Conecte-se agora

Conselho politico: FPA e MDA

Publicado

em

A ideia de um conselho politico, ou conselho de estado é boa para qualquer governante. Os exemplos, ao longo da história, são muitos. Foram preponderantes no sucesso de reinos, impérios e repúblicas. A ideia não é nova e ajuda. O governo americano, por exemplo, tem um conselho que lhe orienta nas decisões mais importantes. Os próprios ministros de estado ou secretários tem essa função.

O governador Gladson Cameli cumpre duas funções básicas: chefe de estado (dirige os negócios públicos) e a representação política. A criação de um conselho politico lhe ajudaria muito porque foi eleito em uma coligação de partidos. Seria um conselho formado por representantes de cada partido que compõe a aliança política que o elegeu. Necessariamente formado por pessoas preparadas, legitimados pelas Executivas para orientar, debater e aconselhar. Nunca para ficar pedindo cargos.

No Acre, o primeiro a criar um conselho politico foi o então governador Jorge Viana (PT). Alguns criticavam, mas funcionou muito bem com a Frente Popular. Outro conselho que foi além das expectativas foi o Movimento Democrático Acreano, o MDA. Bem organizado e disciplinado impôs ao PT uma derrota histórica em 2000 Governou bem com Flaviano Melo na prefeitura da capital.

Se é verdade que o governador Gladson pretende criar um conselho politico que o faça com zelo. Escolha as pessoas certas para lhe “aconselharem” nas crises como, por exemplo, a violência que assola o Estado. Porém, melhor ainda, colaborar na condução política evitando disputas internas e ataques dos próprios aliados como se vê. Afinal de contas, quem não ouve conselho, ouve coitado! Quanto as críticas, sempre vão existir. Se os propósitos forem bons dará tudo certo.

Anúncios

Coluna do Astério

A guerra no PP ainda não terminou

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Calma, o mundo não acabou! Gladson vai só ali e já volta

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

O amigo da onça

Publicado

em

Continuar lendo

Acre

PT e o triste berrante

Publicado

em

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas