Conecte-se agora

PT e PSB devem seguir com aliança para tentar reeleição em Xapuri

Publicado

em

Uma parceria que tem dado certo. É assim que o prefeito de Xapuri e pré-candidato à reeleição, Ubiracy Vasconcelos (PT), define a aliança com o PSB, do deputado estadual Manoel Moraes, que venceu a última eleição municipal. A vice-prefeita, Maria Auxiliadora, é esposa do parlamentar e tem exercido efetivamente o cargo, coisa incomum na história das gestões municipais, quando, geralmente, os vices são mantidos a certa distância da prefeitura.

Mesmo assim, a companheira do deputado não deverá voltar a compor uma futura chapa à reeleição. Não por desejo de Ubiracy, mas por decisão da própria família Moraes, que tem outros planos, de acordo com fonte ligada ao grupo político. A partir do ano que vem, Maria deverá se dedicar mais aos negócios da família. Desta maneira, o PSB indicaria o atual secretário municipal de saúde, Wágner Menezes, ou o advogado Maxsuel Maia.

Manoel Moraes também avalia positivamente a parceria com o PT no município. No entanto, mesmo havendo muitos motivos para a aliança prosseguir, o deputado diz que todos os cenários serão analisados para uma decisão sensata. Segundo ele, nas conversas sobre o futuro da parceria ficou explicado que o PSB vai priorizar a chapa para vereadores, pois há a orientação da direção nacional para que partido tenha candidatos.

“Falei que precisa de estrutura vinda de Brasília. Precisamos conversar com as pessoas que querem ser candidatas e levar para uma reunião com a direção partidária para uma melhor avaliação e possível encomenda de pesquisa. Nossa parceria com o Bira tem sido boa e será, também, colocada para avaliação da direção local. Temos que analisar todos os cenários para uma decisão acertada. Em resumo está assim. Até abril definimos”, comentou.

O prefeito Ubiracy Vasconcelos afirma que sobre a continuação da aliança com o PSB, o pensamento do PT é o de “sempre somar e multiplicar, não dividir”. Segundo ele, a posição do partido é de fortalecer a proposta “Xapuri de Mãos Dadas”, acreditando que há espaço para agregar pessoas ou partidos que estejam dispostos a se doar em prol do coletivo. Nesse sentido, ele afirma que a renovação da parceria depende apenas de ajustes.

“Especificamente, no caso do PSB, temos uma parceria de três anos de administração bem sucedida e creio que a discussão daqui pra frente depende de ajustes no tamanho da responsabilidade de cada partido e na possível divisão dessas responsabilidades com outros possíveis partidos e pessoas que queiram se incorporar à luta de uma Xapuri cada vez melhor”, disse o prefeito.

Nem carne, nem peixe

Em Xapuri, Bira Vasconcelos é apontado até mesmo por adversários como favorito à reeleição. Tem feito uma administração equilibrada com os poucos recursos de que o município dispõe, o que tem lhe rendido boa avaliação. Outro fator que conta a favor do gestor petista é que, apesar de convicto de suas posições, se relaciona bem com gregos e troianos e muito menos gosta de bancar o doutrinador. Nem carne nem peixe, como se costuma dizer.

Anúncios

Acre

No Acre, PRF apreende quase 100 mil cigarros contrabandeados

Publicado

em

Milhares de pacotes de cigarros contrabandeados e dezenas de pneus ilegais foram apreendidos durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 24, no município de Senador Guiomard.

Um homem foi preso após os PRFs abordarem o motorista de um caminhão boiadeiro, no Km 91 da BR-317. Foram localizados 4.725 pacotes, contendo cerca de 945 mil cigarros de origem estrangeira, e 38 pneus irregulares. Uma equipe da Polícia Militar do Acre (PMAC) apoiou na ocorrência.

O caminhoneiro recebeu voz de prisão e foi conduzido, com o veículo e toda a mercadoria apreendida, à Sede da Polícia Federal, na capital acreana, para os procedimentos pertinentes.

Continuar lendo

Acre

Gladson está engajado pela Loren Medeiros no The Voice Kids

Publicado

em

O governador Gladson Cameli engajou-se em em apoio à jovem acreana Loren Medeiros em mais uma etapa eliminatória no The Voice Kids, programa que revela talentos da música internacional.

“Ela também é lá de Cruzeiro do Sul e está participando do programa The Voice Kids, da Globo. Neste domingo, dia 27, basta votar no site ou app do Gshow”, disse o governador.

Ela faz parte do Conservatório Musical do Juruá, projeto do Ministério Público do Acre que ajuda jovens através da música em Cruzeiro do Sul.

“Vamos ajudar a Loren a ganhar a competição e chegar na semifinal. Conto com a participação e torcida de vocês”, pediu Gladson.

Continuar lendo

Acre

Xapuri tem a pior qualidade do ar no Acre, nesta quinta-feira

Publicado

em

Entre os 10 municípios com mais focos de queimadas no país nas últimas 24 horas, Xapuri tem fumaceiro nesta quinta-feira, 24, e o pior registro de qualidade do ar no Acre no começo da manhã, de acordo com o sensor de monitoramento instalado na sede do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 17 focos de calor detectados no município nesse período pelo satélite de referência AQUA Tarde. Brasiléia, com 31 focos, Sena Madureira, 24, e Rio Branco, 19, também figuram entre os que mais tiveram ocorrências registradas pelo órgão.

No Acre, há mais de 30 sensores que monitoram a qualidade do ar. Os equipamentos são parte de um projeto entre o Ministério Público do Acre (MP-AC), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e órgãos de saúde e do meio ambiente do estado acreano.

Por volta das 6h30 desta quinta-feira, o monitoramento registrou uma máxima concentração de material particulado de 280 (US EPA PM2.5 AQI), representa que todos podem sofrer efeitos mais graves na saúde se forem expostos a essas condições por 24 horas.

Em 2020, o Acre já registra 6.8397 mil focos de queimadas, o maior índice desde 2003.

Continuar lendo

Acre

Casos de pessoas com sintomas gripais caem para 5,4% no Acre

Publicado

em

Caiu de 12,8% em maio para 5,4% em agosto a faixa da população do Acre que disse ter sentido algum sintoma de gripe no período. O número de pessoas que disseram ter sentido os sintomas conjugados também caiu substancialmente no período: de 3,9% para 1,3%. Os dados são do IBGE.

Já o percentual de pessoas que fizeram algum teste para detectar Covid-19 e o de pessoas que testaram positivo subiu um pouco entre julho e agosto. Quem fez algum teste eram 5,1% da população em julho e subiu para 6,0% em agosto – e quem testou positivo eram 1,3% e depois 2,0%.

A Unidade da Federação com o maior percentual de testes realizados foi o Distrito Federal, com 19,4%, seguida por Piauí (14,4%) e Roraima (12,0%). Por outro lado, Pernambuco registrou o menor percentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%).

No país, praticamente não houve diferença no percentual de pessoas de homens e de mulheres que fizeram algum teste para coronavírus, 8,3% e 8,7%, respectivamente. Por grupos de idade, o maior percentual foi entre as pessoas de 30 a 59 anos de idade (11,9%), seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (9,5%) e, entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, 7,3% realizaram algum teste.

Quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste, entre as pessoas sem instrução ao fundamental incompleto, 4,4% e, entre aqueles com superior completo ou pós graduação, 17,9%.

Quanto maior a classe de rendimento domiciliar per capita, maior o percentual de pessoas que realizaram algum teste para Covid-19. chegando a 18,0% para as pessoas no décimo mais elevado e abaixo de 5,0% nos dois primeiros décimos. O percentual de pessoas que testaram positivo variou 18,7% (no 10° décimo) a 26,4% (no 2° décimo).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas