Menu

Pesquisar
Close this search box.

Grupos de “informação” no WhatsApp confundem e criam pânico na população

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mesmo diante de um risco de saúde desconhecido e sem precedentes na história recente do Acre e do Brasil, muita gente não tem deixado de lado um costume nocivo de multiplicar informações infundadas e sem procedência na internet, sendo a maioria delas alarmistas, falsas e responsáveis por causar na população insegurança e até pânico.


Foi o que ocorreu no caso de um taxista que procurou o hospital de Xapuri, nos últimos dias, com sintomas fortes de gripe, sendo que, diante da situação de pandemia de coronavírus, o profissional médico de plantão na unidade de saúde encaminhou o paciente ao município vizinho de Brasiléia para a coleta de material para testes que tiveram resultado negativo, segundo se apurou.

Anúncios


Ocorre que, em questão de minutos, dezenas de postagens nos ditos grupos da rede social já propagavam tanto o nome do profissional quanto a falsa notícia de ele teria testado positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. De volta à cidade, o taxista a quem não identificaremos passou a sofrer consequências danosas da disseminação da mentira.


As fake news espalhadas em dezenas de grupos e em mensagens privadas levaram o homem a acreditar, inclusive, que o site ac24horas teria divulgado o seu nome e a falsa informação, o que já foi devidamente esclarecido e explicado a ele – ao telefone – por meio do correspondente do jornal em Xapuri, que em nenhum momento divulgou dados pessoais de qualquer caso suspeito.


A verdade, levada ao público pela boa informação prestada pelo site, é que não existem, entre os casos confirmados de coronavírus no Acre, nenhum que seja procedente de exames realizados por pessoas de Xapuri, até o momento. Existem, de fato, casos suspeitos que estão sendo monitorados e avaliados pelas autoridades de saúde nos âmbitos estadual e municipal.


Nesse momento de crise, o que se espera das pessoas com o mínimo de bom senso é que tenham, ao menos, empatia por aqueles que se encontram em situação à qual todos, sem exceção, estão sujeitos a enfrentar repentinamente. A hora é de as pessoas se preocuparem e se precaverem com o que está por vir, deixando o trabalho de informar para os veículos de comunicação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido