Conecte-se agora

Autoridades estariam negligenciado fiscalização na fronteira e venda de álcool gel clandestino

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 26, o jornalista do site O Alto Acre, Alexandre Lima, fez uma série de denúncias. Segundo ele, não está havendo fiscalização na fronteira entre Acre e Bolívia, na ponte Wilson Ribeiro, em Brasiléia, que liga Brasil a Bolívia.

O governo do Departamento de Pando havia decretado o fechamento das pontes da Amizade e Internacional, em Brasileia e Epitaciolândia na última segunda-feira, (16) em virtude do primeiro caso notificado de coronavírus no Acre.

A decisão do governo boliviano era uma das medidas de prevenção adotada pelo país vizinho contra a propagação do vírus, porém, a fiscalização do lado brasileiro estaria deixando a desejar segundo relato do jornalista.

“Ontem recebemos a denúncia de que a Marinha [boliviana] estaria fiscalizando o Rio Acre, do Igarapé Bahia para cima, que passa por vários bairros de Cobija e também do Brasil, chegaram abordar canoas no rio. E todo mundo sabe que os rios é uma área neutra. Passei essas informações para o comando da PM, que repassou essas informações ao exército. Hoje não se ver barcos circulando, então a marinha boliviana estava fazendo fiscalização e retendo esses barcos que estavam passando no Rio Acre”, relatou.

Álcool gel clandestino

Alexandre Lima denunciou que alguns estabelecimentos farmacêuticos de Brasiléia estariam produzindo, por conta própria, o álcool gel, usado para o combate ao Covid-19. O produto está escasso no mercado desde que o vírus chegou ao Brasil.

O jornalista relata que já denunciou o caso ao Ministério Público e a Delegacia, porém nenhuma medida fiscalizatória havia sido tomada.

“Ninguém sabe se é álcool 70, 80, 95 com gel de cabelo. E estão comercializando e já fiz uma reclamação ao Ministério Público. Avisei as Delegacias que as pessoas estão cometendo crime contra a economia local. Estão se aproveitando da situação aqui na fronteira. Não existe uma fiscalização por parte do Ministério Público, eles estão deixando a desejar”, reclamou.

Anúncios

Cidades

PSOL tem maior parte das candidaturas a vereador indeferidas em Xapuri

Publicado

em

Seis dos sete candidatos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que apresentaram pedido de registro de candidaturas ao cargo de vereador em Xapuri tiveram seus processos indeferidos pelo juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde Pinto.

A razão dos indeferimentos foi a não anexação de documentos exigidos como requisito para o registro das candidaturas. De acordo o chefe do cartório eleitoral local, Japhnis de Paiva, todos os candidatos e partidos foram devidamente informados dos prazos.

“Antes de a intimação ser publicada no mural eletrônico, a partir de quando os prazos passam a valer oficialmente, nós telefonamos para todos para que já fossem agilizando a documentação, mas alguns não se atentaram e agora não podemos fazer mais nada”, explicou.

Tiveram os pedidos de registro negados pelo Juízo Eleitoral de Xapuri os candidatos Pedro Teles de Carvalho, Claudynei Batista de Souza, Erasmo Pereira Verus, Maria Franciane Mendes, Marina Sampaio de Carvalho e Sebastião da Silva.

Os candidatos que não se conformarem com a decisão poderão ainda apresentar recurso aos indeferimentos, havendo, inclusive, a possibilidade do chamado “juízo de retratação”, que ocorre quando o juiz pode rever a sua decisão, seja por razões de mérito ou de legalidade.

“Caso não haja a retratação, o processo é enviado ao Tribunal Regional Eleitoral que julgará o recurso podendo manter ou reformar a sentença do juiz eleitoral”, explicou Luís Gustavo Alcalde Pinto, titular da 2ª Zona, que compreende o eleitorado de Xapuri e Capixaba.

No total, 13 candidatos tiveram seus pedidos de registro até o momento na 2ª Zona Eleitoral, todos postulantes ao cargo de vereador. Para prefeito, sete dos oito que pedirem registro nos dois municípios já tiveram os pedidos deferidos e apenas um ainda aguarda julgamento.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura revitaliza Centro Cultural em seringal do Rio Iaco em Sena Madureira

Publicado

em

O Centro Cultural localizado no Seringal Recife, situado nas margens do alto Rio Iaco, em Sena Madureira, foi totalmente reformado pela prefeitura. A partir de agora, já será reativado e apto para que os moradores da referida comunidade possam usufruir de uma estrutura mais adequada e segura.

A reforma foi um pedido dos próprios moradores da localidade. A gestão municipal assumiu o compromisso em reformar. O salão, que normalmente é usado para reuniões e eventos que acontecem na comunidade, se tornou um local amplo, apropriado e digno aos usuários.

O local estava desativado devido às condições precárias que se encontrava, o que deixava a comunidade sem um espaço apropriado para realização de seus eventos e festividades. Assim que o prefeito tomou conhecimento do caso, atendeu a reivindicação dos moradores.

Agora, aqueles que residem no local podem, novamente, utilizar as dependências do Centro para atividades culturais e demais necessidades.

Continuar lendo

Cidades

Servidores do Detran repudiam exoneração do Diretor de Operações indicado por Rocha

Publicado

em

A saída do Diretor de Operação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), José Tanaca, exonerado na edição da última sexta-feira, 16, do Diário Oficial ainda repercute. Nesta segunda-feira, 19, o Sindicato dos Servidores do Detran do Acre (Sindetran-AC) publicou uma nota onde repudia a demissão.

Tanaca é funcionário de carreira, agente de trânsito, e de acordo com o sindicato, foi exonerado nem qualquer justificativa técnica ou administrativa. O governo do Estado foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre os motivos da demissão de José Tanaca.

Os colegas de trabalho destacam que Tanaca não mediu esforços para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e foi o primeiro servidor efetivo a ocupar o cargo de Diretor no Detran. “No caso da troca deveria manter o cargo com servidor da Autarquia, pois os mesmos têm conhecimentos dos problemas”.

Leia a nota:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Servidores do Detran SINDETRAN- AC, vêm a público repudiar a Exoneração do Diretor de Operações JOSÉ TANACA DA SILVA FERREIRA, sem qualquer justificativa técnica e administrativa e ao mesmo em que se solidariza ao Servidor e manifesta sua gratidão e profundo respeito ao Senhor José Tanaca, por todos os serviços prestados.

Enquanto Diretor de Operações o agente de trânsito José Tanaca não mediu esforços para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, dedicou-se no máximo para trazer melhorias para o órgão. José Tanaca, foi o primeiro servidor efetivo a ocupar o cargo de Diretor do DETRAN/AC, no qual exerceu nesse pequeno período um trabalho excepcional, mostrando que os servidores efetivos tem competência para assumir um cargo de grande importância, e que no caso da troca deveria manter o cargo com servidor da Autarquia pois os mesmos tem conhecimentos dos problemas. O servidor demonstrou durante sua gestão na Diretoria de Operações priorizar o bom atendimento aos usuários, lutou por melhorias para os servidores efetivos. O SINDETRAN gostaria de expressar nossos sinceros agradecimentos ao Vice-Governador Major Rocha pela oportunidade de colocar na Direção um servidor de carreira e reconhecer a importância da valorização dos servidores públicos em cargos de diretoria.

Importante mencionar que em nenhum momento enquanto exercia o cargo de Diretor de Operações demonstrou em seus atos em quanto gestor que estava contra o governo, mas sim contra a má gestão administrativa que impera no órgão, as dificuldades de avanço para a construção de um Detran melhor pra os servidores como nossa diretoria Sindical já vem buscando denunciar e expor para a nossa sociedade a situação precária em que se encontra o Detran. Reconhecemos que durante sua gestão como diretor de operações cada decisão foi realizada com responsabilidade e dedicação para ajudar a construir um novo Detran, e agradecemos por sempre lutar e buscar a valorização dos servidores, por demonstrar uma gestão paute no conhecimento técnico que valorize os servidores de carreira tem como resultado bons resultado para o Departamento e para a nossa população.

Sua passagem pela Diretoria de operações orgulha os servidores

Atenciosamente.
Rio Branco, Acre 19/10/2020
Isacc de Moura Oliveira

Continuar lendo

Cidades

No Alto Acre, Petecão inaugura comitês caminha com candidatos

Publicado

em

O senador Sérgio Petecão (PSD) inaugurou o comitê de campanha do partido em Xapuri, na última sexta-feira, 16, onde também fez uma caminhada com militantes pelas ruas do centro da cidade ao lado do candidato a prefeito Gessi Capelão.

Durante os discursos, o senador afirmou que o seu candidato tem 80% dos votos da zona rural, disse que confia na eleição de Capelão, e reafirmou o compromisso de ajudar o município por meio do seu mandato em Brasília.

“Eu vim aqui para reafirmar o nosso compromisso, dizer a você que nós estamos juntos. Vamos e lhe ajudar, assim como os nossos candidatos a vereadores, como já estamos ajudando, e vamos ajudar muito mais. Nós acreditamos na sua eleição”, disse Petecão.

O candidato Gessi Capelão disse que não quer ser um prefeito como os que já passaram pela prefeitura. Afirmou que com a ajuda do senador, vai resolver problemas de Xapuri que não conseguiu resolver como vereador.

“Quero de prefeito de Xapuri para fazer o melhor pelo meu município. Vamos fazer uma melhor saúde, uma melhor educação. Vamos resolver o problema do saneamento básico de Xapuri que é precário, com muitas valas a céu aberto em muitos bairros”, afirmou.

De Xapuri, Petecão foi a Epitaciolândia, ainda na sexta-feira, onde participou da “Caminhada do 17”, em apoio à candidatura do empresário Everton Soares, do PSL, que tem como companheiro de chapa o radialista Chiquinho Chaves, do PSD.

“O Everton é filho daqui, nasceu, se criou e tem toda a sua família aqui. Ele conhece muito da dificuldade que passa o homem do campo e se preparou para ser prefeito ao lado do nosso amigo Chiquinho, que é da família 55. Nós estamos junto com o Everton”, afirmou o senador.

No sábado, 17, o senador do PSD participou do “Bandeiraço do 15”, em Brasiléia, ao lado da candidata do MDB à prefeitura do município, Leila Galvão, e do deputado federal Flaviano Melo.

Petecão fechou a agenda de visitas na regional indo ao município de Assis Brasil, onde participou de atividade do candidato do PSD à prefeitura, o atual vice-prefeito Zé do Posto.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas