Menu

Cine Recreio se torna opção para quem gosta de filmes fora do ‘circuito Hollywood’

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com apenas um cinema em Rio Branco, este focado nas produções comerciais de Hollywood, quem tem apreço por filmes europeus e asiáticos que fogem do grande circuito sentia falta dessas produções em tela grande. Felizmente, essa realidade tem mudado com o trabalho realizado pelo Cine Teatro Recreio, que tem proporcionado aos cinéfilos produções consagradas em outros países. Assim foi, por exemplo, com o filme sul coreano “Parasita”, que acabou sendo o primeiro filme não falado em inglês a ganhar o Oscar.


A partir desta quinta-feira, o Cine Teatro Recreio, localizado no calçadão da Gameleira, pertencente à Fundação de Cultura Elias Mansour, do Governo do Acre, começa a preparar a oferta de novos filmes.

Publicidade

Até o ano passado, o cine articulava com aproximadamente oito distribuidoras de cinema, que alimentavam o catalogo semanal de estreias no Cine Recreio e conectavam a capital acreana ao circuito nacional e internacional de lançamentos cinematográficos.


Mas este ano essa oferta vai se diversificar ainda mais, com mais quatro novas distribuidoras que começam a operar no estado graças ao projeto Cine Teatro Recreio AC. Elas são: Pandora Filmes, representante de filmes como Parasita, recente ganhadora do maior reconhecimento do Oscar, além de Pagu Pictures, California Filmes e Arteplex Filmes. Isto significa que, além da oferta de cinema brasileiro e latino que já se tem, se soma os lançamentos de obras europeias, asiáticas e filmes norte-americanos independentes.


Só entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de abril, o Cine Recreio contará com a presença de filmes premiados nos principais eventos cinematográficos do mundo, com a direção de importantes diretores vindos da França, Itália, Alemanha, Eslovena, Sérvia, Croácia, Estados Unidos, além do Brasil.


“Dependendo da resposta do público, esta porta que hoje está aberta e que garante a diversidade cinematográfica em Rio Branco, com cinema de qualidade, ainda pode melhorar”, disse o curador e responsável do projeto Marcelo Cordeiro. “Uma oportunidade única para sair da bolha imposta pela indústria, além de abordar um cinema que é prestigiado nos circuitos mais seletos ao redor do mundo, ampliando horizontes, gostos e preferências a partir de filmes provocadores, iconoclastas, irreverentes, críticos e entretidos entre outros aspectos”, adicionou.


Nesta quinta, estreiam dois filmes: De quem é o sutiã? – que trata da última viagem de Nurlan, que não sai como o esperado. Antes de se aposentar, o solitário maquinista faz mais uma vez o percurso até Baku (Azerbaijão). Mas ele embarca em uma aventura inusitada quando encontra um sutiã azul e parte em busca da dona pelas ruas da cidade. As sessões acontecem às 18 horas.


O outro filme é o italiano Martin Eden – Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador. As sessões acontecem às 19h30. Os ingressos custam R$ 8 e R$ 16.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido