fbpx
Conecte-se agora

Em ano eleitoral, prefeitos celebram presença de coordenador do Programa Calha Norte

Publicado

em

Fotos: Diego Gurgel/Secom

Na tarde desta quinta-feira 13,, aconteceu a primeira assembleia geral da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) em 2020.

O encontro, além da participação de 17 prefeitos, do governador Gladson Cameli e do coordenador da bancada do Acre em Brasília, Senador Sérgio Petecão (PSD), teve como principal atrativo a presença do General Ubiratan Poty, Diretor do Programa Calha Norte.

O programa, criado em 1985 pelo Governo Federal diante de uma preocupação dos militares sobre a causa amazônica. Desde 1999 sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Calha Norte tem o propósito de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado e sustentável da região amazônica. O programa abrange 379 municípios, distribuídos em oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (faixa de fronteira), Pará, Rondônia e Roraima.

A vertente civil do programa atua na promoção do desenvolvimento regional, com a construção de estradas, escolas, hospitais, portos, a implantação de rede elétrica urbana e rural, entre outros. A vertente militar desempenha ações em prol do desenvolvimento sustentável regional com a adequação de embarcações e o ajustamento das unidades militares e da infraestrutura dos pelotões especiais de fronteira.

Para os municípios acreanos, o Calha Norte tem tido um papel essencial para facilitar a chegada de recursos e tentar desburocratizar os trâmites em Brasília que tanto dificultam a liberação de dinheiro.

No município de Brasileia, por exemplo, a prefeita Fernanda Hassem explica que 80% dos recursos executados pela prefeitura são do Calha Norte. “Não é possível comparar a nossa realidade com a de outros locais, por conta das nossas peculiaridades. Para se ter uma ideia, estamos em 2020 e estamos recebendo emendas de 2017. Quando a gente vai começar a obra, os valores estão todos defasados”, diz Fernanda Hassem, prefeita de Brasileia.

Fotos: Diego Gurgel/Secom

Se depender do conhecimento da realidade acreana, os prefeitos podem esperar um ano de muitos recursos. O General Poty morou no Acre quando serviu o Exército e depois voltou a morar no estado como comandante de Batalhão. “Eu morei em Assis Brasil quando era soldado do Exército. O Calha Norte se vale da estrutura e do conhecimento do Exército, Marinha e Aeronáutica para ajudar esses municípios. Acompanhamos todo o processo para que as prefeituras possam usar esses recursos da melhor forma possível e que beneficie o maior número de pessoas”, explica Poty.

Nos últimos 3 anos, somados com o que vai ser investido este ano, os valores do Calha Norte no Acre chegam a 167 milhões de reais. “Levando em consideração o tamanho do estado, se aplicarmos bem esses recursos irá melhorar muito a vida da população”, destaca o General.

O ano de 2020 é extremamente importante para os prefeitos. Afinal é ano de eleição e os gestores têm poucos meses para mostrar serviço, já que a maioria será candidato à reeleição ou dará apoio à algum candidato. Obras espalhadas pela cidade significa mais chances de vitória.

“Temos muitas obras em Sena do Calha Norte. Uma das principais é a orla de 1 milhão de reais que estamos construindo e esperamos concluir no verão ainda deste ano”, afirma Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira.

A presidente da AMAC, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, ressaltou a importância o coordenador do Calha Norte conhecer a realidade acreana. “General Poty já morou no Acre, em Assis Brasil e Brasileia. Para nós prefeitos significa um fôlego novo ter alguém como coordenador de um programa tão importante que conhece a nossa realidade e que compreende as nossas particularidades, sem querer comparar, por exemplo, o custo de uma obra aqui em relação a outras regiões do país.

Fotos: Diego Gurgel/Secom

Este slideshow necessita de JavaScript.

 




Propaganda

Destaque 4

Pró-Saúde agora é Igesac e servidores irão cuidar de até 40% das unidades no Acre

Publicado

em

A autarquia que substituirá o Pró-Saúde se chamará Instituto de Gestão de Saúde do Acre, o Igesac. Ela terá autonomia para gerenciar até 40% das unidades de saúde do Estado. Esse percentual, no entanto, pode ser menor. Com o advento do Igesac, os servidores que eram do Pró-Saúde serão os gestores das unidades.

“A ideia é que os servidores do Igesac deixem de ser mão de obra do Estado e passem a administrar unidades inteiras. Agora, embora 40% das nossas instalações possam ser repassadas, isso não significa que tenha que ser esse percentual, pois ele pode ser menos que isso: 10% ou 15%”, explicou Marcelo Chaves Batista, diretor do Pró-Saúde, à Agência de Notícias do Acre.

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, entende que a criação do Instituto dará melhores condições de trabalho os profissionais que hoje compõem o Pró-Saúde e que passarão a integrar o Igesac. “Um dos benefícios é a melhoria da qualidade no número de atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde”, observou Alysson.




Continuar lendo

Destaque 4

Conheça Alina Costa, cantora acreana que participará de uma competição nacional

Publicado

em

Em busca de um lugar ao sol, Alina Costa, resolveu apostar em uma competição, batizada de Cantorxbr, realizada em Garanhuns, interior de Pernambuco, que buscar revelar novos cantores e compositores de todo o Brasil.

Dona de mais de 30 composições, Alina não pensou duas vezes e se inscreveu. Passou na primeira etapa e agora vai para a fase final a partir do dia 2 de março.

O problema é que a organização da competição, que tem o produtor do grupo Aviões do Forró como padrinho, não cobre as despesas do evento. Como Alina não tem grana suficiente para custear passagens, alimentação e estadia em Garanhuns, resolveu fazer uma vakinha online.

Convidada do Boa Conversa, Alina fala do sonho de participar da competição e canta algumas de suas principais composições.

Assista e ajude o talento acreano a chegar em Pernambuco.

video

Ouça no spotify




Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas