Conecte-se agora

Acre representa o Brasil em evento ambiental em Oaxaca, no México

Publicado

em

O Acre participou da Reunião do Comitê Global de Povos Indígenas e Comunidades Locais, na cidade de Oaxaca, México, realizado pela Força Tarefa de Governadores pelas Florestas e Clima, GCF-TF. Quem representou o Governo do Acre foi a diretora-executiva do Instituto de Mudança Climáticas (IMC), Julie Messias, que também responde pelos estados da Amazônia brasileira, no Comitê Global, e Francisca Arara os povos indígenas.

O evento possibilitou ajustes necessários à governança e traçou o planejamento das ações, além de identificar com maior clareza as representações do Comitê Global Para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais para os próximos anos. A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira, 3, e encerra nesta quarta-feira, 4.

“O Acre é referência quanto à implementação das políticas públicas voltadas para redução do desmatamento e a proteção da biodiversidade. O Governo do Estado do Acre é pioneiro e segue investindo em desenvolvimento de baixo carbono estruturando programas que remuneram e premiam o esforço pela conservação das florestas”, destaca a diretora executiva, Julie Messias.

Francisca Arara destaca a representatividade e participação efetiva dos povos indígenas na tomada de decisões.

“A comunidade indígena tem voz ativa dentro desse processo. Estamos construindo as estratégias para que possamos contribuir, juntos, para a redução do desmatamento. Acreditamos que o diálogo é o caminho para o cumprimento das metas de conservação florestal, ao mesmo tempo em se constrói as agendas com a participação ativa dos povos indígenas e comunidades locais”, ressalta Francisca Arará.

O encontro reúne representantes do Brasil, Peru, México e Indonésia. Além das gestoras do IMC, participa também o representante das comunidades tradicionais dos estados da Amazônia Legal, Joaquim Corrêa Belo, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas