fbpx
Conecte-se agora

Esquecidos pelo poder público, missionários tapam buracos de ramal por conta própria

Publicado

em

Cansados de esperar pelo poder público, os missionários da Jocum (Jovens com Uma Missão) se reuniram na manhã desta sexta-feira (07), para tentar amenizar problemas com o tráfego no Ramal do Rodo, localizado na Estrada do Amapá, na capital acreana.

Em entrevista a reportagem do ac24horas, a equipe da Jocum confirmou a iniciativa popular e voluntária do serviço de tapa-buraco em parceria com o DNIT, que forneceu o material asfáltico, enquanto os missionários contribuíram com a mão de obra.

Eles relataram que a ação se deu mediante a urgente necessidade da comunidade, que tem sofrido com buracos e, consequentemente, com constantes assaltos ao longo do ramal. A iniciativa se deu a partir de reunião da Assembléia de obreiros com apoio dos pastores, Fátima e Daniel Batistela.

“Conseguimos junto ao DNIT esse material asfáltico e estamos fazendo de forma voluntária esse serviço de tapa-buraco, já estamos no inverno e não dá para esperar, tem veículos que estão sendo quebrados. É uma ação da própria comunidade para poder de uma forma emergencial melhorar a situação aqui”, relatou o pastor Daniel Batistela, responsável por coordenar essa intervenção na comunidade.




Propaganda

Destaque 4

Unidade do IBGE no Acre já se prepara para o Censo 2020; edital sai no começo de março

Publicado

em

Com atraso de quase um ano, o edital com mais de 200 mil vagas para o Censo 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será publicado no início do mês de março, segundo previsão divulgada na semana passada pelo órgão. O processo para contratar trabalhadores temporários para o censo demográfico brasileiro, nas funções de recenseador e agente censitário, foi anunciado em maio do ano passado.

A banca organizadora do concurso, será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Serão 196 mil vagas para recenseador, mais de 23 mil para agente censitário supervisor e pouco mais de 6 mil para agente censitário municipal. Segundo o IBGE, os detalhes adicionais, como o nível de escolaridade exigida, só serão divulgados na publicação do edital.

No Acre, a Secretaria Estadual de Educação do Acre vai ceder espaços em escolas e equipamentos multimídia para o treinamento das equipes que vão trabalhar no Censo Demográfico 2020 no estado. A parceria foi firmada com a Unidade Estadual do IBGE (UE/AC) durante reunião realizada no último dia 4 de fevereiro, na capital, Rio Branco.

No encontro, a equipe da UE/AC também apresentou ao secretário estadual de Educação, Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, o projeto IBGEeduca, ferramenta que pode auxiliar os professores na sala de aula. A plataforma online reúne conteúdos didáticos criados a partir das pesquisas do IBGE e disponibilizados gratuitamente na internet.

O encontro aconteceu na sede da secretaria Estadual de Cultura e Esportes e contou também com a participação do professor José Rego, chefe do Departamento de Gestão da pasta. Rego fará as intermediações entre o IBGE e as coordenações dos núcleos de educação do estado para que os espaços sejam cedidos instituto.

A Unidade Estadual do IBGE (UE/AC) também recebeu, no último dia 3 de fevereiro, os novos agentes censitários operacionais (ACOs) e os coordenadores censitários subáreas (CCS) para formalização dos contratos. Eles vão atuar no Censo Demográfico 2020, no Acre.

A recepção dos novos servidores temporários foi feita pelo coordenador operacional, Sebastião Júnior, pela coordenadora de treinamento, Gardênia de Oliveira, e pelo coordenador da área Rio Branco, Gilvan Ferreira. Também participaram da primeira interação o coordenador de informática, Raphael Dias, e o coordenador de área de Brasiléia, Ednaldo da Silva.

Com o objetivo de ambientar os novos colaboradores com as atribuições de seus respectivos cargos, foram citadas algumas das atividades que serão desenvolvidas por eles durante a operação censitária. Foram abordadas também, metodologias de treinamento de pessoal, bem como demais trabalhos de preparação prévia que antecedem o processo de coleta do Censo.

Os ACO’s e os CC’s também estão conhecendo, na prática, os principais conceitos apresentados pelo IBGE como Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), através do acompanhamento das equipes em campo.

Com informações do Portal do IBGE.




Continuar lendo

Destaque 4

Relatório de Mailza que obriga salário-maternidade em até 30 dias é aprovado

Publicado

em

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou o relatório da senadora Mailza Gomes do projeto de 5.225/2019 que determina o pagamento do salário-maternidade, diretamente pela Previdência Social, em até 30 dias contados de sua solicitação junto ao INSS.

Mailza Gomes recomendou a aprovação da matéria por considerar como prioridade constitucional a garantia do direito das crianças a uma vida digna. Para ela, a medida vai assegurar o atendimento imediato das necessidades de mães e filhos durante a fase de adaptação que ocorre quando uma nova família é constituída.

“As mães naturalmente ficam bastante indisponíveis para lidar com pleitos burocráticos, além de as mães e as crianças estarem especialmente vulneráveis. Assegurar o pagamento tempestivo das verbas legalmente devidas apenas evita que passem por turbulências desnecessárias nesse período”, defendeu a relatora.

O relatório de Mailza Gomes foi lido pelo senador Flávio Arns (Rede-PR). A matéria, de autoria do senador Cid Gomes, segue para a análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votada em caráter terminativo.




Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas