Menu

Corpo de Bombeiros resgata filhotes de pacarana no centro de Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada na noite dessa segunda-feira, 17, para realizar o resgate de um casal de “Dinomys branickii”, conhecidos popularmente como pacaranas. Estes são o terceiro maior roedor do mundo e encontra-se em situação de extinção. Os animais estavam na região central da cidade de Xapuri quando moradores acionaram os militares.


Chegando ao local, os bombeiros viram que se tratava de um casal de filhotes. A pacarana também é chama de ‘paca de rabo’. Os bichos foram capturados e, por se tratar de filhotes, a situação foi repassada aos funcionários do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Rio Branco.

Publicidade

O IBAMA se comprometeu em enviar um técnico especializado para realizar o translado dos animais para Rio Branco para procedimentos cabíveis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o número dessas populações silvestres vem decaindo devido à destruição de seu habitat e sua caça excessiva para consumo.


O animal habita o noroeste da Venezuela e Colômbia até o ocidente da Bolívia, em planaltos. No Brasil, habita no Acre e oeste do Amazonas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido