Conecte-se agora

Comerciantes descumprem decreto do governo e abrem as portas

Publicado

em

No dia seguinte ao decreto do governador Gladson Cameli que determinou que todo estabelecimento comercial que não se enquadre na comercialização de gêneros de primeira necessidade feche as portas pelos próximos 15 dias, o ac24horas foi às ruas verificar o cumprimento da determinação.

O que a reportagem viu nas foi que grande parte dos comerciantes continua de portas abertas. Lojas de roupas, oficinas mecânicas, materiais de construção, consertos de celulares, estavam funcionando normalmente.

Encontramos uma filial de uma rede de lojas abertas. As vendedoras, com medo de perder seus empregos, preferiram não falar, mas admitiram estarem temerosas em atender o público e não sabiam o motivo da loja está funcionando, mesmo com o decreto.

Conversamos com o gerente, Jonilson Matos. Ele afirmou que a proprietária da loja, que está em quarentena por ter chegado de viagem recente de São Paulo, soube do decreto, mas que não teve tempo de avisar as funcionárias. Afirmou ainda que a loja fecha as portas a partir de segunda-feira, 23, sem explicar o motivo para não fechar o estabelecimento ainda neste sábado e dispensar os colaboradores do trabalho.

Já o comerciante José Maria Bezerra, proprietário de uma loja de materiais de construção, afirma que ficou com dúvidas sobre o decreto e que por isso não fechou as portas. “Eu acho que ficou confuso o decreto. Estou aqui aguardando chegar alguém que me informe se tenho que fechar as portas. Se for preciso, eu fecho sem problema”.

Essa também era a dúvida de um pequeno comerciante de frutas da feira realizada no Mercado da Estação, que é da prefeitura de Rio Branco. A feira funcionou na manhã deste sábado normalmente. “Eu não entendi. Tem gente dizendo que as feiras têm que fechar e tem gente dizendo que como a gente vende comida pode continuar aberto”, diz o feirante que pediu para não ser identificado.

A reportagem do ac24horas passou na frente de vários motéis da cidade. Todos estavam abertos e funcionando normalmente.

Segundo o decreto do governador Gladson Cameli a fiscalização é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública com a ajuda dos demais órgãos fiscalizadores.

A reportagem presenciou diversas viaturas passando nas regiões onde os comércios continuam com as portas abertas sem tomar nenhuma providência. A Sejusp informou que a polícia está atuando e explicou como vai funcionar a fiscalização.

“A polícia já tá atuando. Quem tiver com o seu estabelecimento aberto está sendo criado uma notificação padrão pela Polícia Civil. O proprietário vai ser obrigado a assinar confirmando que está descumprindo o decreto e a polícia vai determinar o fechamento do local”, disse a assessoria da Sejusp.

Quem quiser denunciar um estabelecimento que esteja descumprindo o decreto ou aglomerando pessoas pode denunciar por meio do telefone 181.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Acre

Acre contabiliza 87 novos casos e mais 1 óbito por Covid-19

Publicado

em

O Acre registrou 87 novos casos de contaminação pelo coronavírus no estado, neste domingo, 25. Assim, o número de infectados subiu de 30.217 para 30.304 nas últimas 24 horas.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Acre, mais 1 óbito foi registrado neste domingo, sendo do sexo masculino, cujas iniciais são J. L. S., de 90 anos. Ele deu entrada no dia 9 de outubro, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul e veio a óbito neste sábado, 24, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 687 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 80.262 notificações de contaminação pela doença, sendo que 49.938 casos foram descartados, enquanto 20 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.861 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 61 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre

Candidato mostra buracos deixados em asfalto pela prefeitura

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, o empresário Jarbas Soster, publicou um vídeo neste domingo, 25, mostrando a situação da rua Angico, localizada no bairro Chico Mendes, na capital acreana.

Segundo ele, dezenas de moradores reclamam diariamente por conta da condição da rua. Nas imagens, são mostrados vários buracos no asfalto, alguns com até 15 centímetros de profundidade, que ainda não receberam o restante dos serviços feitos pela equipe da prefeitura.

“Cavaram e faz semanas que não vem colocar o asfalto. As pessoas fazem manobras com risco muito alto de acidentes”, diz Soster no vídeo. “É assim que a prefeitura trabalha na periferia de Rio Branco”, completa.

O candidato afirma que o serviço foi largado no meio do caminho. “As pessoas aqui não tem apoio, assistência. Aqui o asfalto para chegar é a maior dificuldade do mundo”.

Soster alerta que a situação da rua oferece um perigo iminente de acidentes. “Vamos sair do centro da cidade, prefeitura, vamos para a periferia”, pede.

Veja o vídeo:

 

Continuar lendo

Acre

Casal morre ao colidir moto contra árvore em perseguição policial

Publicado

em

Um casal de acreanos morreu na madrugada deste domingo, 25, durante uma perseguição policial na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Samuel Assis Lima de Miranda, 26, e Beatriz Aguiar trafegavam em uma motocicleta modelo Fan 160 quando uma guarnição policial flagrou o casal na contramão da Avenida Jorge Teixeira e deu ordem de parada.

Segundo a polícia, o condutor Samuel não atendeu e seguiu em alta velocidade. A jovem ainda teria gritado para o homem parar, mas ele não atendeu.

A PM fez acompanhamento e uma perseguição foi iniciada. A polícia informou que Samuel entrou na Avenida Tiradentes, ainda em alta velocidade e nas proximidades da Avenida Rio Madeira acabou colidindo a moto em uma árvore. Ambos morreram no local.

A região em que as vítimas colidiram foi isolada e recebeu a presença da perícia criminal. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Continuar lendo

Acre

Belo Jardim I recebe melhoria em infraestrutura e saneamento

Publicado

em

As enxurradas de comentários nos vídeos da série de reportagens que o ac24horas vem mostrando a situação nos bairros de Rio Branco. Revela ainda o interesse que a população da capital tem quando o assunto é investimento público.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, já visitou quase dez bairros nos últimos finais de semana, e tem destacado principalmente as necessidades que as regiões mais afastadas do centro estão tendo. Falta de água tratada, esgoto sanitário e recuperação de ruas é pauta base por onde chega o ac24horas.

Desta vez, o ac24horas foi até o bairro Belo Jardim I, onde a prefeitura está trabalhando e mudando a realidade precária de anos atrás.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas