Menu

Após chuvas intensas, nível do Rio Iaco sobe 5 metros e se aproxima da cota de alerta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Iaco, em Sena Madureira, amanheceu nesta segunda-feira (02) marcando 11,05 metros de profundidade. O manancial encheu cerca de 5 metros nos últimos dias, após intensas chuvas na região.


De acordo com a coordenadoria municipal da defesa civil (CMDC), na semana passada o nível do rio estava na casa dos 6 metros, e não é descartado um possível transbordamento.

Publicidade

“Tivemos cheia até no mês de maio, em anos anteriores. Na gestão do ex-prefeito Vanderlei Zaire, por exemplo, no mês de abril estávamos tirando pessoas alegadas em bairros vulneráveis, portanto, não podemos descartar a possibilidade de uma enchente maior, mas vamos torcer para que isso não volte a ocorrer ente ano”, disse Carlos D’Ávila, representante da CMDC.


Apesar da cheia, o manancial ainda se mantém a 3 metros da cota de alerta estabelecida em 14 metros de profundidade. Já o nível para transbordamento em Sena Madureira é de 15,20 metros.


Em caso de necessidade, a prefeitura já dispõe de um plano de emergência previamente elaborado para retirar famílias atingidas, que, normalmente, são levadas em caminhões para casas de familiares ou abrigos públicos.


Por Aldejane Pinto


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido