Uma das atividades mais fortes na região do Juruá é o agronegócio, com projetos na área da farinha e produtos locais que tem rendido bons frutos. “Trazer inovações e desenvolvimento sustentável, gerando lucro, emprego e renda é fundamental para o Sebrae, que acredita nos produtos regionais”, ressaltou Francinei Santos, diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Acre.

Após as visitas às empresas, os conselheiros se reuniram para deliberar sobre as ações e atividades para 2021.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza pagamento de servidores nesta sexta-feira (23)

Publicado

em

Desde que assumiu a gestão, o prefeito Clodoaldo Rodrigues tem realizado o pagamento adiantado dos servidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Neste mês, o pagamento acontece nesta sexta-feira (23), ao longo do dia.

Clodoaldo enfatizou que realizar os pagamentos de funcionários em dia tem sido um dos seus principais compromissos.

“Eu sei a importância do servidor receber seu salário em dia. Esse é meu principal compromisso, pois sei o quanto cada um deles se dedicam em prol da nossa cidade e da população. Ao longo do dia todos os funcionários vão estar com seu dinheiro na conta”, enfatizou o prefeito.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas