Conecte-se agora

Casos de coronavírus confirmados chegam a 21 no Acre, informa Secretaria de Saúde

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que subiu de 17 para 21 o número de casos confirmados de contágio por coronavírus no estado, segundo o Centro de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, nesta terça-feira, 24.

As quatro pessoas mais recentes a testar positivo para a Covid-19 são um comerciante de 40 anos, um pecuarista de 49 anos, um empresário de 52 e um servidor público de 70 anos.

FOTO: ODAIR LEAL – SECOM

Dois deles contraíram a doença após contato direto com o presidente de uma cooperativa agroextrativista de 81 anos. Outros dois foram infectados por uma pessoa que já tinha sido contaminada pelo mesmo idoso. O homem de 81 anos segue internado na UPA do Segundo Distrito com o quadro estável.

Já os quatro infectados estão em isolamento domiciliar sob monitoramento dos técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas do Estado e do Município de Rio Branco.

Até o momento foram recebidas no Centro de Infectologia Charles Mérieux, 248 amostras, das quais 224 foram descartadas porque deram negativo. Três casos seguem em investigação para coronavírus no Centro Mérieux.

Outro fator é que, dos 21 casos confirmados no Acre, três apresentaram resultado da contraprova positivo para a Covid-19, no Instituto Evandro Chagas, e 18 seguem aguardando o resultado da contraprova.

Anúncios

Cotidiano

Duarte apresenta proposta de microcrédito de até R$ 5 mil para os empreendedores

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo MDB, Roberto Duarte, visitou na tarde desta terça-feira, 22, os comerciantes do bairro Tucumã e aproveitou para apresentar as suas propostas voltadas ao emprego e empreendedorismo.

Na conversa com os comerciantes e moradores, Duarte apresentou o seu programa Pronegócio que prevê oferta de microcrédito produtivo em até R$ 5 mil com juros próximos a zero.

O emedebista colocou como meta para os próximos quatro anos promover a geração de emprego e renda, e apoiar especialmente os empreendedores no enfrentamento da crise pós pandemia.

“A campanha deste ano está diferente e mais curta. Mais do que nunca é fundamental este “olho no olho” da população. Seremos parceiros da iniciativa privada e reduziremos a burocracia a quem quer empreender, com mais oportunidade de trabalho, emprego e renda”, pontuou.

Continuar lendo

Cotidiano

Bocalom e Marfisa lamentam assassinato brutal do primo de Minoru Kinpara

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), e a vice, Marfisa Galvão (PSD), usaram as redes sociais, para externar solidariedade ao candidato à Prefeitura pelo PSDB, Minoru Kinpara, pela morte do seu primo, Levi Freitas de Andrade Paulino, assassinado na tarde desta quinta-feira (22).

Em nota, Bocalom e Marfisa pediu que Deus conforte, proteja e ilumine os familiares e amigos de Kinpara neste momento de dor e choque para todos.

“Em nome de toda a Coligação Produzir para Empregar, cobramos de forma veemente das autoridades de Segurança Pública uma apuração rigorosa dos fatos para que os culpados sejam levados à Justiça e punidos. Rogamos a Deus que conforte, proteja e ilumine os familiares e amigos de Kinpara neste momento de dor e choque para todos nós”, afirmou.

Levi Freitas de Andrade trabalhava na linha de frente da campanha de Minoru, que tenta uma vaga na cadeira de prefeito de Rio Branco e já atuava com o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde sua campanha para o Senado Federal, em 2018. Levi também era presidente da Associação de Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como Sapolândia.

De acordo com a polícia, Levi estava tomando tereré quando homens chegaram em um veículo modelo Celta, de cor prata. Os suspeitos pararam o carro e chamaram a vítima para conversar. Foi então que os criminosos bandidos efetuaram vários tiros contra a vítima.

Levi foi atingido com vários disparos pelo corpo e mesmo baleado correu para dentro de uma residência de uma vizinha, onde caiu morto na área da casa. Após a ação, os criminosos fugiram do local.

Continuar lendo

Cotidiano

Bruno faz primeiro gol pelo Estrelão e termina jogo empatado com o Bragantino

Publicado

em

O goleiro Bruno Fernandes, que voltou oficialmente aos gramados com o Rio Branco, marcou seu primeiro gol com a camisa do Estrelão no jogo desta quinta-feira, 22, em disputa com o Bragantino, do Pará, na Arena Acrena. O gol, marcado no início no segundo tempo, foi bastante comemorado pela equipe rio-branquense.

Bruno marcou o gol após o jogador Vandinho sofrer um pênalti. O goleiro cobrou bem o chute e acertou seu primeiro gol com a camisa do Rio Branco. Mesmo assim, o jogo terminou empatado em 1×1 com o Bragantino, com gol de Edgar, do time paraense.

A disputa ocorre no campeonato do Brasileirão, pela Série D. Com o empate desta quinta-feira, o time do Rio Branco termina a rodada na 4ª colocação do Grupo A. O Estrelão vai voltar ao campo no próximo domingo, dia 25, para enfrentar o time de Ji-Paraná, no interior de Rondônia.

Continuar lendo

Cotidiano

Descentralização no combate à malária reduz 12% os casos da doença no Acre

Publicado

em

O Acre reduziu 12% nos índices que apontam casos de malária no estado. No período de janeiro a setembro de 2019, o estado registrou 9,3 mil notificações da doença. No mesmo período deste ano, foram 8,1 mil casos. Os dados são do Sistema de Informações da Malária (Sivep-Malária).

A vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) garante que o ato de descentralização do combate à malária, com parceria entre governo e prefeituras, contribuiu para a diminuição dos índices da doença nas regiões de maior prevalência, como o Juruá.

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves ainda detêm a maior concentração de casos. Juntos, os três municípios que formam a Regional do Juruá somam 91% do total de notificações de todo o estado. Entretanto, Mâncio Lima e Rodrigues Alves apresentaram redução. De janeiro a setembro deste ano, as duas cidades registraram 2,4 mil casos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 4,2 mil.

Outra redução ainda mais expressiva ocorreu nos municípios de Senador Guiomard e Marechal Thaumaturgo, com diminuições de 33,2% e 44%, respectivamente, se comparados os primeiros 9 meses de 2019, em relação a este ano.

Entre os fatores que resultam na redução de casos, o responsável pela área técnica da malária da Vigilância em Saúde da Sesacre, Dorian Jinkins de Lima, destaca o diagnóstico mais precoce e a descentralização das ações de prevenção e controle da doença. As principais ações desenvolvidas contra a malária são exames diagnósticos, borrifação de veneno nos domicílios e atividades de prevenção e orientação promovidas pelo município, com apoio do governo do Estado, por meio da Sesacre, além da entrega de medicamentos para tratamento nas residências.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas