Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vazamentos de informações na UPA colocam em risco a vida de suspeitos com coronavírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde deve instaurar um processo administrativo para apurar informações vazadas por servidores públicos dentro UPA do 2º Distrito, em Rio Branco, unidade referência para quem tem os sintomas do coronavírus. A medida foi proposta pelo vice-governador Major Rocha, que teve o seu resultado vazado nas redes sociais antes de ter acesso a ele.


O ac24horas apurou que alguns profissionais de saúde repassam informações em grupos de WhatsApp e isso tem gerado medo em quem procura um atendimento. A reportagem conversou com uma das pessoas que tiveram o diagnóstico como positivo. “Eu fiz o exame e meia hora depois já estava no grupo que eu estava com o vírus, sem mesmo ter o resultado em mãos. É claro que isso é vazado pelos próprios servidores. Isso fere a ética profissional e de uma irresponsabilidade sem tamanho. Fui ameaçado no caminho de casa”, disse.

Anúncios


O governo já havia informado que se pronunciará oficialmente por meio de dois Boletins a respeito da epidemia no Acre. O primeiro informe é divulgado durante o dia e o segunda no período da noite. A expectativa é que nesta quinta-feira, 19, mais de 50 exames com pessoas suspeitas sejam divulgados oficialmente.


Diretora nega que vazamento saia da UPA

A diretora da Unidade de Pronto Atendimento do 2º Distrito, Dora Vitorino, entrou em contato com o ac24horas para contestar que o vazamento do resultado de casos positivos de coronavírus sejam de servidores da unidade.


“É uma injustiça. Mesmo se alguém dos nossos servidores quisesse vazar um resultado não poderia pelo simples fato de que nós não temos acesso aos resultados. A UPA é o local apenas de coleta. Depois que a pessoa suspeita do coronavírus faz a coleta, ela vai embora. O material é levado para o laboratório, em caso positivo, o que não é do nosso conhecimento, o próprio laboratório entra em contato com essa pessoa pelo telefone que ela deixou no cadastro, informando do resultado, o que precisa fazer e os cuidados necessários”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido