Conecte-se agora

Empreendedores de festa e cerimonialistas acreanos relatam prejuízos devido ao Covid-19

Publicado

em

Ainda não se sabe qual será o impacto econômico do Coronavírus no Acre e no Brasil, mas ao que tudo indica o setor de comércio e de serviços já está sentindo na pele o efeito do Covid-19.

Em entrevista ao ac24horas, cerimonialistas e empreendedores do ramo, relataram que o setor foi totalmente afetado pelo medo da proliferação do Covid-19. Eles afirmaram que as festas foram canceladas ou adiadas, e eventos com mais de 100 pessoas estão proibidos em todo Acre, seguindo uma orientação do governo.

A medida pegou em cheio quem vive de eventos sociais, principalmente nos fins de semana. Casamentos, aniversários, encontros e festividades de Igrejas ou palestras foram os eventos mais afetados.

Em seu Facebook a cerimonialista, Lina Grasiela, lamentou os acontecimentos, mas ressaltou que o importante é a saúde. Segundo ela, uma boa conversa pode resolver qualquer possibilidade de mal entendido sem a necessidade de apelo jurídico.

“O importante é que todos compreendam que sempre há uma oportunidade para ninguém sair perdendo, relatou.

O empresário Erlande relatou que teve que suspender a festa surpresa que iria realizar para sua esposa Thaune, que está grávida, devido a aglomeração de pessoas.

“Pelo bem de todos, tive que cancelar a festa. Já estava tudo pago, não tive prejuízo porque os contratados eram todos amigos próximos. A família e os convidados entenderam, então, está perfeito”. relatou.

A cerimonialista Darcy Morais, afirmou que o mercado de festa é bastante complexo por envolver profissionais de diversas áreas. Segundo ela, administrar isso é uma responsabilidade que não está sendo fácil. “Nossos clientes sabem das possibilidades do desgaste financeiro e emocional. O pior é fazer a festa e não receber os convidados”, relatou.

O fornecedor de som e estrutura de palco, André de Souza, relatou que nesses primeiros dias de propagação do Vírus teve prejuízo de mais de dez mil reais.

A decoradora de festa Socorro Makowski afirma que também teve prejuízos.

“Prejuízo mesmo só com as flores, elas vêm de São Paulo. Não teve eventos cancelados, e sim adiados, o pensamento é positivo e creio que essa situação será resolvida no tempo mais breve possível”, encerrou.

Anúncios

Destaque 4

OAB/AC e CAA/AC entregam parlatórios e se reúnem com a advocacia de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/AC), e presidentes de comissões, participaram de atividades na Subseção Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, entre os dias 21 e 23 de outubro. Assistência às comunidades do Rio Croa, inauguração de novos espaços e escutas com a advocacia local foram algumas ações realizadas pelos dirigentes.

No dia 21, a OAB/AC prestou assistência jurídica aos moradores das comunidades ribeirinhas do Croa, durante a ação do Outubro Rosa. No dia 22, os advogados entregaram a reforma de dois parlatórios no Presídio Manoel Neri e inauguraram o terceiro. Essa foi a 2ª fase do Projeto Parlatórios, gerenciado pela Caixa de Assistência com o apoio da Ordem dos Advogados.

Para Thiago Poersch, presidente da CAA/AC, o ato representa o compromisso da gestão com a advocacia criminal e os advogados do interior do estado. “A advocacia local recebeu com muita alegria este projeto. Por várias vezes o atendimento era realizado em pé, na grade, mas agora os atendimentos podem ser realizados de forma segura, digna e reservada com o cliente”. A entidade também construirá um parlatório no Presídio Feminino e uma sala de amamentação para as mães advogadas, no Fórum da cidade, além de ampliar a rede de convênios na região.

A visita também proporcionou encontros com a jovem advocacia e com as mulheres advogadas, além de fortalecer e esclarecer sobre as prerrogativas da classe. Erick Venâncio, presidente da Ordem, destacou o empenho dos profissionais em exercerem a advocacia. “Nas nossas visitas ao interior é possível observar que os advogados são verdadeiros guerreiros, já que o acesso a algumas ferramentas é limitado para o pleno exercício do trabalho. Esses dias aqui representam o nosso empenho em oferecer melhores condições aos colegas”, pontuou.

 

Continuar lendo

Destaque 4

Indígenas investem em segurança alimentar para reduzir impacto da Covid-19 em aldeias

Publicado

em

Foto: Divulgação/The Nature Conservancy

Agentes agroflorestais Indígenas no Acre junto com as comunidades vêm há mais de 25 anos enriquecendo as florestas com Sistemas Agroflorestais (SAFs). Graças a estas iniciativas, uma grande quantidade de alimentos é produzida localmente, nas Terras Indígenas, reduzindo a saída em direção às cidades para comprar alimentos.

“Uma das maiores forças do trabalho dos agentes é justamente animar as famílias a plantarem, produzindo a recuperação de áreas degradadas. Esse trabalho valoriza muito a segurança alimentar”, disse Julieta Matos, da Comissão Pró-Índio do Acre, em podcast sobre o tema.

A segurança alimentar nas aldeias diminui as chances de contaminação da doença Covid-19. O projeto Experiências Indígenas de Gestão Territorial e Ambiental no Acre é executado pela CPI com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, e parceria com as Associações das Terras Indígenas, a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre e Organização dos Professores Indígenas do Acre.

Continuar lendo

Destaque 4

Simulação de 2º turno põe Socorro vencendo Minoru Kinpara, Bocalom e Roberto Duarte

Publicado

em

Os números da pesquisa Real Time Big Data divulgados nesta sexta-feira, 23, que colocaram Minoru Kinpara (PSDB) e Socorro Neri (PSB) empatados com 27% na pesquisa estimulada, trazem também a simulação de um eventual segundo turno entre os quatro candidatos melhores colocados no levantamento. De acordo com a simulação, a candidata socialista à reeleição, Socorro Neri, venceria Minoru Kinpara (PSDB), Roberto Duarte (MDB) e Tião Bocalom (PP).

Na avaliação do 1º cenário, onde Socorro disputa com Bocalom, a candidata socialista registra 51% contra 31% do Progressista. Branco ou nulo registrou 12% e não souberam ou não responderam marcou 6%.

Já no cenário 2, onde Neri enfrenta Duarte, a Socialista registra 47% enquanto o emedebista marca 30%. Branco e Nulo marca 12% e não souberam ou não responderam registrou 11%.

No cenário 3, Socorro marca 41% contra 33% do tucano Minoru Kinpara. Branco e nulo registrou 10% e não souberam e não registraram, marcou 16%.

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 850 pessoas e foi realizada entre os dias 17 a 21 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC 06308/2020.

Continuar lendo

Destaque 4

Presidente Jair Bolsonaro tem aprovação de 55% dos acreanos que residem em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Divulgação 

A pesquisa Real Time Big Data divulgada pela TV Gazeta/Rede Record nesta sexta-feira, 23, também trouxe a avaliação das gestões da prefeitura de Rio Branco, governo do Estado e também da presidência da república.

De acordo com o levantamento, quando o eleitor é questionado sobre a satisfação do mandato de Socorro Neri (PSB), 36% considera ótimo/bom e 38% acreditam ser regular. 23% acham ruim ou péssimo e não souberam ou não responderam marcou 3%.

Já com relação a aprovação, 53% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão da socialista e 37% afirmaram desaprovar. Não souberam ou não responderam marcou 10%.

Quando o eleitor avalia o governo de Gladson Cameli, segundo a pesquisa, 49% aprovam e 38% desaprova. Não souberam ou não responderam marcou 13%.

Com relação ao presidente Jair Bolsonaro, 55% dos entrevistados em Rio Branco aprovam a sua gestão e 34% desaprovam. 11% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 850 pessoas e foi realizada entre os dias 17 a 21 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC 06308/2020.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas