Conecte-se agora

Em Xapuri, Justiça concede isenção do IPVA para portador de doença renal crônica

Publicado

em

Um servidor público do município de Xapuri, acometido de doença renal crônica obteve, em decisão judicial recente, a isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

A sentença, do juiz de Direito Luís Gustavo Alcalde Pinto, titular da Vara Única da Comarca de Xapuri, publicada na edição n° 6.548 do Diário da Justiça Eletrônico, ocorreu em ação ajuizada em desfavor do Estado do Acre e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ao declarar a procedência do pedido, o magistrado considerou que o autor comprovou satisfatoriamente a natureza crônica da enfermidade, por meio da apresentação de laudo médico pericial, demandando a aplicação dos princípios constitucionais da igualdade e da razoabilidade para garantia do direito requerido.

“Não é lógico cobrar o valor de R$ 300 para emissão de (…) laudo pericial, do cidadão, contribuinte, que faz tratamento perante o Sistema Único de Saúde, principalmente possuindo o paciente Laudo Médico idôneo atestando a debilidade física”, lê-se na sentença.

Isenção

Uma parcela considerável da população pode se isentar do pagamento do IPVA por conta de deficiências e limitações físicas ou mentais, algumas doenças crônicas e até mesmo pelo ano de seu veículo. Para isso, é necessário que o candidato se encaixe nos requisitos e faça a solicitação no órgão competente do governo estadual. A isenção de pagamento do IPVA é um direito que deve ser solicitado na Secretaria da Fazenda Estadual e está disponível em todos os estados brasileiros.

Com informações do Portal do TJAC.

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas