Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sesacre esclarece que não há nenhum caso de coronavírus confirmado no Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O coronavírus chegou ou não chegou ao Acre? Essa é a grande dúvida da população, alimentada por notícias falsas, tão comuns em época de internet.


O mais recente caso de fake News foram áudios que se espalharam de forma extremamente rápida dando conta de que italianos tinham entrado no pronto-socorro com suspeita da doença. A Secretaria Estadual de Saúde esclarece que essa informação é falsa.

Anúncios


Por meio de nota, a secretaria condenou as chamadas fake news. “A Sesacre repudia qualquer tipo de manobra para confundir a opinião pública, e que só promove um desserviço para a população, e seguirá informando da forma mais transparente possível para que não pairem dúvidas, medo ou qualquer outro sentimento negativo entre as pessoas”.


Mas se não tem nenhum caso confirmado da doença, o que é verdade em relação ao coronavírus no Acre?


A Secretaria de Saúde, na mesma nota, confirma que existem três casos suspeitos sendo investigados no Acre. São dois estudantes de faculdades de medicina na Bolívia, que estão em quarentena no Hospital Geral de Brasileia e um em Cruzeiro do Sul. Um quarto caso que estava sendo investigado em Rio Branco já foi descartado.


A saúde acreana não divulgou uma previsão de divulgação dos resultados dos exames que vão confirmar ou descartar a chegada do coronavírus no estado.


Leia a nota completa da Sesacre: 


ÁUDIOS DE ESTRANGEIROS COM CORONAVÍRUS NO ACRE SÃO FALSOS


No Acre, não há nenhum caso de covid-19 confirmado; em Rio Branco, foi descartada a doença em paciente que fez exames em ambulatório particular; estado segue com apenas três suspeitas


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem a público esclarecer que são falsas as informações de que dois indivíduos de cidadania italiana teriam sido internados na enfermaria destinada ao isolamento do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).


A Sesacre, por meio do seu Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que ainda não houve nenhum caso cofirmado de coronavírus no Pronto-Socorro de Rio Branco, nem em qualquer outra unidade hospitalar. E que muito menos recebeu quaisquer estrangeiros com sintomas da doença.


Por isso, pede para que a população não se deixe levar pela irresponsabilidade de quem tenta instalar o medo, disseminando áudios irresponsáveis sobre fatos que jamais aconteceram.


Neste momento, uma centena de profissionais trabalha incessantemente, promovendo treinamentos, organizando protocolos, informando sobre as formas de contágios e os cuidados de prevenção, todos em vigilância para que a população exerça o seu direito de estar bem informada e segura sobre a situação.


A Sesacre repudia qualquer tipo de manobra para confundir a opinião pública, e que só promove um desserviço para a população, e seguirá informando da forma mais transparente possível para que não pairem dúvidas, medo ou qualquer outro sentimento negativo entre as pessoas.


VAMOS AO QUE É VERDADE

Anúncios


No Acre, havia quatro casos suspeitos de coronavírus, dos quais um deles, em Rio Branco deu negativo. Essas pessoas são acreanas e retornaram do exterior recentemente.


São dois estudantes de faculdades de medicina na Bolívia, que estão em quarentena no Hospital Geral de Brasileia, um em Cruzeiro do Sul e o quarto em Rio Branco, que procurou uma unidade médica particular, mas já com diagnóstico negativo para a doença.


Em hipótese alguma, essas pessoas deixaram de ser monitoradas pelo serviço de atenção básica em saúde de seus municípios e também pelo DVS, o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, que acompanha todos os casos com o apoio de infectologistas.


É preciso deixar claro que NO ACRE NÃO TEMOS NENHUM CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS.


Rio Branco, AC, 8 de março de 2020


Glória Nascimento


Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido