Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mascarados, deputados aprovam decreto de calamidade no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por unanimidade, os deputados estaduais do Acre que apareceram mascarados na sessão extraordinária desta sexta-feira, 20, aprovaram o decreto legislativo que reconhece calamidade pública no Acre devido o coronavírus (Covid-19). O Estado já diagnosticou até esta hoje, 7 casos de pessoas infectadas.


Os parlamentares acataram o pedido do governador Gladson Cameli. O decreto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e foi relatado pelo líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas).

Anúncios


O pedido do governo ao Parlamento de reconhecer o estado de calamidade pública por conta da ameaça do coronavírus tem uma importante consequência prática: autoriza a Estado a aumentar os gastos públicos e a não cumprir a meta fiscal prevista para este ano.


A solicitação do Poder Executivo foi feita com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O artigo 65 da norma diz que, na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo parlamento ou pelas Assembleias Legislativas, União, estados e municípios estão dispensados de atingir resultados fiscais enquanto perdurar a situação.


O deputado Roberto Duarte (MDB) sugeriu uma emenda que fosse criada um artigo segundo igual o do governo federal para que se fiscalizasse todas as ações econômicas do governo, mas foi negado em plenário na CCJ.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido