Conecte-se agora

Candidatos de concurso estariam comprando certificados para comprovar exigência de cargo

Publicado

em

Uma denúncia séria e que precisa ser averiguada de forma urgente.

Um candidato que fez o o último concurso para a Secretaria Municipal de Educação (SEME) da Prefeitura Municipal de Rio Branco denunciou ao ac24horas uma suposta fraude com a compra de certificados para a comprovação exigida pelo cargo.

Isso é algo muito sério, pois trata-se de concurso efetivo, em que muitos que tem qualificação de forma legal estão aguardando serem chamados, enquanto alguns não tem qualificação e estão comprando certificados. Alguém tem que tomar uma providência contra esse absurdo”, diz o candidato que pediu para não ter a identidade revelada.

Como prova das denúncias, o candidato enviou prints de conversas em um grupo de WhatsApp onde se oferece de forma explicita cursos com carga horária de 360 horas pelo valor de 300 reais. A pessoa deixa claro que a entrega do certificado é imediata logo após o pagamento.

Uma outra pessoa diz na conversa que já comprou vários certificados e sempre deu certo. Deixa a entender ainda que comprou um diploma de curso superior de administração pelo valor de R$ 1.200.

Outros aprovados se revoltam com as conversas. “Depois reclamam que os políticos são corruptos”, diz um deles.

Os candidatos aprovados tem até esta quinta-feira, 13, para a entrega dos exames médicos e toda a documentação exigida pelo edital.

Anúncios

Destaque 4

Polícia Civil prende suspeitos de matarem travesti a pauladas em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil Acre, por meio da Delegacia de Proteção a Pessoa (DHPP), após um trabalho minucioso de investigação, conseguiu prender no início da tarde desta segunda-feira, 3, Vitor Alexandre da Silva Junqueira, 19 anos, e Rafael Kevin Araújo Braga, 21 anos, envolvidos na morte da travesti Fernanda Machado da Silva, de 27 anos. Fernanda foi morta a pauladas na madrugada do dia 25 de junho de 2020 na rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em Rio Branco.

As investigações demonstraram que a vítima sofreu várias agressões após ser acusada de ter furtado um aparelho celular de dois homens. Mesmo a travesti negando que tivesse feito o furto, duas pessoas começaram a espancar a vítima com pedaços de pau.

No momento da prisão dos envolvidos, os agentes da DHPP prenderam uma mulher em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.Na ocasião foram apreendidos: 548 trouxinhas, papelotes e barras substância de entorpecentes, balança de precisão e outros objetos que configuram o delito.

Continuar lendo

Destaque 4

Regras do futebol impedem goleiro Bruno de jogar pelo Rio Branco FC com tornozeleira

Publicado

em

O pedido do promotor de justiça Tales Tranin para que o goleiro Bruno Fernandes, contratado pelo Rio Branco, use tornozeleira eletrônica, já que cumpre pena no regime semiaberto, pode esbarrar em um problema prática caso seja aceito pela justiça.

É que as regras do futebol profissional proíbem que um atleta entre em campo com qualquer material que não seja os que estão estabelecidos na lei que regulamenta o esporte em todo mundo.

As regras do futebol são as mesmas em todo o mundo e são estabelecidas pela FIFA por meio de um comité chamado International Football Association Board (IFAB). Em sua regra 4 estão definidos os equipamentos básicos e obrigatórios que devem ser usados por cada jogador: camiseta, calções, caso usem calções térmicos, estes deverão ter a cor principal dos calções do uniforme, meias, caneleiras e calçados. Cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

A regra é clara em relação a outros materiais. “Não é permitido nenhum tipo de material que possa vir causar prejuízo ao jogador ou ao adversário. O único é saber se foi aberto algum precedente via judicial que permita o uso”, diz Carlos Ronne Casas, árbitro de futebol por quase 20 anos no Acre.

Como Bruno, condenado a mais de 20 anos pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samúdio e o sequestro e cárcere privado do filho Bruninho, tem autorização para voltar a trabalhar, a tendência é que o pedido de uso da tornozeleira eletrônica não seja aceito pela justiça ou a CBF teria, o que é mais difícil, autorizar o uso do equipamento por parte do atleta.

Continuar lendo

Destaque 4

Uma pessoa infectada por coronavírus contaminou pelo menos outras duas no Acre

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE - AC24HORAS.COM

O Acre chegou nesse sábado, dia 1° de agosto, a 535 mortes por Covid-19. Um número maior que o contabilizado em três Estados: Roraima, com 513 óbitos; Mato Grosso do Sul, com 389; e Tocantins (390). No entanto, o número de casos confirmados até agora, 19.930 pessoas infectadas, coloca o Acre em último lugar em testes positivos entre os Estados.

A taxa de letalidade no Estado é atualmente de 2,7%, e a incidência da doença é de 2,25 casos por 100 mil habitantes. Ou seja: uma pessoa infectada está contagiando pelo menos outras duas.

A média móvel dos últimos 7 dias é de 182 casos positivos e 7 óbitos/dia. A média móvel de mortos deste primeiro dia de agosto alcança a marca do dia 26 de junho, quando essa média foi de 8 mortos.

De acordo com as semanas epidemiológicas, os casos da Covid-19 apresentaram tendência de aumento até a semana 21, a partir da semana 22, os casos confirmados apresentam flutuações. Os óbitos ocorreram entre os dias 6 de abril a 31 de julho. Os dados são do Conselho Nacional de Secretário de Saúde e da Secretaria Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Continuar lendo

Destaque 4

Bombeiros do Acre lutam para combater aumento das queimadas em meio à pandemia

Publicado

em

Nem precisa olhar o céu para entender que climas ruins nos aguardam nesse período que ainda resta de verão. A fumaça apenas evidencia a gravidade das queimadas em toda a região Amazônica. O costume de queimar no quintal sem se preocupar com os resultados parece não incomodar quem queima.

Resultado disso são as centenas de crianças e idosos chegando aos hospitais do Acre por problemas de saúde provocados pelas constantes queimadas. O ac24horas foi às ruas e acompanhou o desespero de algumas famílias que, impotentes, apenas torciam para o fogo não chegar às suas casas.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros que, mesmo com toda sua estrutura, sofreu para conter o fogo que invadia a sede da associação de catadores de recicláveis, em Rio Branco.

O aumento de mais de 100% nas queimadas urbanas faz com que os bombeiros não consigam chegar a todos os lugares solicitados. Os números relacionados ao mesmo período do ano passado assustam. De acordo com assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros do Acre, o estado saiu de 1.100 ocorrências em 2019 para mais de 2.400 em 2020. São apenas 9 batalhões funcionando em todo Acre, destes, 3 na capital acreana.

Acompanhe o vídeo e saiba mais:

video

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas